Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Recomendação de curso de programação C/C++ para Arduino


Posts recomendados

Olá pessoal, estou aqui porque iniciarei meus estudos para futuras prototipagens envolvendo o Arduino e como sei que para programar ele você precisa ter conhecimento em C e C++ acabei pesquisando no Udemy alguns cursos que estão em promoção e com boa aceitação, além de serem bem "completos" e acabei achando este aqui. Para quem mexe ou já mexeu no Arduino poderia me dizer se recomendam esse curso? Pois além dele, já estou com dois livros muito bons com relação a Arduino e seria até um plus. Eu sei que existem algumas diferenças entre o que a programação do Arduino pede para o que está neste curso, mas acredito que estudando esse curso eu terei mais vantagens em programar, além de eu estar aprendendo uma nova linguagem (estou tmb estudando web desenvolvimento em um curso tmb da Udemy que peguei na promo). Desde já agradeço e ao ADM, se estiver no tópico errado, me desculpe!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alberth OC ,

 

Você tem de olhar o Arduíno como um simples microcontrolador Atmega328P junto com um conversor USB-serial para facilitar a programação. Mais nada além disso. Existem outros modelos de Arduíno, usando outros microcontroladores da Atmel, e no final a programação é semelhante.

 

A linguagem que você irá programar pode ser qualquer uma. Eu por exemplo programo ele em Basic e um pouco de Assembly.

 

Detalhe : não sei nada , nada mesmo sobre C ou C++, e faço coisas com esses microcontroladores que são impossíveis de se fazer apenas usando  C/C++. É nessa hora que entra o Assembly para as pequenas e rápidas tarefas que muitas vezes fazem a diferença em um projeto.

 

Resumindo : é bem melhor conhecer o hardware do microcontrolador a fundo, do que se especializar numa linguagem de programação de alto nível, e isso inclui conhecer assembly para poder controlar o hardware.

 

Pode usar também uma IDE como o AVR Studio, ou programar na linguagem própria do Arduíno, que vem na IDE do Arduíno. Mas sugiro primeiro conhecer bem o hardware para você saber o que pode ser feito !

 

Aguarde outras opiniões ...

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como aphawk disse, o correto e você dominar a parte de hardware dos microcontroladores, eu recomendaria que você focasse em estudar eletrônica digital e analógica, para você ter uma base para estudar um hardware de um microcontrolador e suas aplicações. Eu falo isso por experiência própria, mesmo hoje, eu estudando bastante eletrônica analógica e digital dependendo do que eu tenho que projetar com um uC as vezes encontro umas dificuldades. Eu recomendo a você dois fabricantes de microcontroladores, dos quais são os mais conhecido do mercado, ATMEL e MICROCHIP, ambos tem ótimos microcontroladores. No site da Microchip você encontra o IDE para ambos microcontroladores, os dois podem ser programado em assembly e C. A vantagem da placa Arduino e a sua facilidade de programar e montar protótipos, entre tanto, para quem deseja aprender eu não recomendaria ir direto com Arduino, já que você não vai aprender muito, devido as facilidades com o mesmo, porém, se não for por fins de aprendizagem em eletrônica eu recomendaria muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal, eu esqueci de mencionar que eu já tenho técnico em mecatrônica e estou fazendo engenharia de automação, logo os princípios básicos de elétrica e eletrônica eu já tenho. Estou querendo fazer esse curso que citei pelo conteúdo grande que possui e por ter conceitos teóricos tmb de eletrônica como portas lógicas.

 

E já estou começando tmb a pesquisar sobre assembly como o colega @Lucas Pereira de Souza citou, infelizmente estou no sexto semestre e só agora que começa a faculdade pra valer no sentido dos conteúdo serem focados em engenharia, como não quero ficar pra trás quando eu me formar quero por já começar a fazer os corres sozinhos, pois já sei que faculdade só quer que você pague a ela por uma folha que prove que você é "apto" a trabalhar na área.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...