Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou aproveitar o Tópico do @Adair S Junior, posso? :)
Tenho atualmente 50 "megas" da Vivo num Mitrastar GPT-2541GNAC-GV. O aparelho é um bom GPON do tipo "tudo-em-um", pois tem 4 portas RJ45 (todas aproveitadas), 1 porta para telefone (também utilizado) e ainda possui wifi de 2,4 e 5GHz!
Verifiquei em fóruns - aqui inclusive - que é possível deixá-lo em BRIDGE da forma que o colega @torrentman citou e posteriormente colocar um bom roteador que poderia ser um desses que o @H3yF3n1x sugeriu.
Entretanto em BRIDGE ele perde o recurso de telefonia... e eu preciso dele! :(
Pra piorar, preciso usar recursos de Controle de Banda e Controle Parental... É que está difícil domar 2 filhos GAMERS na adolescência, rsrsrs.
Depois de pesquisar um bocado encontrei o primo Português TP-Link TX-VG1530 que atende minhas necessidades, mas está difícil encontrá-lo e ele consta "naquela" famosa lista de roteadores com falha de segurança (https://www.tecmundo.com.br/wi-fi/80324-falha-segurança-coloca-roteadores-perigo-confira-modelo.htm)
Enfim alguém conhece um bom GPON "tudo-em-um" que atende estes requisitos? @Alexandre Lins, sabe se o Fiberhome me atende?

Depois de rever meu texto, só faltou citar @ciro-mota, pronto... agora ficou completo! :thumbsup:

• Curtir 1
Postado

Separei o seu tópico para podermos trata-lo melhor individualmente.

Para usar o GPT-2541GNAC-GV como bridge você precisaria de um roteador com recurso de configuração de VLAN, o que nem sempre é fácil de encontrar. Você pode utilizar um segundo roteador conectado ao GPT-2541GNAC-GV mesmo ele não estando configurado em modo bridge e utilizar este novo roteador como gerenciador da rede.

• Curtir 1
Postado

@ciro-mota  "Separei o seu tópico para podermos trata-lo melhor individualmente" ... ok, obrigado!

"Para usar o GPT-2541GNAC-GV como bridge você precisaria de um roteador com recurso de configuração de VLAN, o que nem sempre é fácil de encontrar." 

Veja pela imagem/tela abaixo que o Mitrastar possibilita o uso como roteador, entretanto perderei a parte de telefonia... :(

"Você pode utilizar um segundo roteador conectado ao GPT-2541GNAC-GV mesmo ele não estando configurado em modo bridge e utilizar este novo roteador como gerenciador da rede."

Isso eu desconhecia, qual o nome desse recurso? Sugere algum tutorial aqui do Fórum?

Obrigado novamente... :thumbsup:

GVT_MODO.jpg

Estou estudando a possibilidade de compra de outro modem GPON, por ora omelhor candidato é este:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-958674145-modem-wifi-huawei-hg8245h-4-portas-2-pots-1-usb-_JM

Já questionei o vendedor sobre o "Controle Parental" principal recurso que o Mitrastar não me atende e - de fato - pelas resposta dele e verificado no site indicado o mesmo possui este recurso.

Meu segundo roteador seria um TPLINK TD-W8968 v3.0 ... 

Postado
Citação

Isso eu desconhecia, qual o nome desse recurso? Sugere algum tutorial aqui do Fórum?

Obrigado novamente... 

1 - No GPT-2541GNAC, crie uma regra de DMZ para um IP específico, por exemplo: 192.168.25.10.

2 - Configure o novo roteador com cabeamento pela porta WAN.

3 - Utilize configuração de Static IP e aponte para o IP inserido no DMZ.

Será apenas isso, as outras configurações de wireless serão a sua escolha.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, ciro-mota disse:

1 - No GPT-2541GNAC, crie uma regra de DMZ para um IP específico, por exemplo: 192.168.25.10.

2 - Configure o novo roteador com cabeamento pela porta WAN.

3 - Utilize configuração de Static IP e aponte para o IP inserido no DMZ.

Será apenas isso, as outras configurações de wireless serão a sua escolha.

@ciro-mota Item 1 é fácil! Item 2 e 3 são "casados" certo? Quero dizer, o IP do roteador será o configurado no DMZ... entendi!

Dúvidas:

- então o DHCP será do Mitrastar e não do roteador?

- conseguirei utilizar as regras de Controle Parental e outras (Controle de banda) aos conectados no roteador? No cabo e no wifi?

- como é mesmo o nome desse recurso? :confused:

Obrigado!

Postado
Citação

- então o DHCP será do Mitrastar e não do roteador?

Não vai precisar, basta que concentre o tráfego no outro roteador (exceto o telefone).

Citação

- conseguirei utilizar as regras de Controle Parental e outras (Controle de banda) aos conectados no roteador? No cabo e no wifi?

Sim, isso será possível.

Citação

- como é mesmo o nome desse recurso? 

Não entendi a pergunta.

• Curtir 1
Postado

@ciro-mota Teve um incidente nesta última quarta feira aqui na região com o rompimento de uma fibra... muitas casas ficaram sem internet a partir das 20h, mas no outro dia estava tudo ok!

A Vivo Fibra tem um "Posto Avançado" em Joinville e eles estavam ligando e esclarecendo o ocorrido para os clientes.

Aproveitei a oportunidade e questionei sobre colocar um aparelho meu em substituição ao da Vivo Fibra... conversei inclusive com um técnico que me esclareceu um ponto que eu não havia entendido: em se colocando o Mitrastar como BRIDGE pode ser inserido um roteador que tenha VOIP "reativando" a parte de telefonia... eu achava que só conseguiria reativar a parte de dados... :P

Mas por outro lado ele não soube me informar sobre modelos compatíveis :(

Resumindo posso recorrer ao colega @H3yF3n1x por uma sugestão?

Será que esse (abaixo) funcionaria... ?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-962363139-tp-link-modem-adsl-voip-router-td-vg3631-300mbps-wireless-_JM

Postado
Citação

me esclareceu um ponto que eu não havia entendido: em se colocando o Mitrastar como BRIDGE pode ser inserido um roteador que tenha VOIP "reativando" a parte de telefonia...

Resposta:

Em 06/03/2018 às 15:21, ciro-mota disse:

Para usar o GPT-2541GNAC-GV como bridge você precisaria de um roteador com recurso de configuração de VLAN, o que nem sempre é fácil de encontrar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!