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Luís Caribe

HD Externo (Considerações sobre testes do HD Tune Pro)

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Olá pessoal. Andei lendo alguns posts do forum sobre a utilização do HD Tune Pro e do SeaTools para a detecção de falhas do HD. Então, tenho dois HDs Externos de 1TB, ambos da Seagate.

 

O 1º (ST1000LM035) era utilizado em um notebook como HD principal, contudo, vezes ele era reconhecido pelo notebook, vezes não (como HD principal), como HD Externo (o retirei e o conectei a uma gaveta) sempre foi reconhecido. Gostaria de considerações acerca do diagnóstico do HD Tune sobre este disco (tentei usar o Erase - zero fill, conforme vi a indicação em alguns tópicos aqui, mas ele da um erro indicando que não deveriam haver partições para tal, ainda que as tenha excluído no Particionador de Discos do Windows).

_________Consideração sobre: o Error Scan não foi até o fim, não sei se isso é normal por algum defeito do HD, mas tentei duas vezes e aquela área cinza não é analisada.

_________Utilizei o SeaTools também, apresentando erro no teste rápido de unidade, ShortDST (que li opiniões, ser gravíssimo).

_________Utilizei a ferramenta CHKDSK para "isolar" as partes danificadas, não salvei o relatório.

_________________Posso utilizar esse HD para algo? Li algo sobre isolar Bad Blocks e utilizar a parte saudável. Isso seria possível nesse HD, com esse diagnóstico?

 

O 2º (Seagate Expansion 1000gB) é originalmente um HD Externo, contudo ele não é reconhecido como uma unidade sempre no Windows. As vezes o conecto e ele é reconhecido normalmente, tendo acesso aos dados, outras vezes o erro ACESSO NEGADO é informado e a unidade continua reconhecida mas como um disco sem formatação (mas não solicita formatação para utilização - tenho que desconecta-lo e conecta-lo novamente até ele ser reconhecido normalmente). Gostaria de considerações sobre os diagnósticos do HD Tune.

_________Consideração sobre: o Error Scan não apresenta bad blocks, mas havia feito anteriormente o mesmo diagnóstico e havia apresentado 3.

_________O SeaTools não apresenta erro ShortDST quando é reconhecido normalmente, mas apresenta a falha quando ele só reconhece o disco sem montar a unidade.

_________________Posso utilizar esse HD normalmente? O problema do reconhecimento pode ser contornado? Já descartei ser o cabo pois testei com o novo da gaveta que comprei.

 

Error Scan.png

Health Status.png

SeaTools.PNG

Error Scan 2.png

Health Status 2.png

SeaTools 2-1.PNG

Acesso Negado.PNG

SeaTools 2.PNG

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Primeira consideração, HDs que apresentam Bad Blocks não devem mais ser utilizados para dados importantes.


Mas se quiser ainda usar, primeiro tente com o HDD Regenerator recuperar os setores.
Depois tente com o Repartition Bad Drive, este tenta isolar os setores reparticionando o HD.
Faça backup pois sempre tem riscos de perder todo o conteúdo do HD.

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f_neto tem razão. Agora, depois de isolar os setores, se nunca mais aparecerem bad blocks, dá pra usar de boa, fazendo backup sempre, claro.

Sobre os erros no Seatools, verifique o significado desse código, pode ser uma boa pista.

Se fossem HDs internos também sugeriria trocar os cabos sata ou pelo menos se certificar de que estão bem firmes.

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Grato. E quanto ao HD que não tem Bad Blocks? Não encontrei nada conclusivo só pesquisando aquele codigo e confesso que não faço ideia do que ele signifique.

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Luís não consegui achar nada sobre o código a que você se refere. mas... tive a impressão de que você está fazendo esses testes no windows. Não é a melhor solução. Baixe o seatools para dos, faça um cd bootável (ou pendrive, mas nem sempre funciona), conecte no pc só o disco que você quer analisar, um de cada vez e de preferência diretamente no pc e não na gaveta via usb. O Seatools vai fazer as mesmas coisas, mas sem o windows no meio, então o seatools deve conseguir, por exemplo, terminar o escaneamento, fazer um zero fill e até tentar reparar o HD. Só para dar um exemplo, no fórum do social.technet um membro conta que os testes do seatools eram inconsistentes e só passaram a rodar bem quando ele desabilitou o avast....

Pode parecer bobagem, mas já tive HDs que o seatools para windows não conseguia avançar e o seatools para dos reparava. Também já tive HDs (na época do winxp e do win7) que nas ferramentas usadas no ambiente windows apresentavam badblocks e depois de um zerofill via dos "sumiam" os badblocks. Não sei a razão disso, mas lembro de ter lido algo a respeito de setores corrompidos lidos como setores defeituosos.

Sobre o HD sem badblocks, antes de voltar a usar você deve descobrir qual o problema de conexão, para não correr o risco de perder o disco de repente. Se fosse um HD interno, eu apostaria em cabo sata frouxo na conexão ou com defeito. Se nas duas gavetas o mesmo problema ocorre, uma possibilidade é falha na conexão do HD, mas não é a única.

 

 

 

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SMART 0B significa que o seu HD está com problemas mecânicos. Sugiro o backup do mesmo o quão antes e substituição do mesmo.

 

Sobre o outro disco, use o Seatools para tentar zerá-lo. Mas como disseram acima, não o use para armazenar dados os quais você não tenha backup.

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