Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Reduzi a frequência da memória RAM e esqueci de mudar os timings.

Recommended Posts

Visitante

Boa tarde,

Há 3 anos quando eu montei o PC, não sabia desse negócio de XMP, até porque eu nunca fiz overclock de processador nem de nada.

Eu tenho 2 pentes de memória com as mesmas especificações HyperX Fury 1867MHz. E com a BIOS na configuração de fábrica, parece realmente que estão funcionando a 1867MHz.

Portanto na BIOS o system memory multiplier está no 'Auto" e o memory overclocking profiles está 'disabled'. O meu modelo de memória não aparece nos profiles.

image.png.ef4b81f30e08906d17db3c1d2afb0d21.pngimage.png.aa5f238183db2d816c6eea495855dcb3.pngimage.png.5b63c310998e4ebf4fa077462351589e.png

Só que o meu processador aceita frequência nominal de até 1600MHz. E minha placa-mãe aceita 1867MHz só com overclock.

image.png.52d17aa7309d844f3b053c361592b8f0.pngimage.png.d85240d48bc5c5b542f6c1d129964648.png

Eu achei estranho minha memória trabalhar a 1867Mhz se eu nem configurei XMP na BIOS, então quis fazer um teste reduzindo a frequência dela para 1600MHz para equiparar com

a frequência do processador, então eu fiz isso de forma manual, mas achei que ao mudar a frequência da memória ela iria mudar sozinha os timings para corresponder a essa frequência, então não mudei timings nem voltagens. Quando bootei o pc, a primeira coisa que eu fiz no windows foi entrar no monitor de recursos e vi lá que tava aparecendo na memória "50 falhas graves/s, 88 falhas graves/s.  Na mesma hora, voltei lá no setup e dei um reset na BIOS. A minha BIOS não ficou nem 2 minutos com aquela alteração que fiz antes.

Mas ainda continua dando de vez em quando essas falhas graves lá no monitor de recursos do Windows 7.

Será que deu problema nas memórias ou quem sabe em outros componentes? Quais testes eu posso fazer para ter certeza que não danificou nada, se é que é possível?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais