Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corsair 750w antiga - Preciso de uma nova fonte?


Visitante

Posts recomendados

Pessoal,

 

Tenho um I7 primeira geração de uns 8 anos atrás, onde comprei um fonte super forte de 750w por que eu tinha uma gtx 480 que parece uma geladeira em termos de consumo.

 

ha alguns meses comprei uma 1050ti e agora pretendo comprar um Ryzen 1600 mas fico com uma dúvida.

 

preciso comprar uma fonte nova por que a minha eh antiga ? Não me preocupa em relação aos wats e sim se isso eh velho demais e pode estragar um pc novo ? 

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiztosi Se a fonte está bem conservada, entrega as voltagens perfeitamente e nunca foi usada em estabilizador, então não tem porque trocar para uma fonte nova, afinal se for trocar por uma nova provavelmente será lhe recomendado fonte de 450W apenas e que já irá suportar sua futura configuração.

 

Só troque sua fonte se ela estiver realmente dando problemas ou se foi usada com estabilizador, pois ai já não tem a mesma eficiência de antes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Luiztosi Se a fonte está bem conservada, entrega as voltagens perfeitamente e nunca foi usada em estabilizador, então não tem porque trocar para uma fonte nova, afinal se for trocar por uma nova provavelmente será lhe recomendado fonte de 450W apenas e que já irá suportar sua futura configuração.

 

Só troque sua fonte se ela estiver realmente dando problemas ou se foi usada com estabilizador, pois ai já não tem a mesma eficiência de antes.

 

 

Cara, desculpa por ser burro ahhaha... como eu sei que ela deu problemas ? Meu pc liga perfeitamente sempre ... jamais queimou nada... e um dia até via software vi aqueles ranges lá de 12v algo assim e parecia correto ...

 

Da uma olhada, acabei de achar o hwinfo, voltage core pelo que eu li esta dentro do correto

 

https://imgur.com/a/UEAEt

 

 

Eu sempre liguei meu pc numa régua e direto na tomada ... 

 

então eh bobagem ?

 

segunda dúvida seria... caso de algum tipo de problema ou sei lá... eu perderia alguma peça nova ?! Ou só daria pau na fonte mesmo ??

 

Por que aí já economiza uma grana e compro mais ram :)

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Luiztosi disse:

 

Cara, desculpa por ser burro ahhaha... como eu sei que ela deu problemas ? Meu pc liga perfeitamente sempre ... jamais queimou nada... e um dia até via software vi aqueles ranges lá de 3v algo assim e parecia correto ...

 

Eu sempre liguei meu pc numa régua e direto na tomada ... 

 

então eh bobagem ?

 

Se sempre ligou em régua e direto na tomada então não tem problema algum nela, afinal você evitou estabilizador, nobreak e módulo isolador.

 

Para saber sobre as tensões é indicado o uso de multimetro, fazer as medições de cada fio e ver o resultado, anotar e comparar com informações que se encontra na internet, geralmente colocam em um site a margem aceitavel para a fonte estar boa.

 

Se tudo isso tá ok então não tem porque comprar outra fonte.

 

Citação

segunda dúvida seria... caso de algum tipo de problema ou sei lá... eu perderia alguma peça nova ?! Ou só daria pau na fonte mesmo ??

 

Por que aí já economiza uma grana e compro mais ram :)

 

abs

 

Quando a fonte é decente como a sua, só queima a fonte mesmo, mas se a fonte fosse ruim(exemplo) ela poderia queimar algo junto como placa-mãe ou gpu.

 

Outro exemplo é que mesmo se a fonte for boa e usar estabilizador, irá queimar tanto fonte quanto pode levar algo do pc junto.

 

Dá para investir em mais ram ou quem sabe em SSD caso queira colocar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se sempre ligou em régua e direto na tomada então não tem problema algum nela, afinal você evitou estabilizador, nobreak e módulo isolador.

 

Para saber sobre as tensões é indicado o uso de multimetro, fazer as medições de cada fio e ver o resultado, anotar e comparar com informações que se encontra na internet, geralmente colocam em um site a margem aceitavel para a fonte estar boa.

 

Se tudo isso tá ok então não tem porque comprar outra fonte.

 

 

Quando a fonte é decente como a sua, só queima a fonte mesmo, mas se a fonte fosse ruim(exemplo) ela poderia queimar algo junto como placa-mãe ou gpu.

 

Outro exemplo é que mesmo se a fonte for boa e usar estabilizador, irá queimar tanto fonte quanto pode levar algo do pc junto.

