Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consumo de banda câmeras IP WIFI


Posts recomendados

Bom dia.

Sou completamente novato neste assunto, mas me atrevi a comprar uma destas câmeras IP WIFI e estou fazendo uns testes.

Eu entendo que ela irá consumir recursos da rede e da internet quando eu a estiver observando pelo celular ou pelo PC.

A pergunta para o grupo é a seguinte:

  • A câmera possui um micro chip SD interno onde faz suas gravações. Ela pode gravar neste chip somente quando há movimento ou durante as 24 horas do dia. Mesmo usando este chip, ela ainda irá consumir recurso da rede e banda da internet?

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não conheço bem, pois sou fotógrafo, mas das que conheço, o cartão de memória é para redundância, ou seja, caso você perca a conexão, ele continuará armazenando as gravações. Claro que dentro da capacidade do cartão. Algumas apagam conteúdo mais antigo para continuar a gravação.

E sim, tendo conexão haverá uso da rede e consumo de banda, mas isso é problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Plínio pela resposta.

Eu sou novo em câmeras, mas não tão novo assim em TI. Instalei um analisador de protocolos na minha rede justamente para monitorar esta câmera. O que pude observar é que se for feita uma configuração de gravação em algum computador da rede, haverá sim um enorme fluxo de dados pela rede, principalmente se optar pela gravação em HD. Este volume pode inclusive comprometer sua banda de internet se optar em fazer gravações em um aparelho portátil, como um telefone por exemplo.

Observei que estas câmeras usam o protocolo UDP que abre portas no seu roteador e você nem fica sabendo, então você pode perceber que sua internet ficou lenta e não fica sabendo o motivo, elas usam uma comunicação P2P, muito comum inclusive.

A única maneira de fazê-las ficar caladas e não estourar minha rede, foi configurando para realizar gravações apenas quando houver movimento e instalar um micro chip SD nela. Desta forma ela ficou caladinha, comportando-se como outro periférico qualquer e gravou os eventos no chip.

Então eu faço acesso remoto a ela e vejo as gravações. (Elas pode avisar por e-mail quando algo se mexeu).

Quando faço o acesso e fico vendo as imagens, novamente o fluxo de dados da rede vai nas alturas.

Alguém aqui no fórum já fez algum teste destes?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RHorta realmente é dessa maneira. Tive uma pequena participação na aquisição de CFTV onde trabalho, mas fiquei mais acompanhando as reuniões de várias empresas oferecendo suas tecnologias. O que ficou patente, além das ótimas imagens filmadas em tempo real, foi a necessidade de equipamento apropriado, evitando assim a degradação da rede do órgão, que por sinal conta com vários outros lugares fora da sede que também foram atendidos. Na minha ignorância no assunto, apenas sei que foi adquirido um link dedicado para essa tarefa.

Lendo sua explicação deu para aprender um pouco quando é para uso pessoal. Gostaria de conhecer um pouco mais essas soluções mais simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Coordenador

@Marilia Borges É difícil calcular apenas com  os dados da resolução, seria mais fácil você abrir nas configurações do smartphone na área de "Conexões>Uso de dados" anote o valor que esta indicando, depois abra o aplicativo da câmera e deixe-o aberto por um minuto mostrando a imagem da câmera, depois abra novamente as configurações e verifique o quanto consumiu de dados, ai é só multiplicar por 60, caso seja muito pouco a ponto de não fazer diferença no consumo, será só deixar o aplicativo aberto por mais tempo, (Ex: 10 minutos) e multiplique por 6...

As vezes o consumo pode ser tão pouco que será mais fácil deixar o aplicativo aberto por uma hora inteira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...