Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento após a troca da placa-mãe


Posts recomendados

Bom dia.

Como eu já havia criado um tópico aqui antes, meu computador passou a ter queda de desempenho nos jogos. Ele é relativamente novo (vai fazer 1 ano em maio) e isso vem acontecendo desde o ano passado. Após criar um tópico sobre isso, me falaram que a placa-mãe era a responsável por isso, já que se tratava de uma "gambiarra" para funcionar nos FXs (Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M PLUS/USB3).

Meu computador é esse: image.png.b257f81c1f93f0ab35e18af122ffa571.png com a fonte Corsair VS600

 

 

Então, comprei a placa-mãe que me recomendaram ser a melhor para o processador, que é a Gigabyte Ga-970a-ds3p Fx Socket Lga Am3+ Am3 Ddr3. 

Como ela é maior que a placa-mãe anterior, tive que colocar em um outro gabinete qualquer e comprei um gabinete maior que ainda não chegou. Só que esse gabinete q eu to usando enquanto o outro não chega não tem como eu colocar o cooler que tinha no gabinete anterior. Então deixei ele totalmente aberto para não esquentar.

 

O problema é que desde quando eu ligo o computador, o cooler do processador faz um barulho absurdo, como se estivesse rodando algo pesado, eu estou até com o ouvido irritado de tão forte que é o barulho. Acompanhando o MSI afterburner, a GPU está chegando a fazer mais de 10 graus que antes. Quando eu abro só o google chrome, a temperatura vai para 50 graus, coisa que antes fazia isso só quando eu jogava league of legends. E, talvez por isso, o problema do fps não melhorou, pelo contrário, eu sinto que piorou.

 

 

Eu até comprei um watercooler na internet pra ver se isso vai resolver, mas até ele e o novo gabinete chegarem, vai passar os 7 dias de que posso devolver a placa-mãe, então estou morrendo de medo de ter jogado 550 reais no lixo. 

 

Alguém pode me ajudar? Estou muito preocupado com essa situação. Já tentei levar em um técnico e ele não conseguiu descobrir o que era (falou que era a fonte de 600W que era pouca, mas duvido que seja isso).

 

Obrigado desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz Esse pc ta dando trabalho einh, lembro do tópico anterior rs

Como está a temperatura em jogos?
Qual cooler está utilizando?

Verifique a temperatura com o HWinfo ou com o AMD Overdrive, os FX tem osensor de temperatura bugado

pois é kkkk to com dor de cabeça já 

agora que fui ver que não é o processador que olhei a temperatura, e sim da placa de vídeo (sou péssimo com computador, como você sabe)

vou ter que até alterar o tópico

 

no lol o MSI afterburner o GPU tava chegando a 64graus, sendo que antes chegava a 51 no máximo

 

com o HWinfo tá assim a temperatura da CPU e da placa-mãe

image.png.fe15a4934a90a629ccdaa0d4ba9e0d60.png

 

vou abrir um jogo aqui e testar qual a temperatura e já posto. 

também vou ver qual a marca do cooler do processador, que no momento só to com ele e 2 cooler 4x4 na placa-mãe pra ver se ela melhora a temperatura.

 

adicionado 10 minutos depois

durante o jogo, a temperatura ficou assim temp.png.1d40e18f0824f858272d2b5ebc06e430.png

 

mas foi um teste rápido

 

o cooler do processador é o xigmatex loki II

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz A temperatura da CPU está ok.

Sobre a temperatura da GPU, você notou aumento de performance em jogos? tudo indica que a GPU começou a ser mais usada com essa troca de placa-mãe, sendo assim, esquentando mais.

Piorou. Mas acabei de olhar que embaixo da placa de vídeo o cooler dela não esta girando. Com certeza é isso. Vou ter que ver o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Queiroz driver corretamente instalado?

você está apenas navegando na internet no momento ou está com algo pesado aberto (tipo jogo).

Boa parte das placas de vídeo atuais só ligam as fans em certa temperatura para reduzir consumo e ruido (minha RX480 XFX GTr só liga acima de 40°).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz driver corretamente instalado?

você está apenas navegando na internet no momento ou está com algo pesado aberto (tipo jogo).

Boa parte das placas de vídeo atuais só ligam as fans em certa temperatura para reduzir consumo e ruido (minha RX480 XFX GTr só liga acima de 40°).

tá sim.

acabei de ver que ele começa a rodar quando eu abro um jogo. Mas quando não tava aberto o jogo, o GPU chegava a 47 graus sem ligar as fans. Senti que elas rodam um pouco "lentas", comparado ao cooler do CPU. É assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz Sim.

O cooler só entra em alta rotação quando existe a necessidade, enquanto a GPU mantem a margem térmica dela, o cooler gira bem pouco ou nem gira.

Entendi.

Nossa, tava até querendo q fosse esse o problema porque aí pelo menos eu saberia o que tava de errado com o computador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz Cara, em jogos que você reclamava, como está agora?

FPS e fluidez melhoraram?
Uso de CPU e GPU melhoraram no monitoramento com o msi afterburner?

não senti melhora, o FPS continua caindo as vezes

 

Eu não sei sobre isso, mas tenho os registros salvos de antes e depois, você pode comparar pra mim por favor?

 

Antes (acredito que este seja com o jogo aberto devido a temperatura) :

image.png.cfd92768623bf25324e6dddfb684ada4.png

 

Depois:

image.png.897e23d630c41494d28a83f1b5348900.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz Qual o FPS máximo, médio e minimo? 

ah, eu vejo indo pra mais de 150 as vezes, mas é raro, geralmente é no incío do jogo

ele fica entre 90-110 normalmente, mas aí depois começa a cair demais, principalmente em team fights, aí eu vejo caindo pra 30-50, aí volta um pouco depois, mas não tanto quanto antes, ficando na casa dos 70-80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Jogue com o msi afterbuer aberto e verifique a temperatura da cpu e os fps, veja se os fps começam a cair quando a temperatura sobe.

 

não seria temperatura do gpu? pois não tem a opção da temperatura do cpu (pelo menos não encontrei)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipecardoso9 disse:

@Guilherme Queiroz pra mim tem rs
Caso nao tenha mesmo, deixe o HWinfo aberto e jogue normalmente.

Apos isso verifique a temperatura máxima da CPU

tinha mesmo hahaha, eu que não vi e confundi 

 

A temperatura antes:

image.png.e1d1eb15f84683f97447a94efd86bd5f.png

 

Temperatura depois:

image.png.70bb0982bcc2c7f5c50da0c2cc76ec14.png

 

 

pelo visto diminuiu, né

talvez pelo fato da placa-mãe ser mais compatível ou então porque quando eu troquei, dei uma limpadinha no cooler

 

 

mas de qualquer maneira, acho que não vai ter como eu devolver a placa-mãe já que eu utilizei ela

então acho melhor eu esperar o gabinete chegar pra eu por todos os coolers, incluindo o watercooler pra ver se isso vai melhorar

 

adicionado 0 minutos depois

sobre o fps, os relatórios não aparecem nada lá, mas é isso que eu tinha dito mesmo, porque no lol tem a opção de ver o fps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...