Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Timer programável PIC 16F


Visitante
Ir à solução Resolvido por Nao Sei,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Já que Paulão participou...

@Tiago NET ... ao contrário de "certas pessoas" (kk) quero (queremos) ajudar sim filho sem fins lucrativos (muito mais se for recíproco). Mas queria primeiro saber se você tem alguma base mínima pra iniciar alguma conversa no mesmo "idioma", entende? Queria ver se vale o "investimento" em você. capiste? Desculpe se o "toque" que dei foi muito profundo e doeu ((!)). kk . Brinc... Num se avexe não...

 

A propósito, o que você quer é relativamente fácil pra um programador mediano (ainda chego lá). E seria uma oportunidade pra você adquirir algum conhecimento. : a proposta do forum.

 

Portanto: Vá! Enfrente! Não desista!

 

Abç

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Pereira de Souza e  @DELPITEC ,

 

Tranquilo, claro que temos também de dar algumas risadas quando aparecem "certos" pedidos absurdos !

Eu costumo dar patadas nesses casos, mas acho que estou amolecendo com a idade.... e estou também tirando sarro para diminuir a tensão...

 

É que como a @Isadora Ferraz  mencionou, de vez em quando  aparecem alguns "espertos" que querem usar o Fórum para ganhar algum dinheiro, e o que é pior, o Fórum é mantido por várias pessoas que frequentam aqui sem nenhum objetivo comercial, e essa boa vontade é que torna o CDH um lugar respeitável e conhecido. E não queremos que a atitude de alguns façam com que a reputação técnica dos Fóruns que participamos seja maculada ! 

 

Por este motivo é que preferí dar um alerta para que vocês deixassem claro que era uma zoeira :).

 

Tudo esclarecido, pessoal , obrigado !

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei nos fóruns norte-americano, chineses e japoneses. timer com pic, avr e até com arduino.

adicionado 5 minutos depois
Em 3/15/2018 às 23:39, aphawk disse:

@Tiago NET ,

 

Meu Deus, você deve passar óleo de peroba na cara todos os dias !

 

 

@DELPITEC@Lucas Pereira de Souza ,

 

Este é um Fórum para compartilharmos nosso conheçimento, não é um local de negócios, pelo menos enquanto o usuário não deixar claro que está tão desesperado que está disposto a pagar para que alguém solucione o seu problema !

 

Se o intuíto da cobrança foi fazer o usuário cara de pau se tocar, então tudo bem, mas sempre corremos o risco de sermos advertidos pela moderação, ok ?

 

Paulo

Cara de pau porque? Me esclareça!! Quando você vai nos fóruns estrangeiros, todos te ajudam com o que sabem. Aqui no Brasil querem te dar lição de moral em como fazer as perguntas

adicionado 7 minutos depois

@Isadora Ferraz Conhecimento em que? timer0, timer1, prescaler, interrupções internas e externas do pic? lendo o datasheet dá para aprender isso. o que eu não conseguia era aplica isso em contar segundos e minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2018 às 12:57, Tiago NET disse:

 

Preciso de um código para temporizador ajustável  usando 16F628A / 877A e LCD 16x2;  deverá contar de 1 minuto a 20 minutos. Irá acionar um relé. Obrigado pela ajuda!

 

Oras, se é esclarecimento sobre o meu "cara-de-pau", farei com prazer :

 

1 - Nenhum Fórum estrangeiro te dá tudo pronto, muito menos sem você postar o seu hardware.

 

2 - CADÊ O SEU HARDWARE ???? QUAIS PINOS SERÃO USADOS NO DISPLAY ??????  COMO VOCÊ VAI AJUSTAR O TEMPO, POR TECLADO ? POR ROTARY ENCODER ? POR POTENCIÔMETRO ? POR SERIAL ? POR USB ? POR BLUETOOTH ? QUAL PINO IRÁ ACIONAR O RELÉ ? 

 

Resumindo : cadê o esquema de seu projeto ?

 

3 - Qual linguagem você domina ? Qual compilador voce irá usar ?

 

4 - Cadê o "rascunho" de seu programa ?  Se você nem começou a escrever, tá esperando o quê ?? já pode ir tratando o display, o acionamento, e a entrada do tempo para temporizar !

 

5 - Leia bem o seu post : "preciso de um código..."  , é totalmente diferente de "não sei como usar o Timer para gerar temporização longa " !!!!!!

 

26 minutos atrás, Tiago NET disse:

Conhecimento em que? timer0, timer1, prescaler, interrupções internas e externas do pic? lendo o datasheet dá para aprender isso. o que eu não conseguia era aplica isso em contar segundos e minutos.

 

Oras, se lendo o datasheet você consegue aprender tudo isso que você falou, não precisa de ajuda de ninguém ! Basta ir contando as interrupções e pronto, tem o seu tempo , certo ?

 

Tiago, não nos leve a mal, mas quando se pede uma ajuda em um Fórum, tem de mostrar que você também quer aprender, no mínimo postando o que você já fez, e qual é a sua dúvida atual. Outras podem ir aparecendo com o desenvolvimento, e te garanto que o pessoal está aqui para te ajudar nisso.

 

Mas pedir tudo pronto é algo que ninguém , em nenhum Fórum, seja aqui ou no exterior, aceita de bom grado, ok ?

 

Espero que tenha te esclarecido, e se quiser começar de novo, basta postar o que já fez, e iremos te ajudar.

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E se te derem tudo mastigado é pra você não pensar e eles continuarem a dominar o mundo. Aqui não. Tentamos te fazer pensar 1 pouco e caminhar com suas próprias pernas,.. orgulhe-se disso,... afinal você é o futuro, o 'nosso' futuro. Tudo bem, não vou está lá pra ver mas particularmente sinto orgulho em pré-participar dele.

 

Se achar que deve/pode, publique o link do forum "concorrente" gringo com sua participação. Pode não nos ser totalmente inútil. Quiçá até aprendemos um melhor comportamento.

 

2 horas atrás, Tiago NET disse:

não conseguia era aplica isso em contar segundos e minutos.

Viu só? Melhorou 1 pouco mas ainda seria insuficiente. Vejamos... (Pra não ficar só no mimimi...)

Os timers podem ter alguma dificuldade em contar diretamente em minutos. Em segundos, talvez com clock baixo e um ajuste nos prescaler e registros. Um cristal de freq base 2 lhe cai bem.. algo como o de 32768Hz o qual, aliás me lembrei agora, pode ser colocado direto na entrada dum timer deixando o clock do sistema na casa dos MHz mesmo. Por acaso ...

2 horas atrás, Tiago NET disse:

lendo o datasheet dá para aprender isso

??

Claro né

 

+ 1 pouquinho só de mimimi ...

Agora k entre nós, algum forum gringo te tratou com respeito, sabedoria, fez cafuné, pesquisou pra você, te passou mastigadinho, etc como o fez o amigo Paulão  @aphawk ? Fala sério.

abç e de nada...

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se achar que deve/pode, publique o link do forum "concorrente" gringo com sua participação. Pode não nos ser totalmente inútil. Quiçá até aprendemos um melhor comportamento.

 

Pois é .... eu também gostaria muito de ver essa “conversa” !

 

@Isadora Ferraz ,  esse seu último mimimi  foi meio “indireto” demais ! Parece que até tirei as calças  kkkkk !

 

Paulo

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Não mexo com CCS e nem MPLAB com XC8. Ambos não tem otimização de memória igual o MIKROC 

adicionado 1 minuto depois

@aphawk Mas pedir tudo pronto é algo que ninguém , em nenhum Fórum, seja aqui ou no exterior, aceita de bom grado, ok ? Não é bem isso que vejo nos fóruns estrangeiros!!

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz

Em 23/03/2018 às 15:00, aphawk disse:

Nenhum Fórum estrangeiro te dá tudo pronto, muito menos sem você postar o seu hardware.

