Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como medir fonte chaveada de maneira segura


mlegnari

Posts recomendados

Pessoal, eu sei devemos respeitar a tensão máxima de medida do osciloscópio, por exemplo 350volts vpp,  mas porque não se pode medir uma fonte chaveada diretamente sem o trafo isolador? A alta frequência 5khz para mais do trafo da foge chaveada traz quais riscos ao aparelho? 

 

Eu fiz um trafo de ferrite 12v dc para 220, chaveando com mosfet a 20khz, com diodo rápido carrego um capacitor poliester 400v 2uf, preciso de mexer no ciclo do mosfet e ver se carrega mais rápido ou não, pensei em utilizar o osciloscópio, como proceder? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O lance do trafo isolador é pra quando fosse medir o primario. Nem precisa dele se você me prometer não ser adepto do... fio terra (...!??). É isso. retire o 3º pino pra usar osc do lado da rede

E quanto à freq ..ndv...

 

Quem define a Vmáx é a ponteira também. Verifique a da sua. Eu (eu) sempre gosto de ponteira 1/10.

 

Se quiser medir Vdc mais alta, considere divisor resistivo com valores altos (pero no mucho). A resistência (impedância) da ponteira/entrada do osc devem entrar na conta.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...