 

Dá para investir em mais ram ou quem sabe em SSD caso queira colocar um.

 

Não tenho acesso a multímetro e nem saberia por onde começar hahaha...

 

você viu o print que eu mandei ? 

 

 

Comprei uma Corsair de propósito que sei que ela eh muito forte e segura, todos os cabos blindados e tudo mais ... só está sujo ao extremo hahaha... não tem como, 9 anos tomando poeira né 

 

Então como ela eh boa, vou econômizar em outra fonte e em último caso se algum dia ela queimar pelo menos só vai ela, meu medo era estragar alguma peça nova , esse era meu medo

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiztosi Vi o print agora, já que antes quando estive aqui respondendo ainda não tinha o link.

 

A tolerância aceitável é 5% a menos, de acordo com o programa está aceitável, só não recomendo muito confiar nesses programas, normalmente assistência deve medir.

 

Se a sua fonte estivesse com problema na tensão, a linha de 12V teria que marcar 11.5 e menos que isso ou até isso o pc não ligaria.

 

É uma pena não ter acesso a um multímetro, mas seria uma boa ter um mesmo não sabendo muito, afinal é bom para medir as tensões da fonte, mesmo que uma vez ou outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pelo programa estou super seguro, a linha de v12 está marcando 12.376 ... então posso concluir que pela qualidade da fonte, o meu novo pc exigir menos de energia que esse meu I7 antigo, então eu devo investir em mais ram ? Concorda ?

 

tks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Luiztosi disse:

Mas pelo programa estou super seguro, a linha de v12 está marcando 12.376 ... então posso concluir que pela qualidade da fonte, o meu novo pc exigir menos de energia que esse meu I7 antigo, então eu devo investir em mais ram ? Concorda ?

 

tks

Sim, dá para investir mais em ram.

 

Só não confie no programa, faça ou arrume alguém de confiança para fazer um teste com multímetro, afinal a medição com multímetro é melhor do que com esses programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Sim, dá para investir mais em ram.

 

Só não confie no programa, faça ou arrume alguém de confiança para fazer um teste com multímetro, afinal a medição com multímetro é melhor do que com esses programas.

Você pode me indicar um tutoria de

como fazer isso?? Um total

leigo tem capacidade de fazer isso?Quanto custa um multímetro ?? Tem algum barato por aí para indicar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiztosi disse:

Você pode me indicar um tutoria de

como fazer isso?? Um total

leigo tem capacidade de fazer isso?Quanto custa um multímetro ?? Tem algum barato por aí para indicar ?

Isso é fácil.

 

Vamos lá irei explicar:

 

Já com o multímetro em mãos, coloque ele na escala de leitura de corrente continua que é a da fonte do pc, então logo terá uma chave que irá virar para o lado onde tem o nome DCV, coloque em 20V já que é para ler tensão de fonte não irá usar mais que isso.

 

Coloque a ponta de prova preta em qualquer fio preto, já a ponta de prova vermelha vá colocando nos coloridos, logo você terá que colocar em 1 vermelho, 1 amarelo e 1 laranja.

 

Lembre que precisa ligar a fonte fora do pc, fazendo jumper entre fio verde e preto da fonte.

 

Exemplos de multímetro e os mais fáceis para comprar e usar:

 

Multimetro digital por 14,49 promoção

 

multimetro digital por 15,90

 

Aqui um exemplo de onde colocar os cabos e onde colocar a chave do multimetro(a rodinha que liga):imagem02.jpg

Onde diz terra é o negativo e onde diz sinal da sonda lambda é o positivo.

 

Em zona continua é onde você devera virar aquela chave do meio até chegar em 20 para que seja feita a leitura da energia da fonte, nesse área DC é apenas tensão de fonte, bateria e afins, nada de sair enfiando as pontas de prova na tomada 110/220.

 

Para ligar a fonte fora do pc você vai precisar de um pedaço de fio pegueno e fino, ou clips de papel(aqueles de colocar em vários papéis e é metálico).

 

Com a fonte fora do pc e conectada a tomada, colocar o fio com as pontas descascadas no fio verde e preto, precisa ser o verde, mas o preto pode ser qualquer um.

 

Aqui um exemplo de como achar o fio verde e preto caso na sua fonte seja todos os fios pretos.

ATX-Power-Supply-Pinout.jpg?fit=446,354

Nessa foto de exemplo você vê conector atx version 1.0 e 2.0, mas não se preocupe, pois o mesmo vale para ambos.

 

Aqui é o jumper já feito.

Como+ligar+fonte+ATX+fora+do+computador.

 

Um leigo consegue sim fazer esse procedimento, eu consegui aprender, mas também não entendo muito dessa parte.

 

O preço do multímetro varia de região e do modelo que vai pegar, tem uns que chega a mais de 100$, mas tem os dois que indiquei e que são baratos, eu mesmo tenho um igual ao preto.

 

O multímetro funciona com bateria, pelo menos esses do anuncio que mandei eles precisam de bateria interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... simples ?? lol

 

Vamos lá,

 

Quando voce fala fonte fora do PC, seria eu desligar o conector da fonte que liga na placa-mãe, correto?

 

Inclusive, pelo que pude perceber na foto, é justamente esse conector que vai na placa-mãe que voce fez o esquema do clips, é isso?

 

 

e fiquei bem perdido...

 

1) Coloque a ponta de prova preta em qualquer fio preto, já a ponta de prova vermelha vá colocando nos coloridos, logo você terá que colocar em 1 vermelho, 1 amarelo e 1 laranja

 

Então eu pego o preto, que é terra, e ligo em qualquer um preto desse plug que eu tirei da placa-mãe e que vem da fonte certo?

 

Ai o vermelho do multimetro eu vou colocar ele onde? "colocando nos coloridos, logo você terá que colocar em 1 vermelho, 1 amarelo e 1 laranja." essa parte eu não entendi nada... 

 

2) ai pelo que eu entendi eu vou ter o multimetro preto ligado em um pino preto, o esquema do clips que nem você mostrou e ficou faltando a ponta vermelha... onde ela é ligada??

 

Talvez essa duvida (2) esteja respondida na duvida (1) correto?

 

Basicamente são 4 coisas conectadas, preto do multimetro no preto do cabo de força da fonte... o vermelho em algum lugar (?????) e o esqueminha do clips fechando circuito no meio do cabo que é de força da placa-mãe (provavel que isso simule o fechamento de circuito quando você aperta pra ligar o PC)

 

Valeu pela ajuda

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiztosi Vamos lá, espero conseguir responder as duvidas.

 

Primeiro a ultima parte rs, é um tanto mais rápido.

 

Citação

Basicamente são 4 coisas conectadas, preto do multimetro no preto do cabo de força da fonte... o vermelho em algum lugar (?????) e o esqueminha do clips fechando circuito no meio do cabo que é de força da placa-mãe (provavel que isso simule o fechamento de circuito quando você aperta pra ligar o PC)

Ponta preta do multímetro em qualquer preto da fonte.

 

Ponta vermelha do multímetro colocar nos fios vermelho, amarelo e laranja 1 de cada vez.

 

O fechamento de circuito é feito quando liga o pc.

Citação

1) Coloque a ponta de prova preta em qualquer fio preto, já a ponta de prova vermelha vá colocando nos coloridos, logo você terá que colocar em 1 vermelho, 1 amarelo e 1 laranja

 

Então eu pego o preto, que é terra, e ligo em qualquer um preto desse plug que eu tirei da placa-mãe e que vem da fonte certo?

 

O conector preto em qualquer preto da fonte e o vermelho coloca nos coloridos.

 

Lembre que precisa tirar a fonte do pc ou desligar tudo, cabo 24 pinos, atx tudo mesmo.

 

Citação

2) ai pelo que eu entendi eu vou ter o multimetro preto ligado em um pino preto, o esquema do clips que nem você mostrou e ficou faltando a ponta vermelha... onde ela é ligada??

 

Talvez essa duvida (2) esteja respondida na duvida (1) correto?

 

É basicamente a mesma coisa da primeira duvida, só muda as palavras.

 

Ponta de prova preta do multímetro em qualquer preto da fonte.

 

Ponta de prova vermelha do multímetro irá colocar no conector vermelho da fonte, depois o amarelo e logo em seguida o laranja, em cada um irá mostrar um numero no multímetro.

 

A ponta de prova vermelha e preta é ligada no multímetro e do outro lado é usado para colocar onde irá medir, se a medição der negativa então a ponta de prova vermelha está no negativo e a preta no positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então espera:

 

preto do plug no preto do multímetro 

 

vermelho aí eu coloco um de cada vez certo ? E qual resultado deve aparecer no display de cada um deles ?

 

se eu fizer algo errado alguma coisa explode ?

 

eu preciso ligar o pc?? Como assim ?!! Se esse plug que eh o que justamente faz o pc ligar vai estar desligado da placa-mãe?? 

 

Ou eh outro conector da fonte que eh reaponsavel por isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiztosi Vamos lá, 1 pergunta por vez.

 

Citação

vermelho aí eu coloco um de cada vez certo ? E qual resultado deve aparecer no display de cada um deles ?

Isso mesmo 1 de cada vez, se o conector da fonte for o amarelo é apara aparecer 12 ou 12.376, se for o vermelho irá aparecer 5 ou 5.5 e se for o laranja aparece 3.3 ou 3.4.

 

Citação

se eu fizer algo errado alguma coisa explode ?

Se ligar a ponta de prova vermelha no preto da fonte o resultado no multímetro vem negativo, ou seja, se era para aparecer 12 irá aparecer -12, ainda está certo, a unica coisa que fez foi mudar os fios de lugar.

 

Só explode se ligar o multímetro na tomada 110 mesmo estando em corrente para leitura de fontes, ai estraga o multímetro.

 

Citação

eu preciso ligar o pc?? Como assim ?!! Se esse plug que eh o que justamente faz o pc ligar vai estar desligado da placa-mãe?? 

Se vai tirar a fonte do pc como indiquei de ligar fora do pc, então não irá ligar ele.

 

Vai estar tudo desligado da placa-mãe, pelos menos os cabos da fonte, você irá remover a fonte do gabinete, ou pelo menos desligar tudo que é ligado nela.

 

No conector de 24 pinos irá fazer o jumper com o clips.

 

Citação

Ou eh outro conector da fonte que eh reaponsavel por isso???

Pra ligar a fonte é preto e verde, quando apertamos o botão power no gabinete nós fechamos um curto que seria o mesmo caso do clips.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Luiztosi Vamos lá, 1 pergunta por vez.

 

Isso mesmo 1 de cada vez, se o conector da fonte for o amarelo é apara aparecer 12 ou 12.376, se for o vermelho irá aparecer 5 ou 5.5 e se for o laranja aparece 3.3 ou 3.4.

 

Se ligar a ponta de prova vermelha no preto da fonte o resultado no multímetro vem negativo, ou seja, se era para aparecer 12 irá aparecer -12, ainda está certo, a unica coisa que fez foi mudar os fios de lugar.

 

Só explode se ligar o multímetro na tomada 110 mesmo estando em corrente para leitura de fontes, ai estraga o multímetro.

 

Se vai tirar a fonte do pc como indiquei de ligar fora do pc, então não irá ligar ele.

 

Vai estar tudo desligado da placa-mãe, pelos menos os cabos da fonte, você irá remover a fonte do gabinete, ou pelo menos desligar tudo que é ligado nela.

 

No conector de 24 pinos irá fazer o jumper com o clips.

 

Pra ligar a fonte é preto e verde, quando apertamos o botão power no gabinete nós fechamos um curto que seria o mesmo caso do clips.

 

 

1) quanto aos conectores está tudo entendido.. vermelho de um lado e eu plugo o vermelho nos 3 que voce indicou

 

não tem perigo de queimar o PC nem nada...

 

2) para mim não está fazendo o menor sentido, se eu literalmente desliguei todos os cabos que originam da fonte (que são 2, um maior e um menor) da placa-mãe, por que eu preciso apertar o botão de ligar o PC? nada estará conectado na fonte, eu realmente não entendo.

 

O Botão de power do gabinete é ligado na placa-mãe, que por sua vez também recebe os 2 plugues da fonte, logo, se eu tirei os 2 cabos da fonte da placa-mãe. pra que eu preciso apertar o botão de ligar do gabinete? não faz sentido.

 

é apenas esse passo que estou 100% perdido... 

 

 

editado:

 

Eu vi esse vídeo e ficou super claro:

 

 

É isso ai né?

 

Obrigado pela ajuda, era como eu estava pensando :)

 

Valeu

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiztosi Siga o que é orientado no vídeo.

 

Na duvida 2 você ficou perdido porque eu citei que quando ligamos o pc pelo botão power nós mesmo fazemos o fechamento de curto, porém como você remover a fonte do pc, então isso é inútil e é ai que entra o jumper que você entendeu como é feito.

 

No vídeo o amigo AndréCisp testa o cinza, o roxo e o azul, em algumas fontes esses fios muda a cor, se você conseguir achar pode testar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...