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tone_cet

Cálculo Resistor Limitador de Corrente

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Bom pessoal, estou com um defeito em um aparador de barba. Ele não estava carregando a bateria interna e não funciona com a energia da tomada. Abri o dito cujo e o circuito é bem simples. Tinha uma bateria e um resistor. Daí os 2 fios que vão para o motor e outros 2 que vêm da fonte. Como está preto, não consegui ver qual resistor é, para poder comprar outro e substituir. Não encontrei como calcular também. Pelo que li, trata-se de um resistor limitador de corrente, mas  só achei material falando sobre limitador de corrente para LED e daí, o que entra para cálculo são parâmetros do LED. No meu caso, é uma bateria:

 

Saída da Fonte: 2,4V 1200mA 

Bateria: 1,2V 1200mAh

Motor: Sem especificação.

 

Circuito:

 

             -  --------- R1 ---------  Negativo Bateria -------------   Motor

Fonte 

           +  --------- Motor ----- Chave ------- Positivo da Bateria

 

Preciso do valor de R1

 

Obrigado pessoal.

 

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@tone_cet Tire uma foto do aparelho desmontado mostrando esses componentes na entrada de energia dele...

Não tem nenhum diodo e um capacitor na "jogada"?

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Permita-me expor-te uma tradicional visão prática e minimalista...

15 horas atrás, tone_cet disse:

Saída da Fonte: 2,4V 1200mA 

Bateria: 1,2V 1200mAh

Com estes dados fica simples. Numa aproximação bem rústica, você pode carregar com carga lenta algo como 20% da capacidade da bat. = 240mA

R1=(2,4-1,2)/0.24

Não deixe mais que 5 horas carregando. Coloque resistor de maior potência

abç

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7 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@tone_cet Tire uma foto do aparelho desmontado mostrando esses componentes na entrada de energia dele...

Não tem nenhum diodo e um capacitor na "jogada"?

 

Pior que não tem. Só tinga o resistor queimado e esse fio azul ali na parte preta (queimada).

20180310_093952.jpg

20180310_093912.jpg

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12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Depende da bateria que tem aí. Pela tensão já dá para saber que é NiCd ou NiMh.

 

Sem título.png

 

Obrigado pela resposta. Ela é Ni-MH

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Esse manual te  dá uma excelente visão sobre os principais tipos de bateria numa linguagem simples. É bem completo, são 126 páginas falando das baterias de NiCd, NiMh, Li-ion, Li-ion polímero e chumbo-ácido. Para quem se interessa por baterias vale a pena ter o documento no HD.

http://www.sta-eletronica.com.br/resources/downloads/manual.pdf

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Tenho um problema semelhante, por isso vou usar o mesmo tópico para não ter que abrir outro...

O usuário falou que não dá para ligar na tomada.... a minha também não dá...

é da marca wahl, e usa duas pilhas de tamanho comum dentro (mas são recarregáveis)...

Não me interesso pelas pilhas pois sempre que precisa mesmo a ditas precisam ser recarregadas, e isso leva tempo e a dita não funciona na tomada...

 

Tentei ligar varias fontes mas nenhuma é suficiente para dar partida no motorzinho (visto que o mesmo precisa mover todo o mecanismo)

 

A única solução que eu encontrei para conseguir ligar e dar o tranco foi colocar duas fontezinhas em paralelo... daí dá o tranco e liga o motor, mas depois do tranco ela fica muito rápida... da impressão que vai queimar o motor de tão rápido que gira...

 

Alguma dica de fonte ou esquema para dar tranco (giro inicial) no motorzinho? Obrigado a todos.

 

 

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Se gira rápido a V tá imensa. Sim pode queimar... Diminua com pwm ou regulador chaveado

 

Um ptc e/ou um baita baitolão capacitor pode ajudar

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49 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Tentei ligar varias fontes mas nenhuma é suficiente para dar partida no motorzinho (visto que o mesmo precisa mover todo o mecanismo)

E = mc², já ensinava Eisntein.

Essa conjunto que necessita ser movido tem nome: conjugado. No caso de uma furadeira/parafusadeira, com grandes diâmetros das peças móveis (redutora e mandril), o conjugado fica imenso. O motor até que aguenta essa sobrecarga inicial, dura pouco. Quem não suporta é a fonte, se for de 1A não te dará os 4A necessários no primeiro segundo. No entanto, 2 fontes em paralelo e com tensão quase que o dobro (5V contra os 3V nominais do motor) te dá a partida. @BloodCeltics Lopes , já pensou em reduzir a tensão de saída dessas fontes que está usando para uns 3,2V alterando o FB do controlador?

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5 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@BloodCeltics Lopes , já pensou em reduzir a tensão de saída dessas fontes que está usando para uns 3,2V alterando o FB do controlador?

Obrigado pelas dicas... estou em fase muito inicial na eletrônica analógica... este FB do controlador que você disse seria o Regulador mencionado por isadora ferraz? neste caso poderia utilizar LM317?

 

Pensei em utilizar o método do capacitor mencionado (que seria mais fácil para meu atual conhecimento na área)... mas o que seria o "baita capacitor"? tenho vários grandes aqui, mas não sei se serão o suficiente...

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1 minuto atrás, BloodCeltics Lopes disse:

mas o que seria o "baita capacitor"?

super-cap-elet-rd-40f55v-d248-h66-pth-s0

adicionado 2 minutos depois
3 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

este FB do controlador que você disse seria o Regulador mencionado por isadora ferraz? neste caso poderia utilizar LM317?

Disse isso pensando nas fontes que está usando atualmente, fazer uma interferência nela.

adicionado 20 minutos depois

Uma gambiarra que talvez funcione, nunca tentei. Está utilizando atualmente uma fonte de 5V. Reduza para 3,5V utilizando o LM317 e coloque uma pilha Li-ion na saída. A tensão nominal de uma Li-ion é de 3,7V e a carga máxima se dá aos 4,2V. A proteção contra descarga profunda (quando incorporada na pilha) costuma ser de 2,7V. No pico de partida a bateria te dá a corrente, durante o aperto, a fonte de dá a corrente, no aperto final (stall) a bateria complementa a fonte para dar o aperto final e nos intervalos entre um parafuso e outro a bateria recarrega. Nunca terá a carga total que essa bateria pode dar, isso se alcança aos 4,2V e não queremos uma tensão que coloque seu motor em rotações destrutivas. Mesmo com carga parcial, deverá te dar a corrente necessária nos momentos de pico, é disso que precisa. Também pode colocar 2 diodos em série no lugar do LM317 para reduzir esses 5V.

adicionado 29 minutos depois

Um pensamento de última hora:

 

Sem título.png

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