Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Fala ae pessoal tudo bem com vocês? Bem eu to com uma dúvida, um amigo meu disse que tem RAID no PC dele, ai perguntei o que é e tudo mais, ele não soube explicar, eu procurei no google porém achei artigos "antigos" até daqui do CDH mesmo, mas fiquei em dúvida sobre o processo e tudo mais e se vale a pena e se há algum risco para com os HDs pois já ouvi falar que se um queimar já era as informações que tinha lá.

Ajudem ae ;) 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@TheCortines olá, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega RAID temos de varios tipos, o mais comum é o RAID 0 (Redundancy Arrey of Independent Disk) que seria a junção de 2 HD's ou SSD's num so.

Imagine que você tenha un Ssd de 500GB e tenha uma taxa de escrita e leitura de 500Mb/s certo?

Raid 0 seria você ter 2 desses idênticos e "fundilos" junta-los e formar um ssd Unico de 1TB(1000GB) sendo que ao fazer isso é somado a soma e escrita dos SSD(500+500 que totalizaria perto dos 1000Mb/s) (exemplo).

Um raid em comparação a apenas um SSD em programas pesados tipo sony vegas adobe premier é muito bom que ajuda a carregar projetos mais rapidos ETC, em games a diferença de loading em relação a un SSD é pouca. Se for um foco em 100% games um SSD ja basta.

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Obrigado caro amigo, então, agora que você me explicou, futuramente irei fazer isso do SSD porém com 2 de 120GB acho que não rola muito, eu uso meu PC para várias coisas.  para projetos de vídeo (tenho canal no yt), jogos, mexo com arquivos do Word entre outros, mas tem algum risco fora do "normal" das peças queimarem? 

Compartilhar este post

Link para o post

@TheCortines Cara então outro aspecto que esqueci de mencionar, para fazer RAID a placa-mãe tem de dar suporte, por exemplo se você pega uma placa-mãe como uma H110(mais básica da 6º e 7º geração), você não conseguiria fazer o RAID, eu iria logo num SSD de 240GB.

Cara um SSD vai lhe atender muito bem cara, RAID 0 eu só recomendo para casos mais "extremos"

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Entendi, é que eu ia colocar 2 HDS de 1TB em RAID 0 ai fiquei curioso. mas acredito que até ano que vem o SSD de 240 ta mais em conta.

Compartilhar este post

Link para o post

@TheCortines Certo, más qual sua placa-mãe, pois se for de entrada você não vai conseguir fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

No momento to com uma da 3ª geração da intel, GIgabyte GA-Q77M-D2H.

Compartilhar este post

Link para o post

@TheCortines AAA sim, há anos que não vejo uma dessas haha.

Então colega, veja aqui:

Chipset: - 2 x SATA 6Gb/s connectors (SATA3 0/1) supporting up to 2 SATA 6Gb/s devices - 4 x SATA 3Gb/s connectors (SATA2 2/3/4/5) supporting up to 4 SATA 3Gb/s devices - Support for RAID 0, RAID 1, RAID 5, and RAID 10 * When a RAID set is built across the SATA 6Gb/s and SATA 3Gb/s channels, the system performance of the RAID set may vary depending on the devices being connected.

Felizmente sua placa-mãe possui suporte à RAID 0, 1, 5 e 10.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou ver o que vou fazer, pois tenho jogos muito pesados, não vale coloca-los no SSD, por isso tava pensando no RAID entendeu? Da pra fazer o RAID com arquivos sem ter SO no HD?

Compartilhar este post

Link para o post

@TheCortines Sim lhe entendo, eu tava na mesma dúvida, ou pegava 2 SSD ou 1 apenas, eu peguei um SSD de 500GB ao invés de 2 de 240GB, e não me arrependo. 

2 horas atrás, TheCortines disse:

Da pra fazer o RAID com arquivos sem ter SO no HD?

Não o RAID EM si tem de ter sistema operacional.

Porém temos o RAID 1. Como ele funciona?

Imagine que você tem 2 SSD's de 240GB, tudo que você fizer baixa instalar no seu SSD primário será feito no secundário, é como se fosse um disco de backup automático.

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Ata entendi, vou esperar os preços baixarem mesmo e vou pro SSD q é melhor, valeu mano pela ajuda. 

Se quiserem pode fechar o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

@TheCortines Imagine, espero ter ajudado e sanado sua dúvida XD. Tenha uma boa tarde. Então no caso se quiser fechar o tópico é só selecionar a opção "Melhor resposta" que fica ao lado esquerdo da foto do seu avatar, seleciona qual foi a melhor resposta do tópico e ao clicar ele se dá como "resolvido".

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Ata, ok, pode deixar, uso esse forum a tanto tempo e ainda tenho tanto a aprender sobre o mesmo kkkkkkk

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@TheCortines aaa kkkkk. Isso acontece pois aqui o fórum tem uma baita equipe que realmente melhora o fórum a cada dia, e trazem soluções e funcionalidades excelente para o andamento do fórum. XD

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Pode crer, sou usuário do FDH desde o antigo fórum, aqui eu sempre encontro ajuda mano, esse forum ta de parabens e você também.

Compartilhar este post

Link para o post

@TheCortines legal cada, eu conheci ele em 2015 e fiz dele meu "facebook" haha.

Obrigado, fico feliz em ter ajudado, é algo que gosto de fazer aqui já que no começo me auxiliaram bastante isso é o mínimo que posso fazer por novos usuários.

• Amei 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais