Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pergunta sobre tensão e corrente para fazer um suporte de notebook com ventoinha


Ir à solução Resolvido por mattaus,

Posts recomendados

Olá pessoal do Fórum Clube do Hardware.

 

Eu quero fazer o suporte para notebook com duas ventoinhas caseiro que vi na Internet. Eu vi o tutorial de como fazer o suporte para o mesmo modelo de notebook que eu tenho. No entanto, não tenho nenhum conhecimento em elétrica e tenho medo de colocar fogo na casa :D Bem... sem brincadeiras, vamos direto ao assunto:

 

Eu tenho duas ventoinhas que tirei de duas fontes velhas de computadores que eu tinha em casa. Uma das ventoinhas é do modelo DF0802512SEL e a outra ventoinha eu não sei de qual modelo é. As informações de tensão e corrente da ventoinha de modelo DF0802512SEL está escrito em um adesivo que está colado na ventoinha. Veja:

 

20180312_151318.thumb.jpg.4e4a3296ea4572ee5b795c523452cce6.jpg

(Desculpa, mas não consegui colocar a imagem na rotação certa. Na minha galeria está normal.)

 

Eu pensei em ligar essas ventoinhas no USB, mas pelas informações que tem na Internet, falam que a porta USB tem 5V, então acredito que as ventoinhas (já que são duas) iriam girar muito lentamente, não servindo para nada. Então peguei um carregador velho de celular para usar como fonte de energia para essas ventoinhas. Veja qual é o carregador e suas informações técnicas abaixo:

 

20180312_150244.thumb.jpg.6cfeb0d9b820754501db6961a99926aa.jpg

(Outra vez peço desculpas pela rotação da imagem.)

 

Ali no carregador onde diz OUTPUT (acredito que seja a saída de energia) está +12V - 1A. Acho que 12V para duas ventoinhas vai ficar bom, mas 1A dá choque de matar, não é?

 

Minha dúvida é se posso cortar os fios do carregador e ligar nas ventoinhas e depois ligar o carregador na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
22 minutos atrás, Jhonas Boeno disse:

Ali no carregador onde diz OUTPUT (acredito que seja a saída de energia) está +12V - 1A. Acho que 12V para duas ventoinhas vai ficar bom, mas 1A dá choque de matar, não é?

 

Minha dúvida é se posso cortar os fios do carregador e ligar nas ventoinhas e depois ligar o carregador na tomada.

 

Pode sim, a fonte é adequada. Corte os fíos e identifique o positivo e o neutro (que pode ser de cor diferente). Use um multímetro ou um LED velho (já que inverter a polaridade pode danificar a ventoinha). Identificado, conecte as duas ventoinhas em paralelo (ou seja, os dois fios vermelhos no fio positivo da fonte e os dois fios pretos no fio neutro da fonte). 
A corrente da fonte é baixa e não é capaz de te matar, no máximo um pequeno choque, então é só desligar a fonte da tomada quando for cortar ou descascar os fios. Recomendo que sempre faça um curto na saída para eliminar qualquer energia residual da fonte antes de mexer nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, mattaus disse:

[...] identifique o positivo e o neutro (que pode ser de cor diferente). Use um multímetro ou um LED velho [...]

 

 

Eu não tenho um multímetro ou LED.

 

Percebi que um dos fios tem uma linha tracejada. Veja:

20180313_1045192.thumb.jpg.123ea0e582bb2e8bf30c2c8086e8b296.jpg

 

Encontrei na Internet que esse fio é o positivo, mas não consegui confirmar essa informação em outros sites, até encontrei sites que diziam o contrário.

 

Você que entende do assunto poderia me dizer se essa linha tracejada é algum padrão para determinar se o fio é positivo ou negativo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Sérgio Lembo disse:

Na foto dos motores, essa face que mostra os fios preto/vermelho saindo do centro é o lado de saída do ar. Mesmo sem voltímetro, ligue na fonte de qq jeito. Se rodar ao contrário, inverta a ligação.

 

Eu fiz o teste usando duas pilhas de 1.5 V, conectei os fios trocados e a ventoinha não girou ao contrário. Na fonte ela gira ao contrário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, Jhonas Boeno disse:

LED

você tem sim. Apenas não sabe disso. O saco que até led pode ter indicação de polaridade trocada mas o legal é que só acende se ligar certo.

E diodo? Tem tamém. Ache um (no google imagens pra conhecer melhor) e coloque/solde o catodo : lado da faixa no [+] da ventoinha. Agora o anodo : lado que não tem faixa : no suposto (+) da fonte. O outro fio suposto (-) pode ligar direto no [-] preto da ventoinha. Mesmo se inverter fios da fonte (no diodo), não queima. Nada de choque.

 

Sabia o que led é um diodo que emite luz? Ele também pode ser usado pra fazer a doidera acima

 

Va de led. Tire um do seu enfeite de natal pifado. Ok você pode não ter mas conhece quem tem.

adicionado 2 minutos depois

confusão kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

[...] E diodo? Tem tamém. Ache um (no google imagens pra conhecer melhor) e coloque/solde o catodo : lado da faixa no [+] da ventoinha. Agora o anodo : lado que não tem faixa : no suposto (+) da fonte. O outro fio suposto (-) pode ligar direto no [-] preto da ventoinha. Mesmo se inverter fios da fonte (no diodo), não queima. Nada de choque. [...]

 

Eu realmente não tenho LED, não tenho enfeites de natal também. Já o diodo, talvez eu consiga tirar um de uma fonte de computador velha queimada que eu tenho aqui. Vi que na fonte de computador queimada tem vários componentes parecidos com a foto do google imagens. Mas antes gostaria de saber se tem um diodo específico, alguma numeração talvez, ou posso usar qualquer um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico está resolvido. Vou ligar o diodo como a Isadora Ferraz disse e tentar fazer as ventoinhas funcionar. Ainda falta comprar mais alguns itens antes de começar construir o suporte para notebook, então vou deixar para fazer essas ligações outro dia.

 

Agradeço a todos que responderam o tópico, me ajudaram muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se já não tiver pensado nisso, pense também no seguinte:

Do lado (no corpo)  das ventoinhas tem duas flechinhas (uma indica o lado que gira a hélice e a outra indica para onde vai o fluxo do AR)

 

Alguns notebooks tem saída/entrada de ventilação embaixo (em outros é tapado na parte de baixo e o ar entra/sai pelas laterais)

 

Ou seja, se seu note tem esta entrada/saída na parte de baixo, verifique que o vento de sua ventoinha não seja contrário ao fluxo de ar do note, para que (um vento não acabe anulando o outro, e assim aquecendo ainda mais o note).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Se já não tiver pensado nisso, pense também no seguinte:

Do lado (no corpo)  das ventoinhas tem duas flechinhas (uma indica o lado que gira a hélice e a outra indica para onde vai o fluxo do AR)

 

Alguns notebooks tem saída/entrada de ventilação embaixo (em outros é tapado na parte de baixo e o ar entra/sai pelas laterais)

 

Ou seja, se seu note tem esta entrada/saída na parte de baixo, verifique que o vento de sua ventoinha não seja contrário ao fluxo de ar do note, para que (um vento não acabe anulando o outro, e assim aquecendo ainda mais o note).

 

 

Olá. O meu notebook é um Acer modelo A515-51G-58VH. O ar entra por baixo e sai pela parte de trás então é só colocar as ventoinhas para soprarem na base do notebook. Vou usar algum programa para medir a temperatura também, afinal tenho que saber se teve algum efeito ou não.

 

Obrigado por ressaltar a importância desse detalhe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...