Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock A320M-HD


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Placa-mãe ASRock A320M-HD


"Analisamos a ASRock A320M-HD, placa-mãe de baixo custo produzida no Brasil para processadores soquete AM4. Confira!"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Não ganhou o selo de aprovação por falta da porta USB 3.1? Sim, só li a conclusão... sem tempo aqui. :mellow:

É uma placa muito semelhante à ASUS A320M-K/BR, em termos de preço e recursos. Como aquela não ganhou o selo, por uma questão de justiça esta também não levou.

Mas o selo não é o mais importante, já que esta placa (assim como qualquer outra) tem situações em que será uma boa compra, e outras em que não será.

Para generalizar, a questão das placas baseadas no chipset A320 é que o valor está muito próximo ao das B350, que são superiores.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas A320 me surpreenderam !

 

Comprei uma Gigabyte A320MA M.2 e o VRM (sem overclocking) dela não passa dos 57°c no calor carioca. Claro que para quem for fazer over clocking, usar Ryzen 7 ou várias placas de expansão terá que partir para uma B350 Atx.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafael Coelho disse:

É uma placa muito semelhante à ASUS A320M-K/BR, em termos de preço e recursos. Como aquela não ganhou o selo, por uma questão de justiça esta também não levou.

Mas o selo não é o mais importante, já que esta placa (assim como qualquer outra) tem situações em que será uma boa compra, e outras em que não será.

Para generalizar, a questão das placas baseadas no chipset A320 é que o valor está muito próximo ao das B350, que são superiores.

 

Essa diferença de R$100,00 - 200,00 no preço da B350 é que esta atrapalhando no custo x benefício.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, RBMA disse:

 

Essa diferença de R$100,00 - 200,00 no preço da B350 é que esta atrapalhando no custo x benefício.

~400 reais e você pega uma B350 de entrada. 

Nego economiza na placa, aí descobre como é fácil overclockar os Ryzen e chora depois.

 

300 mangos é o preço de uma H110 que tmb não faz OC, então neste caso tá equivalente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phoenyx disse:

~400 reais e você pega uma B350 de entrada. 

Nego economiza na placa, aí descobre como é fácil overclockar os Ryzen e chora depois.

 

300 mangos é o preço de uma H110 que tmb não faz OC, então neste caso tá equivalente.

Meu caso quando minha Q67 morreu e não tinha grana. Peguei uma H61... que arrependimento, mas era o que a grana dava na época. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Phoenyx disse:

~400 reais e você pega uma B350 de entrada. 

Nego economiza na placa, aí descobre como é fácil overclockar os Ryzen e chora depois.

 

300 mangos é o preço de uma H110 que tmb não faz OC, então neste caso tá equivalente.

 

R$400,00 esta nas placas bem capadas para o B350... No meu caso como não sou adepto do overclocking e a grana estava curta tive que ir de a320 mesmo, mas para o pessoal chega na minha loja e fala que quer um computador Ryzen 7, fazer over e sem gastar muito aí sim indico o B350.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Phoenyx disse:

@RBMA 8 núcleos o melhor mesmo são as X370 e a depender do VRM. 

Pra R5 1400, B350 de entrada já dá conta, 1600 pra cima já vai ficando esquisto.

 

Sim sim.. Mando primeiro as X370 muitos tomam um susto com o valor final e choram pra comprar a B350.

 

Aqui em casa por exemplo o meu A320 não passa dos 58ºc nos VRMs em testes de estresse em temperatura ambiente de 32ºc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@RBMA Pegou Giga, menos mal. Tem nego que pega MSI de 3 fases VRM, e já vi uns colocando 1600 ou 1700 nelas... rs

Pra você ter noção aqui é normal 60ºC no VRM, isso com 2 tijolos de dissipadores em cima dos mosfets.

 

Sim gigabyte... Tenho uma outra da Gigabyte usando um Sempron 754 funcionando até hoje (A placa que mais durou comigo foi um Soyo com Cyrix 486DX 40Mhz).

 

Aqui são 48ºc normal nos VRM sem dissipador usando um Ryzen 3 1200, agora colocando em testes de estresse em um quarto onde que mesmo sem camisa você derrete no suor.. aí meu amigo o processador chega a 52ºc e o VRM à 58ºc. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gfbonfim disse:

Eu acho bacana vocês falando de 60º como se o pc tivesse pra pegar fogo, e eu aqui soprando meu notebook pra ver se o processador não passa de 80º e placa de vídeo de 70º.

 

O seu notebook trava ou reinicia? Senão olhe a temperatura pela BIOS é mais confiável.

 

O recomendável para a temperatura da VRM é de no máximo 80ºc e processadores de desktop variam entre 70ºc à 90ºc ou seja 20ºc a menos em relação a essas temperaturas limite os componentes podem durar bastante tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Rafael,

 

Caso você entenda, creio que serviria de testes até futuros nessas placas am4 visto que suporte delas está muito cru ainda e com bastante incompatibilidades.

