Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VU Meter LED com varias funções


Posts recomendados

Eu sei muito pouco sobre eletrônica porém quero ter um VU Meter.

No mercado livre tem para comprar (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-878485177-vu-meter-16-leds-por-canal-cor-azul-_JM), mas eu gostaria de fazer o meu para poder personalizar.

Quero saber como usar e quais componentes vou precisar para fazer um igual citado no link acima.

 

Edit: Eu tenho um arduino. (Comprei pensando que seria muito mais simples para montar um vu meter com vários modos). Afinal é um micro controlador, ele deveria bastar pra essa função, não?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eliel Oliveira ,

 

Sim, você pode fazer um com um Arduino ou um simples microcontrolador semelhante.

 

Observando os componentes, noto que o circuito usa em cada canal um simples limitador de entrada, feito com um diodo zener de 3,3 Volts, um resistor e um capacitor. Como é usado o conversor A/D para fazer a medição do sinal de áudio, já se percebe que com esse circuito não se pode obter o nivel real, pois a referência é o GND, assim só se mede a parte positiva do sinal de áudio. 

 

Traduzindo : uma gambiarra mas permite obter uma ideia do nivel do sinal.

 

O circuito usa multiplexação para acender os Leds, provávelmente usando duas portas de 8 bits e mais dois sinais seletores, ou uma porta de 8 bits e mais 4 sinais seletores.

 

Para essa aplicação, se for usar o seu Arduino, terá de acrescentar um transistor em cada um dos dois ou 4 sinais seletores, pois o microcontrolador pode suportar no máximo 40 mA em uma saída. Caso contrário, terá de limitar a corrente em cada Led para 5 mA, o que vai exigir o uso de Leds de alto brilho. Provávelmente é isso que esse medidor do ML está fazendo.

 

Com esse circuito simples, não vai ter uma boa precisão para sinais de baixa amplitude, repare que na descrição o vendedor do ML deixa claro que precisa de no mínimo 300 mV nas entradas.  Também acredito que existam dificuldades para medição de sinais de alta frequência, acima de 10 Khz, pois o circuito do ML deve estar usando clock interno de 8 Mhz.

 

Já no Arduíno o clock é de 16 Mhz, com uma boa estratégia de medição dos dois canais deve conseguir medir perto de 20 Khz.

 

Tirando essas limitações, para sinais de alto nível o circuito deve funcionar de maneira razoável.

 

Tudo é software : pode controlar o brilho dos Leds ajustando os tempos envolvidos na multiplexação; pode mudar a sensibilidade ajustando a conversão A/D; pode usar escala linear ou logarítmica mudando os valores lidos no conversor A/D; pode manter um Led aceso indicando o valor de pico; pode mudar a velocidade de decaímento desse Led de pico, e assim por diante. 

 

Isso exige um excelente conhecimento de programação e de leitura do conversor A/D.

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

...no post #371 que acho que nem ele se lembrava kk

abç

 

Kkkkkk eu lembrava sim, mas ia passar esse link mais para a frente, pois não é a linguagem do Arduíno !

 

Mas acho que já dá para o @Eliel Oliveira ter uma ideia do que o aguarda.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo do que disse nosso colega Jaime Francisco da Silva (Um dia aprendo fazer esses links bacanas no nome do forista, que a Isadora faz, com arroba e tudo, rs...).

 

http://www.makestuff.in/tutorial/vu-meter-with-lm3915/introduction/ele03

 

Edição: e tem um esquema aqui, só que usa um amperímetro. Mas, como está no título, é um VU meter com mais de uma função. Quem sabe dá para adaptar, no lugar do amperímetro um desses LM3915, 14, 16... olha lá: http://sound.whsites.net/project55.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2018 às 19:13, Eliel Oliveira disse:

Edit: Eu tenho um arduino. (Comprei pensando que seria muito mais simples para montar um vu meter com vários modos). Afinal é um micro controlador, ele deveria bastar pra essa função, não?

Se tratando de "VU Meter com várias funções" ele é a melhor opção. Mas claro, vai precisar saber programar corretamente todas as funções que quer que ele faça.

 

Os VUs comuns usam circuitos integrados ou circuitos discretos baseados em comparadores de tensão, logo só se permite uma única função. Ou no caso dos LM3914/15 temos as funções de ponto móvel ou barra móvel.

Opções desfiadoras, seriam acoplar esses circuitos com comparadores a outros circuitos com portas lógicas para se fazer outras funções. nos dias de hoje esses circuitos não são tão viáveis o que nos faz a voltar ao Arduino onde podemos fazer muito mais com muito menos.

 

Meio off...

15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

(Um dia aprendo fazer esses links bacanas no nome do forista, que a Isadora faz, com arroba e tudo, rs...).

@rmlazzari58 Para fazer isso, basta clicar no link @ mencionar ao final de cada post. Ou então digite @ e escreva o nome do membro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...