Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculo Resistor Limitador de Corrente


tone_cet

Posts recomendados

Bom pessoal, estou com um defeito em um aparador de barba. Ele não estava carregando a bateria interna e não funciona com a energia da tomada. Abri o dito cujo e o circuito é bem simples. Tinha uma bateria e um resistor. Daí os 2 fios que vão para o motor e outros 2 que vêm da fonte. Como está preto, não consegui ver qual resistor é, para poder comprar outro e substituir. Não encontrei como calcular também. Pelo que li, trata-se de um resistor limitador de corrente, mas  só achei material falando sobre limitador de corrente para LED e daí, o que entra para cálculo são parâmetros do LED. No meu caso, é uma bateria:

 

Saída da Fonte: 2,4V 1200mA 

Bateria: 1,2V 1200mAh

Motor: Sem especificação.

 

Circuito:

 

             -  --------- R1 ---------  Negativo Bateria -------------   Motor

Fonte 

           +  --------- Motor ----- Chave ------- Positivo da Bateria

 

Preciso do valor de R1

 

Obrigado pessoal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me expor-te uma tradicional visão prática e minimalista...

15 horas atrás, tone_cet disse:

Saída da Fonte: 2,4V 1200mA 

Bateria: 1,2V 1200mAh

Com estes dados fica simples. Numa aproximação bem rústica, você pode carregar com carga lenta algo como 20% da capacidade da bat. = 240mA

R1=(2,4-1,2)/0.24

Não deixe mais que 5 horas carregando. Coloque resistor de maior potência

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse manual te  dá uma excelente visão sobre os principais tipos de bateria numa linguagem simples. É bem completo, são 126 páginas falando das baterias de NiCd, NiMh, Li-ion, Li-ion polímero e chumbo-ácido. Para quem se interessa por baterias vale a pena ter o documento no HD.

http://www.sta-eletronica.com.br/resources/downloads/manual.pdf

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um problema semelhante, por isso vou usar o mesmo tópico para não ter que abrir outro...

O usuário falou que não dá para ligar na tomada.... a minha também não dá...

é da marca wahl, e usa duas pilhas de tamanho comum dentro (mas são recarregáveis)...

Não me interesso pelas pilhas pois sempre que precisa mesmo a ditas precisam ser recarregadas, e isso leva tempo e a dita não funciona na tomada...

 

Tentei ligar varias fontes mas nenhuma é suficiente para dar partida no motorzinho (visto que o mesmo precisa mover todo o mecanismo)

 

A única solução que eu encontrei para conseguir ligar e dar o tranco foi colocar duas fontezinhas em paralelo... daí dá o tranco e liga o motor, mas depois do tranco ela fica muito rápida... da impressão que vai queimar o motor de tão rápido que gira...

 

Alguma dica de fonte ou esquema para dar tranco (giro inicial) no motorzinho? Obrigado a todos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Tentei ligar varias fontes mas nenhuma é suficiente para dar partida no motorzinho (visto que o mesmo precisa mover todo o mecanismo)

E = mc², já ensinava Eisntein.

Essa conjunto que necessita ser movido tem nome: conjugado. No caso de uma furadeira/parafusadeira, com grandes diâmetros das peças móveis (redutora e mandril), o conjugado fica imenso. O motor até que aguenta essa sobrecarga inicial, dura pouco. Quem não suporta é a fonte, se for de 1A não te dará os 4A necessários no primeiro segundo. No entanto, 2 fontes em paralelo e com tensão quase que o dobro (5V contra os 3V nominais do motor) te dá a partida. @BloodCeltics Lopes , já pensou em reduzir a tensão de saída dessas fontes que está usando para uns 3,2V alterando o FB do controlador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@BloodCeltics Lopes , já pensou em reduzir a tensão de saída dessas fontes que está usando para uns 3,2V alterando o FB do controlador?

Obrigado pelas dicas... estou em fase muito inicial na eletrônica analógica... este FB do controlador que você disse seria o Regulador mencionado por isadora ferraz? neste caso poderia utilizar LM317?

 

Pensei em utilizar o método do capacitor mencionado (que seria mais fácil para meu atual conhecimento na área)... mas o que seria o "baita capacitor"? tenho vários grandes aqui, mas não sei se serão o suficiente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BloodCeltics Lopes disse:

mas o que seria o "baita capacitor"?

super-cap-elet-rd-40f55v-d248-h66-pth-s0

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

este FB do controlador que você disse seria o Regulador mencionado por isadora ferraz? neste caso poderia utilizar LM317?

Disse isso pensando nas fontes que está usando atualmente, fazer uma interferência nela.

adicionado 20 minutos depois

Uma gambiarra que talvez funcione, nunca tentei. Está utilizando atualmente uma fonte de 5V. Reduza para 3,5V utilizando o LM317 e coloque uma pilha Li-ion na saída. A tensão nominal de uma Li-ion é de 3,7V e a carga máxima se dá aos 4,2V. A proteção contra descarga profunda (quando incorporada na pilha) costuma ser de 2,7V. No pico de partida a bateria te dá a corrente, durante o aperto, a fonte de dá a corrente, no aperto final (stall) a bateria complementa a fonte para dar o aperto final e nos intervalos entre um parafuso e outro a bateria recarrega. Nunca terá a carga total que essa bateria pode dar, isso se alcança aos 4,2V e não queremos uma tensão que coloque seu motor em rotações destrutivas. Mesmo com carga parcial, deverá te dar a corrente necessária nos momentos de pico, é disso que precisa. Também pode colocar 2 diodos em série no lugar do LM317 para reduzir esses 5V.

adicionado 29 minutos depois

Um pensamento de última hora:

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...