Só adaptar ao que eu preciso

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

19 horas atrás, Tiago NET disse:

Não mexo com CCS e nem MPLAB com XC8.

pero no mucho...

19 horas atrás, Tiago NET disse:

otimização de memória igual o MIKROC

Tente o hitech-c. Seus códigos ficarão do tamanho e com otimização como se fosse feito em assembly. Assombre-se: talvez menor...

Já passou da hora de você publicar seu esquema e programa: o preço do forum

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Tiago NET disse:

Tiago NET : Não mexo com CCS e nem MPLAB com XC8. Ambos não tem otimização de memória igual o MIKROC

XC8 e o compilador oficial da Microchip ele e de longe o melhor compilador, trás atualizações com frequências. Essa otimização de memória que você falou ocorre porque você usa a versão gratuita do compilador, eu já usei a versão gratuita e ela não otimiza de propósito, depois eu consegui a versão paga do compilador e a otimização foi ótima. Na minha opinião não existe essa de não vou usar MPLAB X, XC8, C18, MIKROC e CCS ou Assembly para mim e ao contrário, você tem que usar todos os compiladores, conhecer todos ambiente de trabalho para qual microcontrolador você usa, quanto mais ferramentas você usa mais rápido você faz seu projeto, de acordo com a circunstâncias que afetam o mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Lucas Pereira de Souza disse:

XC8 e o compilador oficial da Microchip ele e de longe o melhor compilador, trás atualizações com frequências. Essa otimização de memória que você falou ocorre porque você usa a versão gratuita do compilador, eu já usei a versão gratuita e ela não otimiza de propósito, depois eu consegui a versão paga do compilador e a otimização foi ótima. Na minha opinião não existe essa de não vou usar MPLAB X, XC8, C18, MIKROC e CCS ou Assembly para mim e ao contrário, você tem que usar todos os compiladores, conhecer todos ambiente de trabalho para qual microcontrolador você usa, quanto mais ferramentas você usa mais rápido você faz seu projeto, de acordo com a circunstâncias que afetam o mesmo.

Aprender várias coisas de uma vez, você não foca em nenhuma. Melhor pegar uma ferramente e focar nela. Uso C através do MIKROC e ASSEMBLY em microcontrolador. Só quando não tem jeito que vai no CCS e XC8

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tiago NET disse:

Aprender várias coisas de uma vez, você não foca em nenhuma. Melhor pegar uma ferramente e focar nela. Uso C através do MIKROC e ASSEMBLY em microcontrolador. Só quando não tem jeito que vai no CCS e XC8

Não muda quase nada, se você conhece a arquitetura não afeta você em nada, eu usava apenas o XC8 e aprendi a usar mikroc em um dia apenas, se você conhece o microcontrolador e fácil usar suas ferramentas. Coloca o seu circuito ai e o código para gente ajudar você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Pereira de Souza disse:

Não muda quase nada, se você conhece a arquitetura não afeta você em nada, eu usava apenas o XC8 e aprendi a usar mikroc em um dia apenas, se você conhece o microcontrolador e fácil usar suas ferramentas. Coloca o seu circuito ai e o código para gente ajudar você.

UP -> AUMENTA TEMPO; DOWN -> DIMINUI TEMPO; START -> INICIA; LEF, RIGHT -> MENU. O código era do site microcontrolandos, mas o cara tirou a publicação.

Screenshot_21.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 23/03/2018 às 22:06, Tiago NET disse:

@aphawk Não mexo com CCS e nem MPLAB com XC8. Ambos não tem otimização de memória igual o MIKROC 

Qual sua fonte?E mesmo se for inferior aos outros compiladores,para seu caso seria suficiente.

 

Em 24/03/2018 às 11:09, Tiago NET disse:

Aprender várias coisas de uma vez, você não foca em nenhuma. Melhor pegar uma ferramente e focar nela. Uso C através do MIKROC e ASSEMBLY em microcontrolador. Só quando não tem jeito que vai no CCS e XC8

 

C é igual bicicleta,se você aprender andar em uma bicicleta,vai andar de outros modelos,algumas pode ser mais confortáveis e demora um pouquinho para pegar o ritmo,porém você conseguira andar ainda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Nao Sei disse:

Qual sua fonte?E mesmo se for inferior aos outros compiladores,para seu caso seria suficiente.

Pelo nível seu de arrogância este dai deveria ser extremamente fácil ,se demorar um dia para escrever tem problemas...

 

C é igual bicicleta,se você aprender andar em uma bicicleta,vai andar de outros modelos,algumas pode ser mais confortáveis e demora um pouquinho para pegar o ritmo,porém você conseguira andar ainda.

 

Qual valor está disposto a pagar?

Isso não é para mim. É para cliente que quer o mais rápido possível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 24/03/2018 às 23:34, Nao Sei disse:

Qual valor está disposto a pagar ?

Em 25/03/2018 às 00:04, Tiago NET disse:

Isso não é para mim. É para cliente que quer o mais rápido possível!

 

Pessoal, de novo aparecem interesses monetários .... já falei sobre isso acima !

 

 

Este é um Fórum para aprendizado, sem objetivo comercial.

 

Usar nossa boa vontade para fazerem negócios cheira mal, e quase sempre percebemos esse cheiro.

 

Se pretendem ganhar dinheiro em cima do conhecimento de vários membros que se dispôem a ensinar de graça, é melhor tirarem o cavalinho da chuva....

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo penso que estamos meios perdidos. O blog que Paulão te passou? O que nos diz dele? confesso que não baixei nenhum arquivo mas você devia fazê-lo. Talvez contatar o autor do blog sei lá...

 

Dica: pra algo rápido, fala pro seu cliente comprar um timer digital. Garanto que fica mais barato e menos estressante pra você e ele. Agora, se acha que isso vai tirar seu sustento, torça pra ele não estar te acompanhando e não decida pesquisar sobre timer digital

Chronograph-Timer-Digital-Cron-metro-Con

 

Corroborando o amigo Paulão e moderador, caso fosse pro teu aprendizado, conhecimento, progresso e afins, saiba que continuaríamos a te dar apoio ok? Mas eu (eu) até que não me importo muito de te ajudar a ganhar um trocadinho desde que demonstre interesse em aprender e use de alguma (ausente ate o momento) palavra mágica.

 

abç

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

 

 

Pessoal, de novo aparecem interesses monetários .... já falei sobre isso acima !

 

 

Este é um Fórum para aprendizado, sem objetivo comercial.

 

Usar nossa boa vontade para fazerem negócios cheira mal, e quase sempre percebemos esse cheiro.

 

Se pretendem ganhar dinheiro em cima do conhecimento de vários membros que se dispôem a ensinar de graça, é melhor tirarem o cavalinho da chuva....

 

Paulo

Uai meu caro esse é o mundo capitalista. Este é um Fórum para aprendizado, sem objetivo comercial: eu não vou pagar ninguém para fazer! Se eu vender ou não, ai já é comigo, não? Agora a questão de ganhar grana em cima de conhecimento grátis: fala isso para o pessoal do twitter que fizeram o bootstrap; jquery, babel, vuejs, etc. feitos com o conhecimentos de programadores disponiveis gratuitamente a quem quiser usar, até em projetos comerciais! 

 

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo penso que estamos meios perdidos. O blog que Paulão te passou? O que nos diz dele? confesso que não baixei nenhum arquivo mas você devia fazê-lo. Talvez contatar o autor do blog sei lá...

