Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caddy com restrição de velocidade SATA 2?


Posts recomendados

Boa noite Pessoal. 

Um cliente solicitou o meu auxílio para adquirir e instalar um Caddy (case/gaveta interna para notebooks que permite adaptar um segundo HD/SSD de 2,5 mm em substituição ao driver de DVD não utilizado) para o seu recém adquirido notebook Dell Inspiron 15 5000 (i15-5567-U40C) - processador Core i7 7500U  2.7 GHz 4 MB, 8 GB de RAM DDR4 2400 MHz, HD de 1 TB 5400 RPM SATA3 2,5 mm, placa gráfica AMD Radeon R7 M445 GDDR5 de 4GB e driver de DVD RW 9,5 mm.

A ideia é substituir o seu HD nativo por um SSD Corsair Force LE de 240GB SATA3, onde será instalado o sistema operacional (SO) e os programas de designe. E passar o HD de fábrica para o caddy que ficará no lugar do driver de DVD. 

Em um busca na internet sobre o assunto, encontrei diferenciações entre modelos para Macbook e os demais dispositivos portáteis (sendo que a diferença é a furacão de fixação no portátil) e, nesse último caso, existem dois tamanhos diferentes: um de 12,7 mm para notebooks e outro de 9,5 mm para ultra book.

Entretanto, também pude ler diversos comentários de pessoas dizendo enfrentar três problemas básicos com o caddy, no que diz respeito ao (1) reconhecimento da BIOS do HD instalado nele, (2) inicializar (dar boot) o SO instalado nele e (3) ao seu uso como dispositivo de armazenamento de dados após instalação do SO usando o SSD e driver de DVD nativo e consecutiva substituição do driver óptico pelo adaptador. Basicamente, os problemas resultam no não reconhecimento do HD, impedindo assim o boot por ele ou utilizá-lo para instalação do Windows (o mesmo não ocorre no Linux - que, apesar da BIOS não reconhecer o HD, o SO do pinguim o faz sem restrição) e ao utilizá-lo como dispositivo de armazenamento no Windows, que torna mais complexa a instalação (exigindo a reconfiguração da MBR e de outros parâmetros) e possibilita o aparecimento de erros intermitentes de falha de gravação, isso quando o mesmo é reconhecido. No geral, os problemas são mais frequentes em HD de 1 TB SATA3, que já vieram com os notebooks de fábrica e como SSD SATA3 de 120 GB em diante. Modelos de HD de capacidade inferior tem relatado funcionamento normal, até mesmo como medida de comparação e avaliação de funcionamento do adaptador recém adquirido. 

Dessa forma, entrei em contato com os vendedores do caddy e passei todas essas informações. Obtendo como resposta que os dispositivos vendidos por eles são SATA 2 e suportam até 1 TB. 

O que conclui a minha dúvida: o caddy, por si só, não funcionaria na prática apenas como um cabo SATA adaptado a um case interno que permite acomodar o HD/SSD no espaço planejado para o driver de DVD? Ou seja, quando penso em cabo SATA, não diferencio por SATA 1, 2 ou 3. Mas sim, analiso as velocidades de trabalho (FSB) da placa-mãe e do HD e vejo a sua compatibilidade. Ou o caddy possui algum circuito de controle que define a velocidade barramento dele? 

Grato pela atenção e ajuda. 

ThiKS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2018 às 19:40, Thiago Luiz Koike Sabio disse:

um de 12,7 mm para notebooks

 

Discos de 2.5' de 12.7mm normalmente são enterprise e não cabem em notebooks normais, que trabalham normalmente com os de 9.5 e 7mm.

 

O caddy em si é só um adaptador de formato, sem qualquer lógica ou circuito elétrico no mesmo. Provavelmente o disco operará na velocidade da porta. Usei um caddy genérico no meu Lenovo G400s pra deixar um disco secundário e o mesmo era reconhecido na BIOS como tal, e inclusive havia a opção para usá-lo como unidade de boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...