Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BloodCeltics Lopes

CD4017 existem outras opções?

Recommended Posts

Tenho usado o circuito 4017 com sucesso, e tenho gostado muito dele, minha dúvida é se existem outras opções (com mais e menos saídas)

As vezes preciso fazer um projeto pequeno e não preciso das dez saídas, e penso que poderia existir um CI com menos pernas e a mesma função...(mas com menos saídas)

Excluindo que:

Já sei que posso cascatear vários 4017 para obter maior número de saídas...

Já sei que posso "jumpear" um 4017 para usar menos saídas dele.

Já sei que pode ser feito o uso de microcontroladores para tal função.

Enfim minha dúvida é saber se existem versões "prontas" maiores e menores do 4017.

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

. de vista...

Me permita observar que como você mesmo observou, já tens todas as respostas. E como já procurou (né?!) e não achou algo similar, este continua sendo de longe a melhor opção devido à sua versatilidade (pra fazer ledinho acender um atrás do outro que fofinho kk). E mesmo se achasse algo como, penso que não valeria a pena pois como já procurou (né?!) e não achou facilmente, mesmo se achasse este seria parente de uma mosca branca (2ª vez que falo nela hj.. acho)

De novo, . de vista

abç

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se sua ideia é algo que conte pulsos, realmente não sei nada melhor do que ele.

Mas se o seu problema é acionar um monte de saídas, usar o 74hc595 é uma excelente opção, pois também podem ser cascateados e facilmente controlador por um microcontrolador.

Eles são muito usados nesses displays matriciais de Leds, tipo letreiro luminoso.

Paulo

Editado por aphawk
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@BloodCeltics Lopes ,

Aqui eu ensino a usar ele e outros CI's interessantes para uso com Leds e matrizes :

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Além do 4017 existe o 4022 com 8 saídas, mas não muda muita coisa já que este também tem 16 pinos. 

Dois deles ficam desligados. 

Outras opções seriam os 74154(ttl) e o 4067(cmos) com 16 saídas e o 4028 com 10 saídas, a diferença é que esses não tem o contador embutidos, precisam de um contador externo como os 4029, 4024 ou 40193. A vantagem é que podemos alterar o sentido da contagem apenas mudando o estado da entrada do contador. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Mestre88 disse:

Outras opções seriam os 74154(ttl) e o 4067(cmos) com 16 saídas e o 4028 com 10 saídas, a diferença é que esses não tem o contador embutidos, precisam de um contador externo como os 4029, 4024 ou 40193. A vantagem é que podemos alterar o sentido da contagem apenas mudando o estado da entrada do contador. 

Valeu muito obrigado pelas dicas

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

mosca branca 

E por falar nisso, me lembrei de uma. Vou comentar apenas por curiosidade. 

Existe/existiu um ci chamado AN5010 fabricado pela Panasonic, ele tem 14 saídas e entradas de clock up/down. 

Servia pra selecionar os canais das TVs dessa marca antes de inventarem o controle do varicap por PWM. 

Encontrei um desses em um vídeo K7 japonês da década de 80, de fato tem funcionamento bem semelhante ao 4017.

O único datasheet que encontrei está em japonês, mas da pra se ter uma ideia de como o integrado funciona.

AN5010.pdf

Ainda não tive uma ideia de usá-lo para alguma coisa, o meu ainda está lá na placa original.

AN5010_grande.jpeg?v=1382483733

Editado por Mestre88
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você também pode usar um decodificador BCD de 4 bits para DECIMAL de 10 linhas, tipo 7442, com um contador do tipo 4510 na entrada, ou qualquer outro...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais