Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escape de energia? Choque na parte traseira do gabinete


Posts recomendados

Prezados,

 

Estou com um grave problema: o computador está armazenando energia estática em seus componentes. Embora possa parecer um problema bobo, as consequências disso têm irritado muito. A energia estática está causando pequenos curtos que até quando pressionam a campainha da casa é possível ouvir um ruído extra no fone de ouvido conectado ao computador. Além disso, qualquer aparelho que é ligado na mesma tomada que o computador produz mais ruídos. No pior caso, quando um dispositivo que exige mais energia elétrica é ligado na mesma tomada, a tela fica preta e o monitor acusa perda de sinal. Nesse último caso, tudo indica que o computador trava, porém todos os leds e coolers permanecem funcionando, e a única forma de restabelecer o funcionamento é apertando reset ou segurando o botão de ligar. Um outro detalhe é que, em virtude da energia acumulada, o fone de ouvido conectado ao computador produz um ruído contínuo semelhante a uma abelha. Todavia, este ruído contínuo cessa de tempo em tempo: é como se ficasse por 10 minutos e depois parava por mais 10, indefinidamente neste ciclo.

 

A solução ideal seria instalar o aterramento para evitar tal condição, no entanto esta não é uma solução viável atualmente.

 

O parecer do técnico que analisou a máquina não levanta problemas de montagem dos componentes e excluiu a tese de que possa haver escape de energia para o gabinete. Tendo isso em vista, gostaria de solicitar a ajuda da comunidade para tentar solucionar ou, ao menos, minimizar esses problemas.

 

Se alguém tiver conhecimento e/ou experiência e puder me ajudar nisso, agradeço desde já!

 

Especificações técnicas:

Processador: Core i5 6400

placa-mãe: Asus H170-PLUS

Fonte: Corsair CX500

Memoria: 2x 4GB 2133

Sistema operacional: Windows 10

Placa de vídeo: RX 470

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RS Faria disse:

@KleinIll

 

Se aterramento é inviável, a alternativa seria polarizar corretamente as tomadas:

 

images?q=tbn:ANd9GcSYxKSe7pGHakaH9jxDbOP

 

ÓBVIO: isso parte do princípio que a instalação da sua casa, esteja correta, desde a entrada de energia..

Obrigado por responder, RS Faria.

 

Eu já havia pesquisado a respeito e encontrei tópicos semelhantes comentando sobre isso. Infelizmente eu não tenho aparelhos adequados para verificar isso, contudo já foi testado a ligação e ambos os lados acontecem o mesmo problema.

 

Eu não sou nenhum especialista em instalações elétricas, espero não estar falando bobagem.

 

Qualquer sugestão extra é muito bem-vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Verifiquei a polaridade da tomada utilizando a chave teste e o problema permanece.

 

Foram feitos outros testes ligando coisas na mesma tomada, o que normalmente provoca o desligamento do vídeo. Removemos a placa de vídeo e o problema não ocorreu. Trocamos a placa de vídeo por outra e o problema não ocorreu também. A parte engraçada é que a placa de vídeo em questão colocada em outro computador não desligou o vídeo. Conclusão: este computador possui alguma incompatibilidade com a placa.

 

Relatei o problema ao support da XFX e estão verificando a garantia da placa para a RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...