Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensaria trocar meu Liquid Cooler?


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

EAI gente boa noite.

Atualmente possuo o 6950x à 3.5GHz à estáveis 40°C em games, gostaria de saber se trocar meu H115i por um H150i pro compensaria e se daria para aumentar meu "OVER" para uns 4GHz e manter o processador na faixa dos 40°C? Compensa?

O H150i seria melhor que o H115i? Não achei teste comparativos destes 2 modelos. Um versus o outro no caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@GabrielLP14 o H150i tem uma área um pouco maior do que a do H115i, mas não deve dar muita diferença. Se quiser realmente um water cooler decente, desiste desses closed loop superfaturados e cheios de perfurmaria e plástico colorido e compre um custom da EK.

 

Newegg vendendo esse Corsair por U$ 400... Tem gente que compra. Thermaltake Riing 360, que é o mesmo OEM da Asetek custa U$ 175...

 

E assim a banda toca no mundo da Corsair.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 cara, não tem como saber. Cada processador é diferente, o core voltage é diferente, etc, etc. Mas você vai ter um ganho muito pequeno com a troca, a menos que o seu H115i esteja com defeito ou mal instalado.

 

Por isso que eu disse que só vale mesmo a pena um custom, especialmente pelo preço desses selados "premium". Eu acho desonesto, pois a bomba desse H150i vai ser exatamente a mesma do H55, um water cooler supersimples, entende? O que eles fazem é encher o water coole de plástico colorido e penduricalho para justificar o preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Caramba estou chocado, é serio que a bomba é parecida com a do H55? Cara como eu disse eu não vou nesses kit's custom pois eu mexo muito na máquina e ficar montando e desmontando muito esses kit's vai ter hora que vai vazar item, por isso evito, pois nunca mexi num desse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Contiusa Caramba estou chocado, é serio que a bomba é parecida com a do H55? 

 

Ela não é parecida com a bomba do H55, ela é exatamente igual :lol: Eles só mudam a carenagem. De certa forma você está comprando acém pensando que é filet mignon.

 

Esses radiadores selados carregam muito pouco fluido, então eles usam a mesma bomba para todos os modelos. Os radiadores custom que carregam muito fluido e você precisa encher com garrafa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 depende da espessura do radiador, mas em geral eles têm mais fluido. Sem contar o fluido nas mangueiras, então as bombas são maiores e tem reservatório.

 

O lance do water cooler custom é que você precisa estudar como é e virar tunador de micro. Não é igual ao selado, que é só instalar. A EK tem uns kits, como o EK P360 e EK X360. Só não sei se eles cabem no gabinete. Se for muito fino, aí acaba saindo elas por elas com esses selados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Custom loop é muito da hora de montar, mas realmente é meio complicado e tem que ter o manejo. Mas assim, pelo que vejo, o seu PC todo seria um up blockar tudo, porém gastaria quase 3000 reais nisso.

 

Mitos básicos do custom loop:

Quantidade de fluído importa? Não!! Apenas é significante o tempo que vai demorar até estabilizar a temp, no fim, se tu tiver 400ML ou 2L de fluido, vai chegar na mesma temp final estabilizada.

Ordem de loop importa? Não! Você não precisa colocar para o fluído sair do radiador frio entrando no bloco e depois voltando quente para o reservatório etc... o fluído circula tão rápido que ele fica com temperatura homogenea. A única ordem recomentada para manter, é colocar a bomba puxando fluido do reservatório, para garantir que ela não puxe Ar.

 

Se quer um sistema fácil de montar,a  Alphacool tem blocos de GPU e CPU com conexões de plugs, mas acho bem bacana mexer no sistema e você mesmo montar. Mas aí é você que decide.

adicionado 2 minutos depois

@GabrielLP14 tu teria que cortar a mangueira do selado, trocar fluído e colocar uma bomba por fora, externa. Seria uma gambiarra e não seria tão eficiente. 

 

Da uma pesquisada no Custom loop, nos blocos da EK etc. Vai que você se interessa em montar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Entendi, então procuro um apenas para o CPU minha placa de vídeo já vem com um Liquid Cooler de fábrica.

Más me diga uma coisa digamos que eu compre estes citados ai da alphacool etc, se eu comprar, ele é fácil de montar e desmontar?

Uma dúvida que tenho, após montar certinho o custom liquid cooler, como faria para desmontar? Tipo para retirar o liquid cooler?

3 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

tu teria que cortar a mangueira do selado, trocar fluído e colocar uma bomba por fora, externa. Seria uma gambiarra e não seria tão eficiente. 

 

Da uma pesquisada no Custom loop, nos blocos da EK etc. Vai que você se interessa em montar.

Cortar? A más dai toda hora eu teria que ficar fazendo isso na hora da montagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 sim :D Se você colocar o reservatório em um galão daqueles de água mineral, provavelmente não vai fazer diferença o radiador. O volume da água torna o radiador irrelevante.

