Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena fazer overclock no vídeo integrado do Ryzen 3 2200G?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Vale a pena fazer overclock no vídeo integrado do Ryzen 3 2200G?


"O processador Ryzen 3 2200G permite que você faça overclock facilmente no seu vídeo integrado Vega 8. Este procedimento vale a pena? Confira!"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! A parte que mais aguardávamos! :D 

 

Citação

Uma hipótese tem a ver com a tecnologia SenseMI da AMD: esta tecnologia regula o clock do processador em tempo real, baseado em algoritmos que interpretam o número de núcleos sendo utilizados, o percentual de carga do processador, a temperatura e a capacidade de dissipação do cooler. Isso nos leva a suspeitar que, ao fazermos um overclock no chip gráfico, o processador automaticamente se adapta e passa a trabalhar em clocks mais baixos, já que deixamos o processador no seu modo padrão. Seriam necessários testes mais detalhados (fixando o clock do processador) para verificarmos esta hipótese.

Acho que foi isso mesmo @Rafael Coelho. Pelo que dá pra ver nos resultados, alguns jogos mais exigentes fazem o desempenho cair acima dos 1400 ou 1500mhz. Nesses casos que o desempenho caiu com um OC maior, em quanto estava a temperatura? Vi em outros reviews que apenas o OC da iGPU pra perto desses valores já ultrapassava os 80 graus com o cooler box, então creio que a queda de desempenho pode estar ligada às temperaturas.

 

Sobre fixar o clock do processador, eu acho que também pode estar fortemente relacionado, porque em outros reviews tb tiveram instabilidade quando deixado as tensões/clocks no automático. O meu Ryzen 5 1600 sempre funcionou bem com a mobo no modo automático dos clocks/tensões do processador, mas de vez em quando, 1 vez a cada 2 ou 3 semanas, eu notava q ele dava um reset automatico da BIOS quando eu ia ligar, mas por sorte nunca deu throttling nem tela azul nem nada. Depois que eu fixei a tensão e o clock na BIOS, ele nunca mais deu nenhum probleminha sequer, e já vai fazer 6 meses. Provavelmente precisa de algum polimento nas BIOS de algumas placas-mãe para deixar tudo no auto.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Opa! A parte que mais aguardávamos! :D 

 

Acho que foi isso mesmo @Rafael Coelho. Pelo que dá pra ver nos resultados, alguns jogos mais exigentes fazem o desempenho cair acima dos 1400 ou 1500mhz. Nesses casos que o desempenho caiu com um OC maior, em quanto estava a temperatura? Vi em outros reviews que apenas o OC da iGPU pra perto desses valores já ultrapassava os 80 graus com o cooler box, então creio que a queda de desempenho pode estar ligada às temperaturas.

 

Sobre fixar o clock do processador, eu acho que também pode estar fortemente relacionado, porque em outros reviews tb tiveram instabilidade quando deixado as tensões/clocks no automático. O meu Ryzen 5 1600 sempre funcionou bem com a mobo no modo automático dos clocks/tensões do processador, mas de vez em quando, 1 vez a cada 2 ou 3 semanas, eu notava q ele dava um reset automatico da BIOS quando eu ia ligar, mas por sorte nunca deu throttling nem tela azul nem nada. Depois que eu fixei a tensão e o clock na BIOS, ele nunca mais deu nenhum probleminha sequer, e já vai fazer 6 meses. Provavelmente precisa de algum polimento nas BIOS de algumas placas-mãe para deixar tudo no auto.
 

Concordo sobre isso também, e acredito que com uma refrigeração melhor um pouco possamos sim evitar esta perda em clocks até os 1600. Um cooler um pouco melhor ofereceria uma margem adicional a este over de GPU. Estou pesquisando até que tipo de cooler com bom preço atenderia este requisito. Percebi que o cooler padrão atende muito bem, contudo outro ainda barato mais eficiente poderia abrir bem este limite dos 1400. Obrigado Rafael.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio Corrêa Aqui na nossa realidade, o cooler que tem melhor custo benefício pra OC no 2200G seria o DeepCool GAMMAXX 200T ou o 300. O 200T custa 60 pila na Pichau, que é menos que a conversão do valor em dólares (lá fora é 20 dólares). Com o 200T o pessoal do techspot conseguiu 1650mhz na iGPU com 3,9Ghz no CPU tudo estável e temperaturas de 55º em jogos, o que eu achei sensacional. O desempenho aumentou na faixa de 20 a 30% e ficou parelho com o 2400G em stock, o que significa que aqui, o combo 2200G + DeepCool GAMMAXX 200T custando 560 pila é bem mais vantajoso que pagar 820 pila no 2400G. A única desvantagem é n ter o SMT, mas acho que vale à pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Umas curiosidades que me surgem ao ver esses testes, é se utilizando o RYZEN MASTER da pra fazer oc do iGPU em mobos com chipset a320 e se nessas mobos dá pra fazer oc nas memórias, e outra curiosidade é se há possibilidade de encaixe de um CM Blizzard T2 no socket AM4. Ainda não encontrei respostas para essas questões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...