Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congela do nada


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

olá pessoal, meu pc voltou a travar novamente atrapalhando meus estudos... tive que tomar uma decisão radical e condenei minha placa-mãe (que depois de retirar um pente de memoria de 4GB os travamentos tinham parado). troquei a placa-mãe, processador e memoria. (continuo com minha fonte de 500w, HD e placa de vídeo). resumindo: o problema era na placa-mãe mesmo! e acabei ficando traumatizado com placas da gigabyte. agora uso um asus a320mk-br com 4GB de ram DDR4 processador AMD a6 bistrol 9500 AM4 com a fonte xigmatek tauro 500w modular com pfc ativo, HD Seagate barracuda de 1TB 7200rpm sata 6GBs. mais a frente troco por um Ryzen pois a grana ficou curta e ainda tenho que manter a faculdade. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá turma!! Alguma novidade quanto a esse problema dos travamentos? Estou com o mesmo problema há uns 4 meses. O meu trava bem variadamente, as vezes trava umas 5x na semana, as vezes passa uma ou duas semanas sem nem travar ai, de repente, trava duas vezes no dia. Isso deixa um louco!

Minha placa-mãe é a Gigabyte A320M-S2H. Ela possui 7 meses de uso apenas. Minha fonte é uma cosair de 500W e não possuo placa de vídeo off board.

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, esses dias meu PC  voltou a congelar, depois de vários meses sem acontecer nada....😫

Então resolvi dar uma olhada em um dos componentes pra ver se conseguia detectar algo, ao mexer no pc logo após congelar, vi que um dos dissipadores da placa-mãe estava muito quente, a ponto de não conseguir ficar com o dedo lá nem por 2 segundos.

Desmontei o pc e tirei o dissipador para ver o que estava acontecendo, foi então que descobri que a thermalpad estava ressecada, inclusive tinham partes dela nos mosfets quando tirei.

Depois disso eu limpei bem a região da placa com álcool isopropílico e pincel removendo a pasta seca.

Na hora de montar reutilizei a mesma thermalpad, e até agora o PC está sem nenhum congelamento, isso já faz mais de uma semana.

Creio que meu problema foi resolvido, pois a placa-mãe era um dos componentes que faltavam para testar.

 

Segue link das imagens para melhor entendimento

https://ibb.co/f23zFY4
https://ibb.co/2v55BBg
https://ibb.co/HG4kkvb

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, tirindow disse:

Pessoal, esses dias meu PC  voltou a congelar, depois de vários meses sem acontecer nada....😫

Então resolvi dar uma olhada em um dos componentes pra ver se conseguia detectar algo, ao mexer no pc logo após congelar, vi que um dos dissipadores da placa-mãe estava muito quente, a ponto de não conseguir ficar com o dedo lá nem por 2 segundos.

Desmontei o pc e tirei o dissipador para ver o que estava acontecendo, foi então que descobri que a thermalpad estava ressecada, inclusive tinham partes dela nos mosfets quando tirei.

Depois disso eu limpei bem a região da placa com álcool isopropílico e pincel removendo a pasta seca.

Na hora de montar reutilizei a mesma thermalpad, e até agora o PC está sem nenhum congelamento, isso já faz mais de uma semana.

Creio que meu problema foi resolvido, pois a placa-mãe era um dos componentes que faltavam para testar.

 

Segue link das imagens para melhor entendimento

https://ibb.co/f23zFY4
https://ibb.co/2v55BBg
https://ibb.co/HG4kkvb

 

Interessante ponto @tirindow, é sempre bom dá essas olhadas.

No caso do amigo @Yuri Ruan você já tentou fazer over clock na memória RAM? A maioria dos casos foram resolvidos apenas com isso. Se sua RAM for de 2400, tenta subir até 2800 que já o suficiente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Ronney Araujo disse:

Interessante ponto @tirindow, é sempre bom dá essas olhadas.

No caso do amigo @Yuri Ruan você já tentou fazer over clock na memória RAM? A maioria dos casos foram resolvidos apenas com isso. Se sua RAM for de 2400, tenta subir até 2800 que já o suficiente.

Nunca tentei fazer o overclock, eu troquei a minha memória ram hoje mas continuou com o problema.

No programa Intel Diagnostc Tool tá aparecendo "IMC" fail, o que pode ser? Vou tentar fazer o overclock e aviso aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Yuri Ruan disse:

Nunca tentei fazer o overclock, eu troquei a minha memória ram hoje mas continuou com o problema.

No programa Intel Diagnostc Tool tá aparecendo "IMC" fail, o que pode ser? Vou tentar fazer o overclock e aviso aqui.

Entao @Yuri Ruan, os Ryzen são muito sensíveis quanto a frequencia de RAM, um leve overclock deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Yuri Ruan disse:

Tem algum programa que da pra indentificar problemas na placa-mãe?

As memórias não são e nem o processador, a fonte também é nova então só resta a placa-mãe.

@Yuri Ruan você fez o OVERCLOCK de memória? Tenha quase certeza que só isso ajudará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ronney Araujo disse:

@Yuri Ruan você fez o OVERCLOCK de memória? Tenha quase certeza que só isso ajudará.

Eu não consegui achar nenhum vídeo de overclock com minhas configurações e como eu não sei nada sobre eu não fiz.

Meu windows estava apresentando uma mensagem "HARDWARE INCOMPATÍVEL", eu fui pesquisar sobre isso e parece que o único sistema operacional com suporte para processadores da 7° geração é o Win10.

Vou tentar baixar ele para ver se muda algo (o que eu acho bem difícil). Qualquer coisa eu aviso aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Sobre minha esperiência que ja obtive, como semelhança parecido ao caso. Travamento é uns dos grandes problemas, porque em todos os casos pode tavez ser:

O HD, Memória,placa-mãe, Processador, Jumper folgado ou posicionado errado, Cabos flat sata ou flat ao contrario ou com as entrada oxidado, e até placa de vídeo, entradas AGP, PCieXpress... em fim... pode ser qualquer coisas citado que só pode ser comprovado apos o teste em outra placa mãé...

Espero ter contribuido e até...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Abaixo vou colocar as únicas coisas que deram certo comigo.

Há semanas meu notebook ficava congelando e tal, enfim do mesmo jeito de todos, tentei várias coisas e nada. Mas essa ajuda foi essencial: 

Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.

Agora digite TEMP e clique em OK.

Será aberta a pasta TEMP, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados apenas ignore pois é normal.

Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.

Digite %TEMP% e clique em OK.

Será aberta a pasta %TEMP%, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados apenas ignore pois é normal.

Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.

Digite Prefetch e clique em OK.

Será aberta a pasta Prefetch, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados apenas ignore pois é normal.

Passo 2: Desinstalar Antivírus de Terceiros.

A maioria dos programas antivírus utilizam muito processamento em segundo plano do computador, comprometendo a performance do sistema. O Windows 10 já vem com o Windows Defender nativo, que é suficiente para manter o PC seguro contra ameaças de malwares. Acesse o site do desenvolvedor do antivírus de terceiros instalado no seu computador e faça download da ferramenta de remoção do antivírus. Se não encontrar esta ferramenta, desinstale o mesmo pelo Painel de Controle seguindo os passos abaixo:

Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R.

No Executar, insira o comandoappwiz.cpl e aperte a teclaEnter.

Em Programas e Recursos, procure o antivírus na lista e o selecione. Depois clique emDesinstalar.

Após concluir a remoção do antivírus, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido.

Link com os passos, lá tem outros também: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/pc-congelando-no-windows-10/874d2d2a-15b6-4970-8b50-372f7b299e86

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Estou tento o problema de congelamento aqui.

Varia muito, as vezes trava 3-4 vezes no dia, e as vezes 1x na semana.

 

Quando trava, consigo mexer o mouse por algum tempo a mais, porém, nada mais funciona.

Algumas vezes trava o ponteiro do mouse também.

 

Minha configuração:

Peças novas (- de 5 meses)

• Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM4 A320M-DGS DDR4

• Processador AMD Ryzen 5 1600 c/ Wraith Spire, Six Core, Cache 19MB, 3.2GHz (Max Turbo 3.6GHz) AM4 - YD1600BBAEBOX

• Memória Crucial Ballistix Sport LT 8GB 2400Mhz DDR4 CL16 Red - BLS8G4D240FSE

• Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 - CP-9020120

• HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6Gb/s - ST1000DM010

 

Junto ao sistema, adicionei minha placa de vídeo Radeon HD 7770 1GB GDDR5  (Cerca de 1 ano e meio de uso)

 

Não sei como testar os componentes separadamente, pois todas peças tem garantia ainda, exceto a placa de vídeo.

 

Me ajudem!

CACHES.png

CPU.png

GRAPHICS.png

MEMÓRIAS.png

PLACA MÃE.png

SPD.png

adicionado 0 minutos depois

Após um travamento e uma reiniciada forçada, veio a seguinte mensagem de erro:

 

erro.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@Ronney Araujo Não sei fazer overlock mas li alguns outros procedimentos e irei seguir.

Vou formatar o PC, vou limpar todos os componentes e passar a pasta térmica. Após isso, caso persista, irei trocar a fonte. Fiz uma pesquisa no site https://outervision.com/power-supply-calculator e segundos dados minha fonte deveria ser uma de 800W, a que uso é uma de 500W da cosair. Persistindo, ai terei de aprender a fazer esse overlock. Obrigado.

adicionado 5 minutos depois

@tirindow Também irei limpar meus componentes para teste. A região onde moro é bem quente. Acho que trocar a pasta de tempos em tempos irá ajudar também. O problema com meu PC já dura quase 01 ano. Coisa chata de mais. Estou quase doando e indo comprar outro. Pior que esse troço foi montado ano passado. Foi quase todo zero. E que bom que o seu nunca mais deu problema!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, alguem ai sabe como resolver esse problema de vez ? estou com o mesmo problema que vocês, o pc congela do nada, as vezes ele congela na hora de iniciar o windows, tenho certeza que é hardware, so não sei o que eu poderia fazer para arrumar, ja testei a fonte, e o problema não está nela, eu limpei minha memoria ram e placa de video e tambem não parou de congelar, troquei pasta termica do processador, as peças que eu chuto são memoria ram e processador, mas por ultimo caso a placa-mãe, não fiz nenhum teste com ela e nem sei o que tentar para ver se o problema está nela, mas alguem ai sabe o que eu posso estar fazendo para tentar resolver esse problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...