Quero trazer uma experiência que estou fazendo, tentarei ser o mais breve e entendível possível.

 

Depois de muito tempo sem atualizar meu setup, acabei optando por comprar está placa.

E um negocio curioso e que ainda estou tentando arduamente solucionar até por satisfação, é que todas as placas soquete AM4 estão constando suportar memórias DDR4 até 3200mhz em XMP.

 

Porém quando vai se pesquisar a poucos modelos de memórias DDR4 3200mhz suportadas por essas motherboards e no Brasil não achei nenhuma disponível a venda, e se comparar com soquete LGA 1151 é ridiculamente menor a quantidade suportada.

 

Acabei achando uma memória a um preço bacana relativamente barato e comprei ela com um ryzen 3 1200 e a asrock a320m-dgs e mesmo não constando na lista de memórias compatível da Asrock eu à comprei!

Depois de testes com ela, percebi que setando o profile XMP 2.0 padrão que vem na memória, só consigo rodar satisfatoriamente sem telas azuis e sem engasgos no clock de 2800mhz.

Pesquisando bastante ainda e testando, foi até bom que renovei meu conhecimento sobre overclock de memória, acabei chegando em um valor de teste no qual eu mudo todo o timing dela, (CL-RCD-RP-RAS) (RC-RFC1-RFC2-RFC4-RRDL-RRDS-FAW).

Peguei os valores dos timings pelo AIDA64 extreme e consegui um funcionamento perfeito setando um timing de clock 3033mhz real porém para ela rodar á 2933mhz na BIOS.

Esse foi o máximo de clock que eu consegui rodar estável.

 

Obs. Em contato com suporte tanto da Asrock quanto do fabricante da Memória Corsair os mesmos falam que memórias que não constam na lista de compatibilidade só teriam chance de rodar em 2667 estavelmente.

 

Acho que isso até daria uma boa sessão de testes visto que no Brasil quase não tem memórias DDR4 3200mhz vendendo que os soquetes AM4 estão suportando e também que vieram com uma ideia boa, placas baratas e com suporte para overclock porém poucos produtos compatíveis na pratica.

 

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não vi esse modelo em outros países, deve ser um privilégio tupiniquim.

Como toda placa BR, seja de qual for a marca, a bios fica atrasada ou esquecida, uma inhaca isso.

É um modelo básico e pode servir muito bem para uma máquina office, processar imagens, navegar e etc, nada de jogatina.

Está em promoção na loja que explode por 300 reais, acho que deve ser a 320 mais barata do mercado.

Tem o básico e, tirando o problema da bios, deve funcionar bem como toda Asrock.

Comparando com as 320 da Giga e da Asus eu ficaria com essa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 30/04/2018 às 22:36, Menko disse:

Não vi esse modelo em outros países, deve ser um privilégio tupiniquim.

Como toda placa BR, seja de qual for a marca, a bios fica atrasada ou esquecida, uma inhaca isso.

É um modelo básico e pode servir muito bem para uma máquina office, processar imagens, navegar e etc, nada de jogatina.

Está em promoção na loja que explode por 300 reais, acho que deve ser a 320 mais barata do mercado.

Tem o básico e, tirando o problema da bios, deve funcionar bem como toda Asrock.

Comparando com as 320 da Giga e da Asus eu ficaria com essa.

Comparada com as da MSI e da Biostar, você ainda ficaria com essa ASRock? Estou em busca de uma boa placa-mãe com chipset A320. Vou utilizar o Ryzen 2200G, já que o 1300X está mais caro (bem mais caro) e nem é encontrado em lojas (vou usar vídeo offb.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@PandaEuropeu Qual placa de vídeo irá utilizar?

Não seria melhor fazer um esforço e pegar um R5 1600? Pode ser usado.

 

PS: Não existe boa placa-mãe com este chipset, e se encontrar terá preço próximo das B350.

@Phoenyx , seria uma boa um Ryzen 5, mas o problema é o orçamento. Preciso de placa-mãe, CPU e memória DDR4. Queria gastar até 1000 contos de fadas para poder montar um kit de boa para rodar League of Legends e não ter travamento de maneira nenhuma no pc de modo geral, seja usando o paint ou algo mais pesado '-'. Futuramente vou comprar uma placa de vídeo boa. A que eu tenho é a GTX 550Ti e daqui a pouco deve estar pifando. Placa com B350, a mais barata eu acho que sai por uns 450 reais, se eu coloco o Ryzen 5 já sobe mais ainda, a não ser que eu consiga achar um usado pelo preço do R3 e as memórias já vou comprar uma de 4GB, 2400Mhz, só que sem "roupinha bonita - dissipador" para baratear o valor. Tipo esta saindo por R$182,00, que futuramente comprarei mais uma para fazer DualC.. É osso, juntando grana pra comprar uma casa e salvando um pouco pra upar o pc que usa um Core2Duo com DDR2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...