Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar e desligar freezer direto na tomada causa algum dano?


rog498
Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Galera, preciso ligar um freezer num termostato Digital, pra não alterar as características do mesmo, pois ainda está na garantia, vou colocar uma tomada no termostato. Até aí ok. O que eu quero saber é se isso pode causar algum dano ao equipamento! Obs. O termostato vai ter um delay de 10 minutos. Mas estou preocupado com o liga e desliga direto pela tomada... O modelo do freezer é eletrolux H162. Se alguém puder ajudar eu agradeço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de discutir a solução, nos diga o seu objetivo. Fica mais fácil (e racional).

O comentário do @F4b10  deve ser considerado, esses compressores domésticos não gostam muito de serem religados com curtos intervalos. É bom saber que existe um relé térmico interno, protege bem o motor. A questão é que o uso do contato promove o desgaste. Quando um relé externo ou termostato desgasta o contato, troca-se. Quando essa proteção desgasta, é o compressor que se troca (dói demai$).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O freezer é dupla ação, no modo refrigerador ele fica +5 ai o termostato tem uma mola e da um pulo que vai para a função freezer, - 8 em média! Quero que ele fique nos 0 graus mais ou menos. Eu poderia trocar o termostato, colocar o de outro modelo anterior, pelo que eu vi ele serve. Mas aí eu perco a garantia. Então comprei um termostato Digital. Na verdade o freezer, vai trabalhar da mesma forma, o que muda é que ele vai ser acionado diretamente pelo cabo de energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se observar o funcionamento normal de uma geladeira simples ou duplex, vai notar que há um grande intervalo entre o desligamento e o religamento. Esse tempo é mais que o suficiente para que o calor acumulado no compressor seja perdido para o ambiente. Se durante a operação o compressor fica com a carcaça quente, imagine então no interior dele, onde estão as bobinas e a mecânica de compressão. Tente garantir um intervalo mínimo de 20 minutos (se possível 30) entre o desligamento e o religamento e seu compressor terá vida longa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 13/03/2018 às 14:12, Sérgio Lembo disse:

Se observar o funcionamento normal de uma geladeira simples ou duplex, vai notar que há um grande intervalo entre o desligamento e o religamento. Esse tempo é mais que o suficiente para que o calor acumulado no compressor seja perdido para o ambiente. Se durante a operação o compressor fica com a carcaça quente, imagine então no interior dele, onde estão as bobinas e a mecânica de compressão. Tente garantir um intervalo mínimo de 20 minutos (se possível 30) entre o desligamento e o religamento e seu compressor terá vida longa.

Obrigado pelos esclarecimentos! Estou com uma solução que permite controlar equipamentos quanto ao seu desligamento, esse equipamento se liga diretamente a tomada. Gostaria de saber se respeitando esse tempo de 30 minuntos entre um desligamento e religamento posso danificar um freezer de supermercado por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...