Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Jinacio5

Formatar no Windows 10 sem perdê-lo (antes era 8.1), como?

Recommended Posts

Não achei algo parecido aqui no site, apesar de eu achar que seja algo algo recorrente.

Duas questões:

1)

Preciso formatar o Dell Inspiron 3647 64bit da minha filha hoje porque está muito lento e não queria perder o Windows 10.

Originalmente ele veio com o Windows 8.1 e quando o Windows 10 foi lançado gratuitamente ela o atualizou.

Li algumas matérias a respeito de formatação que dão o passo a passo através da opção "iniciar" - "configurações" - "atualização e segurança" - "recuperação" - "introdução" e a partir daí escolher entre as opções "manter meus arquivos" ou "remover tudo".

Como, a princípio, eu NÃO pretendo fazer "formatação limpa", queria saber se quaisquer das opções acima ("manter meus arquivos" ou "remover tudo"), manterá o Windows 10 dela instalado ou não, sem necessidade de recorrer a arquivos em mídia externa e muito menos key, porque não a tenho.

2)

Tem como eu fazer uma cópia deste windows caso seja necessário recuperá-lo através de alguma mídia ? Se sim, como fazer e como obter chave do produto ou não é necessário?

Tudo isso porque quero evitar ter de fazer todo o procedimento para restaurá-lo de fábrica, pois aí ficaria com o Windows 8.1 e acho que o problema dela é facilmente resolvido por uma formatação simples, visto que nunca foi feito isso.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 minutos atrás, Jinacio5 disse:

Como, a princípio, eu NÃO pretendo fazer "formatação limpa", queria saber se quaisquer das opções acima ("manter meus arquivos" ou "remover tudo"), manterá o Windows 10 dela instalado ou não, sem necessidade de recorrer a arquivos em mídia externa e muito menos key, porque não a tenho.

Ambas as opções deverão manter o Windows 10, a opção "manter meus arquivos" irá resetar o Windows mantendo tudo exceto programas instalados, e a opção "remover tudo" irá apagar inclusive os dados e documentos pessoais.

19 minutos atrás, Jinacio5 disse:

Tem como eu fazer uma cópia deste windows caso seja necessário recuperá-lo através de alguma mídia ? Se sim, como fazer e como obter chave do produto ou não é necessário?

Recomendo um backup das chaves de licença utilizando o programa ProduKey (link para versão 64 bits). Após fazer um backup das keys, o recomendável é fazer uma instalação limpa do Windows, utilizando Media Creation Tool.

Compartilhar este post

Link para o post

1) Verifique qual a sua versão do windows 10 e baixa usando o Media Creator Tools da MS. Desde o windows 8 o serial fica registrado na BIOS. Se você baixar a versão certa vai instalar e não nem pedir o serial. E Sera atualizado automaticamente... O serial tambem fica registrado na conta da Microsoft, se usar;

2) Uma das opções de recuperação do Windows 10 faz uma imagem de sua instalação atual no Pendrive...Não vei precisar de Serial

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Viny disse:

Ambas as opções deverão manter o Windows 10, a opção "manter meus arquivos" irá resetar o Windows mantendo tudo exceto programas instalados, e a opção "remover tudo" irá apagar inclusive os dados e documentos pessoais.

Recomendo um backup das chaves de licença utilizando o programa ProduKey (link para versão 64 bits). Após fazer um backup das keys, o recomendável é fazer uma instalação limpa do Windows, utilizando Media Creation Tool.

1 hora atrás, bngomes disse:

1) Verifique qual a sua versão do windows 10 e baixa usando o Media Creator Tools da MS. Desde o windows 8 o serial fica registrado na BIOS. Se você baixar a versão certa vai instalar e não nem pedir o serial. E Sera atualizado automaticamente... O serial tambem fica registrado na conta da Microsoft, se usar;

2) Uma das opções de recuperação do Windows 10 faz uma imagem de sua instalação atual no Pendrive...Não vei precisar de Serial

adicionado 2 minutos depois

Muito obrigado a ambos.

Vou obter a chave e cópia do Windows 10 e guardar.

Mas, a princípio vou apenas fazer a formatação do "remover tudo", se já deixar o PC da minha filha melhor, que está muito lento, já estará de bom tamanho. Ela usa mais para estudar, usar o Office, ver alguns vídeos de youtube e de vez em quando jogar The Sims.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, deixa eu aproveitar o ótimo tópico e perguntar mais uma coisa. Tenho o HD particionado em C e D. No C está o windows, como é de praxe. Quero fazer uma restauração de fábrica, sem manter os meus arquivos, mas ele mexe apenas no C, certo?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, f_neto disse:

@acortez Não. A Restauração de Fábrica formata todo o disco, deixa ele como voce comprou, ou seja, no estado de fábrica.

beleza, obrigado. Vou fazer uma instalação limpa, assim posso escolher o drive a formatar. Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, aproveitando o post:

Estou pensando em colocar um SSD e nele instalar o Windows 10, considerando a situação atual que é o Windows 7 instalado no HD, como devo proceder? Ps.: Tenho a intenção de fazer uma formatação "limpa" do HD e instalar o W10 no SSD.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais