Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Oliveira Neto

Fonte de Energia em Parafusadeira a bateria

Recommended Posts

Olá pessoal,

Tenho uma parafusadeira a bateria da Black&Decker de 12V, modelo GC1200. As baterias não funcionam mais, quero colocar uma fonte e ligar para usar direito na energia, mas não sei qual corrente usar.

Este modelo

Kit-Parafusadeira-Furadeira-A-Bateria-12

Testei uma fonte de 12v e 5A mas não funciona. Como posso verificar isso? Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Oliveira Netona bateria nao tem nenhuma especificação ? 

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o problema pode ser a corrente, vou ver se consigo uma de 10a ou 12a. Como são 10 baterias de 1200mah, somam 12a. O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post
45 minutos atrás, Oliveira Neto disse:

Acho que o problema pode ser a corrente, vou ver se consigo uma de 10a ou 12a. Como são 10 baterias de 1200mah, somam 12a. O que acham?

pelo que eu vi no google essas baterias modelo 4/5sc 1200mah.. são de 1,2 volts, para somar 12 volts elas devem estar ligadas em serie.. portanto a corrente que elas forneciam para parafusadeira é de apenas 1200 mah.. e não 12 amperes...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é o pico inicial: motor parado é quase um curto. Neste caso pode ativar a proteçao da fonte de 10A. Pode tentar:

-um baita capacitor na saída

-uma de maior capacidade

-um PTC em série: dá uma seguradinha

-desmontar e reemrolar um trafo médio com fio mais grosso no secundário

-e  um ou + etc

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Oliveira Neto disse:

Não não, elas não funcionam com somente 1200 mah

opa... informa pra gente qual a disposição das baterias.. elas são ligadas como? em serie, paralelo ou até mesmo de forma mista? (paralelo e serie no mesmo circuito)

mesmo as baterias terem capacidade de 1200mah, não quer dizer que elas não possam fornecer mais de 1200mah de corrente no momento da partida e depois se normalizar na corrente nominal...

Compartilhar este post

Link para o post

Como foi comentado antes, tem a corrente de pico quando o motor trava (aperto final do parafuso). As baterias aguentam bem essa corrente, até porque é por apenas um breve momento, mas uma fonte eletrônica tem que ser dimensionada pelo pico de corrente ou não vai conseguir fazer o aperto final.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Oliveira Neto disse:

fonte chaveada de no mínimo 10a?

isso...

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Uma fonte de 12V x 10A

isso...

25 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

uma fonte eletrônica tem que ser dimensionada pelo pico de corrente

isso.

Compartilhar este post

Link para o post

será que toca (funciona e dá aperto final) com uma destas, sem entrar na proteção da fonte?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704579444-fonte-chaveada-12v-10a-120w-cftv-fita-de-led-som-automotivo-_JM

Outra coisa, por ser uma fonte cheia de componentes (aquela energia que volta do enrolamento) não poderia voltar e queimar a fonte, por se tratar de um motor?

Não seria mais interessante uma fonte daquelas básicas que tem somente um big transformador e poucos componentes? desta forma não entraria na proteção da fonte... pois não teria... certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é interessante. De fato basta o trafão e 1 diodão: meia onda. Se você me prometer que vai medir a V do secundário e que esta seja idêntica com menos de 0,1V de diferença, eu deixo você ligar varios trafinhos em paralelo. Atenção à "polaridade"

abç

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais