Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor modem/roteador p/ fibra ótica


Posts recomendados

Vou aproveitar o Tópico do @Adair S Junior, posso? :)
Tenho atualmente 50 "megas" da Vivo num Mitrastar GPT-2541GNAC-GV. O aparelho é um bom GPON do tipo "tudo-em-um", pois tem 4 portas RJ45 (todas aproveitadas), 1 porta para telefone (também utilizado) e ainda possui wifi de 2,4 e 5GHz!
Verifiquei em fóruns - aqui inclusive - que é possível deixá-lo em BRIDGE da forma que o colega @torrentman citou e posteriormente colocar um bom roteador que poderia ser um desses que o @H3yF3n1x sugeriu.
Entretanto em BRIDGE ele perde o recurso de telefonia... e eu preciso dele! :(
Pra piorar, preciso usar recursos de Controle de Banda e Controle Parental... É que está difícil domar 2 filhos GAMERS na adolescência, rsrsrs.
Depois de pesquisar um bocado encontrei o primo Português TP-Link TX-VG1530 que atende minhas necessidades, mas está difícil encontrá-lo e ele consta "naquela" famosa lista de roteadores com falha de segurança (https://www.tecmundo.com.br/wi-fi/80324-falha-segurança-coloca-roteadores-perigo-confira-modelo.htm)
Enfim alguém conhece um bom GPON "tudo-em-um" que atende estes requisitos? @Alexandre Lins, sabe se o Fiberhome me atende?

Depois de rever meu texto, só faltou citar @ciro-mota, pronto... agora ficou completo! :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Separei o seu tópico para podermos trata-lo melhor individualmente.

 

Para usar o GPT-2541GNAC-GV como bridge você precisaria de um roteador com recurso de configuração de VLAN, o que nem sempre é fácil de encontrar. Você pode utilizar um segundo roteador conectado ao GPT-2541GNAC-GV mesmo ele não estando configurado em modo bridge e utilizar este novo roteador como gerenciador da rede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota  "Separei o seu tópico para podermos trata-lo melhor individualmente" ... ok, obrigado!

"Para usar o GPT-2541GNAC-GV como bridge você precisaria de um roteador com recurso de configuração de VLAN, o que nem sempre é fácil de encontrar." 

Veja pela imagem/tela abaixo que o Mitrastar possibilita o uso como roteador, entretanto perderei a parte de telefonia... :(

"Você pode utilizar um segundo roteador conectado ao GPT-2541GNAC-GV mesmo ele não estando configurado em modo bridge e utilizar este novo roteador como gerenciador da rede."

Isso eu desconhecia, qual o nome desse recurso? Sugere algum tutorial aqui do Fórum?

Obrigado novamente... :thumbsup:

GVT_MODO.jpg

 

Estou estudando a possibilidade de compra de outro modem GPON, por ora omelhor candidato é este:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-958674145-modem-wifi-huawei-hg8245h-4-portas-2-pots-1-usb-_JM

 

Já questionei o vendedor sobre o "Controle Parental" principal recurso que o Mitrastar não me atende e - de fato - pelas resposta dele e verificado no site indicado o mesmo possui este recurso.

 

Meu segundo roteador seria um TPLINK TD-W8968 v3.0 ... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

Isso eu desconhecia, qual o nome desse recurso? Sugere algum tutorial aqui do Fórum?

Obrigado novamente... 

 

 

1 - No GPT-2541GNAC, crie uma regra de DMZ para um IP específico, por exemplo: 192.168.25.10.

2 - Configure o novo roteador com cabeamento pela porta WAN.

3 - Utilize configuração de Static IP e aponte para o IP inserido no DMZ.

 

Será apenas isso, as outras configurações de wireless serão a sua escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, ciro-mota disse:

 

1 - No GPT-2541GNAC, crie uma regra de DMZ para um IP específico, por exemplo: 192.168.25.10.

2 - Configure o novo roteador com cabeamento pela porta WAN.

3 - Utilize configuração de Static IP e aponte para o IP inserido no DMZ.

 

Será apenas isso, as outras configurações de wireless serão a sua escolha.

 

@ciro-mota Item 1 é fácil! Item 2 e 3 são "casados" certo? Quero dizer, o IP do roteador será o configurado no DMZ... entendi!

Dúvidas:

- então o DHCP será do Mitrastar e não do roteador?

- conseguirei utilizar as regras de Controle Parental e outras (Controle de banda) aos conectados no roteador? No cabo e no wifi?

- como é mesmo o nome desse recurso? :confused:

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

- então o DHCP será do Mitrastar e não do roteador?

 

Não vai precisar, basta que concentre o tráfego no outro roteador (exceto o telefone).

 

Citação

- conseguirei utilizar as regras de Controle Parental e outras (Controle de banda) aos conectados no roteador? No cabo e no wifi?

 

Sim, isso será possível.

 

Citação

- como é mesmo o nome desse recurso? 

 

Não entendi a pergunta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Teve um incidente nesta última quarta feira aqui na região com o rompimento de uma fibra... muitas casas ficaram sem internet a partir das 20h, mas no outro dia estava tudo ok!

A Vivo Fibra tem um "Posto Avançado" em Joinville e eles estavam ligando e esclarecendo o ocorrido para os clientes.

Aproveitei a oportunidade e questionei sobre colocar um aparelho meu em substituição ao da Vivo Fibra... conversei inclusive com um técnico que me esclareceu um ponto que eu não havia entendido: em se colocando o Mitrastar como BRIDGE pode ser inserido um roteador que tenha VOIP "reativando" a parte de telefonia... eu achava que só conseguiria reativar a parte de dados... :P

Mas por outro lado ele não soube me informar sobre modelos compatíveis :(

Resumindo posso recorrer ao colega @H3yF3n1x por uma sugestão?

Será que esse (abaixo) funcionaria... ?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-962363139-tp-link-modem-adsl-voip-router-td-vg3631-300mbps-wireless-_JM

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

me esclareceu um ponto que eu não havia entendido: em se colocando o Mitrastar como BRIDGE pode ser inserido um roteador que tenha VOIP "reativando" a parte de telefonia...

 

Resposta:

 

Em 06/03/2018 às 15:21, ciro-mota disse:

Para usar o GPT-2541GNAC-GV como bridge você precisaria de um roteador com recurso de configuração de VLAN, o que nem sempre é fácil de encontrar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...