Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Litografia interfere no desempenho?


QuizzyQ
Ir à solução Resolvido por Evandro,

Posts recomendados

Que eu saiba a litografia faz uma diferença significativa porque esse é o tamanho de cada nano transistor, quanto menor a litografia menos ele esquenta e mais potente ele é. Um exemplo disso seria comparar o core 2 quad q6600 (processor que eu tinha antigamente) com o pentium g2030 (meu processador atual), o quad tem 4 núcleos, 45nm e ficava em média em 50°C em idle e 70°C jogando, o g2030 tem dois núcleos, 22nm e fica em 33°C em idle e no máximo 50°C jogando, ambos usando o mesmo cooler box. A questão é que o pentium tem cerca de 20% mais desempenho que o q6600 em stock mesmo com a metade dos núcleos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Daniel Lee uma coisa não tem nada a ver com a outra.

 

@QuizzyQ não, a litografia não interfere no desempenho, MAS, uma litografia menor geralmente traz um processador mais atual e com melhorias na arquitetura, que é, no fim das contas, quem manda no desempenho.

 

A litografia menor ainda pode permitir clocks maiores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, PedraX disse:

O desempenho é bastante similar, com ligeira vantagem do 3570. Mas sua MB é qual modelo?

porque um a CPU é 2a geração e outra 3a geração.

Opa, é uma Intel DB75ENBR, conferi no site da empresa e é compatível:

http://processormatch.intel.com/Processors/CompatibleProcessors?componentName=DB75EN

 

33 minutos atrás, Evandro disse:

@Daniel Lee uma coisa não tem nada a ver com a outra.

 

@QuizzyQ não, a litografia não interfere no desempenho, MAS, uma litografia menor geralmente traz um processador mais atual e com melhorias na arquitetura, que é, no fim das contas, quem manda no desempenho.

 

A litografia menor ainda pode permitir clocks maiores.

Faria muita diferença entre um i5 2500k e um i5 3570? Não pretendo dar overclock, mas em sites de desempenho mostra que esse processador tem um desempenho semelhante ao 3570. O normal (sem o K) mostra que é inferior. Isso faz sentido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sinceramente tanto faz, ambos são similares, vai no mais barato.

Eu particularmente pegaria um I7 de segunda ou terceira geração, ou importava um Xeon E3-1270 do Aliexpress. Faz muito mais sentido para um aproveitamento melhor do sistema.

 

Depois, quando precisar, coloca uma boa placa de vídeo que este CPU ainda irá empurrar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então nesse caso prefira o i5 3570.Agora, se tiver condições no orçamento, um i7 desempenharia melhor.

Me preocupa não existirem downloads de drivers  para W10(vai até W8.1) . Normalmente os drivers devem funcionar, mas talvez tenha que procurar nos sites de fabricantes de componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...