 

Dica: pra algo rápido, fala pro seu cliente comprar um timer digital. Garanto que fica mais barato e menos estressante pra você e ele. Agora, se acha que isso vai tirar seu sustento, torça pra ele não estar te acompanhando e não decida pesquisar sobre timer digital

Chronograph-Timer-Digital-Cron-metro-Con

 

Corroborando o amigo Paulão e moderador, caso fosse pro teu aprendizado, conhecimento, progresso e afins, saiba que continuaríamos a te dar apoio ok? Mas eu (eu) até que não me importo muito de te ajudar a ganhar um trocadinho desde que demonstre interesse em aprender e use de alguma (ausente ate o momento) palavra mágica.

 

abç

 

 

 

O cara lá usa CCS. eu uso MIKROC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Tiago NET disse:

fala isso para o pessoal do twitter que fizeram o bootstrap; jquery, babel, vuejs, etc. feitos com o conhecimentos de programadores disponiveis gratuitamente a quem quiser usar, até em projetos comerciais! 

 

Então, pede para eles fazerem para você, e seu problema estará resolvido, certo ?

 

E quem diase que o pessoal do Twitter nao ganha dinheiro quando alguém usa os códigos deles ???? 

 

Experimenta pedir para o Linus Torvald  fazer um Linux atendendo as suas necessidades .....

 

O mundo pode ser capitalista, mas não significa que devemos todos ser inocentes ( ou trouxas ) !

 

Nao me sinto bem em fazer tudo de graça para ver alguém ganhar dinheiro às minhas custas enquanto eu fico chupando dedo...

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Tiago NET disse:

Uai meu caro esse é o mundo capitalista. Este é um Fórum para aprendizado, sem objetivo comercial: eu não vou pagar ninguém para fazer! Se eu vender ou não, ai já é comigo, não? Agora a questão de ganhar grana em cima de conhecimento grátis: fala isso para o pessoal do twitter que fizeram o bootstrap; jquery, babel, vuejs, etc. feitos com o conhecimentos de programadores disponiveis gratuitamente a quem quiser usar, até em projetos comerciais! 

 

adicionado 2 minutos depois

O cara lá usa CCS. eu uso MIKROC!

O problema que você quer tudo pronto e  é arrongante

O bootstrap,jquery... são api,eles ajudam no  desenvolvimento web economizado tempo,porém se você não souber programar não vai adiantar nada.

Seu projeto é comercial,você atualmente não tem capacidade para fazer e em vez de procurar aprender a fazer,quer algo pronto,pode haver alguma pessoa com coração bom que vai fazer tudo para você,caso não apareça está pessoa você terá que aprende ou pagar alguém ou vai perder o negocio...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Tiago NET disse:

O cara lá usa CCS. eu uso MIKROC!

No meu . de vista penso que na sua condição isso não seria uma limitação e muitíssimo menos um impedimento. Ok o ccs tem suas peculiaridades mas o núcleo é igual. No caso tu haverias de rearranjar apenas a "periferia" literalmente.

Com um mínimo de de boa vontade, um pouco de entusiasmo e um objetivo um pouco maior, tua chance de sucesso se aproximaria de 100%.  Mas...

 

Tu me pareces inflexível e irredutível em suas (vãs) convicções. Por favor não te ofendas com nossa exposição dos pontos de vista profissionais. Aproveita a oportunidade pra refletir.

 

Marcou como resolvido? Peça pra moderador fechar. Autorizo edição/deleção dos meus posts

 

boa sorte

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Nao Sei disse:

Este é um Fórum para aprendizado, sem objetivo comercial: eu não vou pagar ninguém para fazer! Se eu vender ou não, ai já é comigo, não?

 

Mostra bem a tua maneira de pensar, Gérson. Não quer pagar para ninguém, mas também não quer aprender, quer apenas pegar um inocente que faça tudo para você ganhar dinheiro fácil. Eu me sentiria muito envergonhado em seu lugar.

 

Mas aprendizado significa você aprender para você mesmo fazer. Não significa que somos um bando de trouxas para fazer um projeto para você ganhar dinheiro fácil em cima dos outros.

 

Espero que você mude a sua maneira de pensar, ou sua vida será bem difícil.

 

Paulo

 

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...