 

O Predator 360 da EK foi testado pelo Guru 3D e perdeu para o H110 GT, então é muito complicado ficar comparando esses sistemas, especialmente porque os radiadores de cobre tem FPI muito baixo (a trama do radiador é mais aberta), o que acaba equilibrando as coisas.

 

Então eu acho que a quantidade de fluido é um dos fatores principais. Se você fizer um loop com a placa de vídeo junto e colocar um reservatório grande, um radiador de 360 de 60mm de altura, a quantidade de fluido vai deixar o sistema todo refrigerado com apenas um radiador para o loop.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Contiusa disse:

@GabrielLP14 sim :D Se você colocar o reservatório em um galão daqueles de água mineral, provavelmente não vai fazer diferença o radiador. O volume da água torna o radiador irrelevante.

 

o Jaytwocentz falou sobre isso, e ele até mencionou que a diferença mesmo se dá apenas se for uma quantidade absurda. De resto, nem tanto. 

 

Um galão de água mineral tem uns 20L, se você apenas colocar o galão, sem radiador, demoraria umas 4h para aumentar a temperatura dos 20L de água em 20 graus. Não é muito para um galão de 20 litros né? (http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/calculo-calor-transferido.htm) Fonte do cálculo.

 

A quantidade de fluído só influencia mesmo a ponto de não precisar de um radiador, é em situações de você usar uma caixa d'água como reservatório, o que é inviável (até o galão é).

 

Montei semana passada o meu sistema de WC custom na VEGA. Em uns 40s em furmark ela estabiliza a temp em 50 graus (gabinete fechado e os akasa mal passam o Ar pelo radiador). Usando o mesmo cálculo acima para o meu sistema daria. A quantidade de calor = Massa de fluído x calorimetria do fluido x variação de Temp. 

 Calor= 500mLx1,3(quando se adiciona o aditivo, tem redução na eficiencia térmica da água, to chutando esse valor, porém o fato é que é maior que o da agua, pois precisa de mais energia para subir 1 grau)x(em repouso fica nos 27c)23 de delta.

Calor=   14950 cal = 62592W/s

Minha vega tem um TDP de 220W a 270W. Irei usar 250. 

Daria um total de 230s para o fluído subir de 27 graus para 50, porém como não tenho medidor de temp do fluído, o do core não é o mesmo. Pois não é apenas o fluído que retirar o calor, e sim o radiador também que tem suas fins em contato com o Ar. Ou seja, é apenas para demonstrar que realmente ta próximo, e que o cálculo é válido, só falta considerar no meu caso, algumas boas variaveis.

adicionado 9 minutos depois

Em ordem de importância, seria:

 

Tamanho do radiador (120mm de radiador para cada peça e mais 120mm se a mesma estiver em OC) Colocar mais do que isso pode ser um "exagero" porém você consegue deixar tudo mais silencioso ao reduzir velocidade das fans, pois serão mais refrigerando o sistema.

Dosagem do Fluído (Isso porque colocar a quantidade ideal de água desmineralizada, aditivos e algicida é essencial. Pouco aditivo e favorece mais a corrosão galvânica, muito aditivo diminui a perfomance do sistema e por ser um alcool, tem reação com o acrilico e silicone (reservatórios e mangueiras cristal). Muito algicida diminui muito o PH do fluído e favorece muito a corrosão, pouco algicida pode não ser efetivo e criar algas no sistema.) Recomendo comprar um pronto, no ML tem vendedor bem recomendado.

Bomba (pode até ser o bloco aqui, pois mesmo a bomba mixuruca chinesa, leva tranquilamente um loop de cpu e GPU)

Bloco (em geral da uma diferença de 2 a 5 graus máximo)

Espessura do radiador (ajuda pouco, porém tem um certo impacto)

Quantidade de fluído. (Já mencionei anteriormente, só influencia quando há quantidades absurdas). 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Contiusa disse:

sim :D Se você colocar o reservatório em um galão daqueles de água mineral, provavelmente não vai fazer diferença o radiador. O volume da água torna o radiador irrelevante.

WTF hahaha não sabia disso, interessante, vou ver se acho algo no YT disso hahaha.

37 minutos atrás, Contiusa disse:

Então eu acho que a quantidade de fluido é um dos fatores principais. Se você fizer um loop com a placa de vídeo junto e colocar um reservatório grande, um radiador de 360 de 60mm de altura, a quantidade de fluido vai deixar o sistema todo refrigerado com apenas um radiador para o loop.

Entendi, más será que é possível trocar ou aumentar a quantidade de fluído no meu liquid cooler atual?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 aumentar a quantidade do seu water cooler, não. Você poderia fazer uma modificação gambiarra e colocar uma bomba e reservatórios novos, mas se for fazer isso, e vai ficar feito pra burro, melhor comprar um radiador custom e fazer a coisa direito. Até porque o radiador do H115i não tem a entrada para os fittings. Ficaria uma coisa capenga.

 

Ou continua com esses water coolers selados ou compra um kit da EK. Ou os da Alphacool no ML, mas já vi um review desses radiadores e a EK ganha de chocolate. Eu pessoalmente jamais gastaria dinheiro com peças da Alphacool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...