Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CD4017 existem outras opções?


Posts recomendados

Tenho usado o circuito 4017 com sucesso, e tenho gostado muito dele, minha dúvida é se existem outras opções (com mais e menos saídas)

As vezes preciso fazer um projeto pequeno e não preciso das dez saídas, e penso que poderia existir um CI com menos pernas e a mesma função...(mas com menos saídas)

Excluindo que:

Já sei que posso cascatear vários 4017 para obter maior número de saídas...

Já sei que posso "jumpear" um 4017 para usar menos saídas dele.

Já sei que pode ser feito o uso de microcontroladores para tal função.

 

Enfim minha dúvida é saber se existem versões "prontas" maiores e menores do 4017.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

. de vista...

Me permita observar que como você mesmo observou, já tens todas as respostas. E como já procurou (né?!) e não achou algo similar, este continua sendo de longe a melhor opção devido à sua versatilidade (pra fazer ledinho acender um atrás do outro que fofinho kk). E mesmo se achasse algo como, penso que não valeria a pena pois como já procurou (né?!) e não achou facilmente, mesmo se achasse este seria parente de uma mosca branca (2ª vez que falo nela hj.. acho)

De novo, . de vista

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se sua ideia é algo que conte pulsos, realmente não sei nada melhor do que ele.

 

Mas se o seu problema é acionar um monte de saídas, usar o 74hc595 é uma excelente opção, pois também podem ser cascateados e facilmente controlador por um microcontrolador.

 

Eles são muito usados nesses displays matriciais de Leds, tipo letreiro luminoso.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do 4017 existe o 4022 com 8 saídas, mas não muda muita coisa já que este também tem 16 pinos. 

Dois deles ficam desligados. 

 

Outras opções seriam os 74154(ttl) e o 4067(cmos) com 16 saídas e o 4028 com 10 saídas, a diferença é que esses não tem o contador embutidos, precisam de um contador externo como os 4029, 4024 ou 40193. A vantagem é que podemos alterar o sentido da contagem apenas mudando o estado da entrada do contador. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Outras opções seriam os 74154(ttl) e o 4067(cmos) com 16 saídas e o 4028 com 10 saídas, a diferença é que esses não tem o contador embutidos, precisam de um contador externo como os 4029, 4024 ou 40193. A vantagem é que podemos alterar o sentido da contagem apenas mudando o estado da entrada do contador. 

Valeu muito obrigado pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

mosca branca 

E por falar nisso, me lembrei de uma. Vou comentar apenas por curiosidade. 

Existe/existiu um ci chamado AN5010 fabricado pela Panasonic, ele tem 14 saídas e entradas de clock up/down. 

Servia pra selecionar os canais das TVs dessa marca antes de inventarem o controle do varicap por PWM. 

Encontrei um desses em um vídeo K7 japonês da década de 80, de fato tem funcionamento bem semelhante ao 4017.

O único datasheet que encontrei está em japonês, mas da pra se ter uma ideia de como o integrado funciona.

AN5010.pdf

Ainda não tive uma ideia de usá-lo para alguma coisa, o meu ainda está lá na placa original.

AN5010_grande.jpeg?v=1382483733

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...