Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Problema ao gravar e testar pic 16F628A


Posts recomendados

Fiz um programa  para ser utilizado  no pic 16F628a , onde ao  ficar pressionado um dos botões ele acende uma sequência de leds , e uma das portas  matém um led acesso e apagando somente em um intervalo de tempo pré estabelecido  quando um dos botões é pressionado ou solto ,testei no proteus 8.1 e funcionou perfeitamente. Porém na hora de gravar  ficou dando alguns erros e quando finalmente consegui   não  tinha sinal de saídas nas portas correspondentes.Não sei se errei  alguma configuração ou se foi problema no gravador .

Uso o programa Pickit  programmer 2 v.2.61 , gravador pic kit 2 clone .Já gravei vários pics  12F com ele e sem problema nenhum .

Código segue abaixo das imagens .

 

hardware.png.e711f057b1e50affbc86e62eb57f6466.png5aa6cc9ce3ea4_errogravador.png.fdb880cae3ca5d46007135fa958ebdf6.png5aa6cc97a2fab_sucessogravador.png.894550b0988a8fe3b3e726f4aabfcf03.png

testec.txt

cab.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Na sequencia, verifique:

-sua montagem

-vcc e gnd: qualidade deles

-sinal de reset

-capacitor de desacoplamento

-ruídos nas entradas

-etc

 

Troque:

-mc

-programador

-etc

-abç

vcc , gnd , sinal de reset , conferidos.

O microcontrolador q não tem como eu trocá-lo , só tenho ele e aqui na cidade não tem , tem q encomendar  de fora e com correios em greve já viu , coloquei ociloscópio em cima e não  achei ruído .Não sei  se tem algum erro ou  se tem algum problema no pic ou  gravador > A configuração dos fuses estão corretas , o código funcionou   bem  no proteus !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok.

-Não estou a ver capacitor no reset

-verifique maus contatos no programador

-verifique vcc e vpp do programador

-apague 1x ou + antes de gravar

-grave sem proteção e verifique

-verifique os fuses

-troque a fonte e o fonte:

-faça um programa simples pisca led e vá incrementando aos poucos

-etc

-abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse seu esquema você colocou um nível alto na porta 1? Senão recomendo você colocar o fuse do masterclear off. Também recomendo desativar o watchdog e as interrupções se você não as estiver usando...

Eu fiz um trabalho na faculdade com PIC18F4260 e a maioria dos problemas que a gente teve sempre foi com as palavras de configuração, porque mesmo que o código funcione no proteus, na prática ele talvez não possa funcionar porque o simulador admite implicitamente algumas palavras de configuração que a gente não configurou direito...

Você tá compilando seu código onde? MPLAB?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compilei no CCS , postei o código também  para caso alguém veja  o erro!

 

adicionado 0 minutos depois
3 horas atrás, henrique0x0 disse:

Nesse seu esquema você colocou um nível alto na porta 1? Senão recomendo você colocar o fuse do masterclear off. Também recomendo desativar o watchdog e as interrupções se você não as estiver usando...

Eu fiz um trabalho na faculdade com PIC18F4260 e a maioria dos problemas que a gente teve sempre foi com as palavras de configuração, porque mesmo que o código funcione no proteus, na prática ele talvez não possa funcionar porque o simulador admite implicitamente algumas palavras de configuração que a gente não configurou direito...

Você tá compilando seu código onde? MPLAB?

Compilei no CCS , postei o código também  para caso alguém veja  o erro!

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

... de nada...

Funcionou  para piscar leds , vou ver os fuses novamente aqui.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2018 às 17:00, Isadora Ferraz disse:

é bom por.

Vou colocar no lugar dos leds  cinco foto acopladores 4n25 , para acionar cinco  relês de 12 volts , sendo  o emissor do 4n25  ligado ao terra e o coletor   no relê  , a outra extremidade do relê vai no  12 volts , minha dúvida é se o pic vai aguentar  alimentar  quatro 4n25  no máximo ao mesmo tempo  ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, fabiano aladin disse:

pic vai aguentar  alimentar  quatro 4n25  no máximo ao mesmo tempo

O pic vai sim. R em cada led do opto óbvio.

 

1 hora atrás, fabiano aladin disse:

o emissor do 4n25  ligado ao terra e o coletor   no relê 

Perturbador... Faça um desenho e publique. Preciso dar umas risadas técnicas mesmo kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Foi o que pensei... Vou rir um pouco mas prometo que só por dentro ((kk)) . Vejamos...

Esta configuração não é muito interessante. 1º: o opto não suporta muito a corrente da bobina. 2º: não há ganho algum em isolação. 3º ocupa + espaço. A partir do 4º é etc.

e nem falei na falta do diodo antiparalelo com bobina. obviamente irias por, né?

 

Então, somando: use um simples bc337 ou até 547

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

STDBY.png.f3ddeee8d5fc39b4a6360d95ea7e6847.png

adicionado 2 minutos depois
6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Foi o que pensei... Vou rir um pouco mas prometo que só por dentro ((kk)) . Vejamos...

Esta configuração não é muito interessante. 1º: o opto não suporta muito a corrente da bobina. 2º: não há ganho algum em isolação. 3º ocupa + espaço. A partir do 4º é etc.

e nem falei na falta do diodo antiparalelo com bobina. obviamente irias por, né?

 

Então, somando: use um simples bc337 ou até 547

 

abç

Nessa imagem não tem o diodo , mas está sendo usado sim , vou  usar  os transistores , obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...