Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Inversor de 12v/110v


Posts recomendados

maxresdefault.thumb.jpg.b2043f193ce5932d5bb75e64a0c5fdee.jpg

 

olá amigos peguei esse inversor pra fazer, até ai tudo bem, a questão eh q um lado dos irf esquenta assim q alimento o circuito, ele funciona normal mais enquanto um lado ja esta quente o outro esta gelado, estou usando transformador de fonte de computador e peguei os dois enrolamentos q fazer o 5v na fonte de computador, no caso os dois fios q vão no maior transistor da fonte, usei 6 irf2805 pra cada um tem um resistor de 50ohms pra igualar a carga, do mais nao sei dizer ainda o que pode estar errado, meu colega disse q pode ser q o transformador esteja menos volta de um lado doq do outro, nao sei se tem alguma coisa a ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Filipe Gomes da Silva disse:

maxresdefault.thumb.jpg.b2043f193ce5932d5bb75e64a0c5fdee.jpg

 

olá amigos peguei esse inversor pra fazer, até ai tudo bem, a questão eh q um lado dos irf esquenta assim q alimento o circuito, ele funciona normal mais enquanto um lado ja esta quente o outro esta gelado, estou usando transformador de fonte de computador e peguei os dois enrolamentos q fazer o 5v na fonte de computador, no caso os dois fios q vão no maior transistor da fonte, usei 6 irf2805 pra cada um tem um resistor de 50ohms pra igualar a carga, do mais nao sei dizer ainda o que pode estar errado, meu colega disse q pode ser q o transformador esteja menos volta de um lado doq do outro, nao sei se tem alguma coisa a ver

 

É o transformador ou os pulsos desbalanceados.

Se os pulsos estão desbalanceados, isso causa uma corrente DC no transformador que termina saturando e faz esquentar mosfets.

Bobinas maiores de um lado faz o mesmo efeito. 

 

Embora um núcleo destes possa fornecer até uns 400 watts, o que drena mais de 30 amperes da bateria....a corrente que os faz magnetizar o núcleo, é muito baixa cara. Menor que 3 amperes. Qualquer desbalanceamento nos pulsos ou nas bobinas faz essa corrente magnetizante aumentar acima dos 3 amperes. É aí que mora o perigo da saturação. Daí pode esquentar e até mesmo explodir mosfets.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também penso que possa ser que o ampop tenha pouca capacidade de corrente pra acionar o gate. Também verifique se a freq não está muito baixa.

Penso que é melhor pegar o enrolamento que faz o 12V

Se puder/achar que deve publique em forma de simbologia ao invés de ci dip. Fica mais .. digamos .. rico

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, albert_emule disse:

 

É o transformador ou os pulsos desbalanceados.

Se os pulsos estão desbalanceados, isso causa uma corrente DC no transformador que termina saturando e faz esquentar mosfets.

Bobinas maiores de um lado faz o mesmo efeito. 

 

Embora um núcleo destes possa fornecer até uns 400 watts, o que drena mais de 30 amperes da bateria....a corrente que os faz magnetizar o núcleo, é muito baixa cara. Menor que 3 amperes. Qualquer desbalanceamento nos pulsos ou nas bobinas faz essa corrente magnetizante aumentar acima dos 3 amperes. É aí que mora o perigo da saturação. Daí pode esquentar e até mesmo explodir mosfets.  

 

 

então, devido a saida do ci ser em alta frequencia meu multimetro nao mede exatamente, mais pelo que eu vi um lado da uma tensão maior q o outro, os componentes sao os mesmos, não sei o que faer, no pé do ci as saidas sao identicas, mais depois q passa por aquele transistor e resistor, ficam diferentes

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Também penso que possa ser que o ampop tenha pouca capacidade de corrente pra acionar o gate. Também verifique se a freq não está muito baixa.

Penso que é melhor pegar o enrolamento que faz o 12V

Se puder/achar que deve publique em forma de simbologia ao invés de ci dip. Fica mais .. digamos .. rico

abç

olá obrigado pela atencão, a frequencia é de 50khz, esse transforamdor trabalhar até 100khz, é usado o enrolamento do 5v, pois é o q tem mais corrente na fonte de computador, a tensão chega aos 110v em uso, em aberto ela sobe bastante, chega aos 480v, mais isso porque eu ainda nao alimentei o pino 3 do ci, q controla a tensão de saida, a questao, é q um lado do acionamento dos gates está diferente do outro, queria saber o que fazer, se devo usar um transistor pra amplificar esse sinal, usando o emissor dele como entrada e o coletor como saida pros mosfet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Filipe Gomes da Silva disse:

usar um transistor pra amplificar esse sinal

Sim veja algo como isso...

9770-2005feb14_amd_nt03.jpg

 

2 horas atrás, Filipe Gomes da Silva disse:

é usado o enrolamento do 5v, pois é o q tem mais corrente na fonte de computador

Mesmo assim continuo achando que é melhor você ligar no enrolamento 12V...

Um motivo...:

2 horas atrás, Filipe Gomes da Silva disse:

em aberto ela sobe bastante, chega aos 480v,

 

2 horas atrás, Filipe Gomes da Silva disse:

a questao, é q um lado do acionamento dos gates está diferente do outro

Troque os acionamentos pra ver se o calor/problema  troca de lugar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim veja algo como isso...

9770-2005feb14_amd_nt03.jpg

 

Mesmo assim continuo achando que é melhor você ligar no enrolamento 12V...

Um motivo...:

 

Troque os acionamentos pra ver se o calor/problema  troca de lugar

troquei aconteceu exatamente isso, o calor passa pro outro lado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...