Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ao renomear pastas


GabrielFA

Posts recomendados

Bom dia a todos. Estou tendo um problema estranho aqui e gostaria de ver se alguém sabe o que pode ser. Há alguns dias notei (porém não sei ao certo quando pode ter começado) que após renomear uma pasta uma vez, se tento renomeá-la novamente recebo uma mensagem dizendo que a ação não pode ser concluída porque o arquivo ou pasta está aberto em outro programa (vide imagem).

 

Sei que às vezes algum programa fica "travado" como aberto no Gerenciador de Tarefas, como Word ou Excel, mas logo que aconteceu já verifiquei essa possibilidade só por garantia, apesar de não ter aberto nenhum programa quando fui renomear. Fiz o teste em outras pastas em outros locais, como Área de Trabalho e Documento, até em outras partições (do mesmo disco) e acontece quase sempre a mesma coisa: renomeio uma vez sem problemas e na segunda vez o aviso aparece. Desconfio que seja justamente o serviço que gerencia o ato de renomear uma pasta que esteja com problemas, mas se for o caso não sei como forçar a parada do mesmo.

 

Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço. Por garantia, estou correndo o Malwarebytes no computador e aguardando o resultado, mas a proteção real está sempre ligada então não sei se vou achar algo. Desde já agradeço a ajuda!

1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Ricardo, mas não é o antivírus. Acontece com pastas de todos os locais e somente na segunda vez que tento renomear (a primeira vez que renomeio ele dá um travada de 1 seg e completa a ação). A menos que o antivírus esteja me seguindo e escaneando em tempo real tudo que eu renomeio (e logo em seguida, bloqueando, o que não faz sentido), não é culpa dele. Aliás, a verificação não retornou nada. Notei que tenho uma lista bem grande de svchost.exe no meu Gerenciador de Tarefas, um indicativo que já apareceu no passado comigo e só resolvi formatando (não tive paciência pra procurar qual ou quais serviço(s) estava(m) duplicando ou ficando aberto desnecessariamente). Não sei se o problema está relacionado, mas se alguém sugerir que pode ser, eu vou um por um (...) e analiso. Se alguém souber o nome de algum gerenciador de tarefas que dê mais detalhes do que o do Windows (sei que existem alguns, mas aceito recomendação do melhor), vai ser de boa ajuda. Aí posso analisar com mais calma. Também lembro vagamente sobre um programa que "investiga" programas que possam estar usando um arquivo, tipo o Unlocker faz, mas ao invés de só liberar o arquivo, ele mostra ao usuário qual o programa que o está segurando. Também aceito essa opção se alguém souber de qual programa estou falando.

EDIT: esqueci de comentar sobre o renomear no prompt de comando. Não tentei a opção, vou fazer o teste. Mas o Unlocker não conseguiu depois que o problema apareceu, apenas sugeriu tentar na reinicialização do computador (nem a pau que vou reiniciar pra renomear xD).

EDIT2: pelo cmd renomeou sem titubear várias vezes. Tá no explorer a treta... :/

EDIT3: renomeei pelo Explorer novamente pra testar se parava o problema e continuou a não deixar. Pra piorar, depois que o problema apareceu, o cmd também não funcionou mais. "Acesso negado" quando tento. Belezura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, f_neto, mas essa foi uma das primeiras coisas que tentei. xD Mesma coisa, repetida agorinha mesmo pra confirmar. Primeira vez que renomeio, tudo certo. Segunda vez, "Ação não pode ser concluída". :(

EDIT: bem interessante o programa, mas não ajudou muito. Analisei um a um os processos abertos nele e ao que tudo indica nenhum dos svchost.exe é malicioso (apesar de que muitos parecem similares, referentes à serviços locais, mas são todos da Microsoft). Continuo na esperança de que alguém tenha tido problema similar e resolvido... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que tiver um tempo pra fazer todas as etapas faço isso, obrigado Ricardo. Posto aqui assim que tiver os resultados. Por hora, notei que o Explorer definitivamente está afetado, pois o problema também se estende ao mover pastas. Não consigo mover pelo mesmo motivo ("Não pode ser concluída porque está aberto em outro programa"), porém se copio e colo na outra e depois deleto a original fica tudo certo. Algo de errado não está certo... Mas vamos descobrir o que é!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/15/2018 às 22:10, f_neto disse:

Enquanto não soluciona, use um Gerenciador de Arquivos alternativo, como o Explorer++

Obrigado pela sugestão. Baixei e achei bem interessante, porém esbarra no mesmo problema. Segunda vez que renomeio: não concluída. Também tentei tornar ele o Gerenciador de Arquivos Padrão nas opções deles, ia tentar reiniciar e ver se só com ele dava certo. Quando tento, diz para verificar se tenho privilégios de administrador... Vontade de enfiar um foguete no... do computador quando faz essas perguntas idiotas, único usuário/administrador do computador sou eu e ele sabe disso! É fogo, ainda sem resultado. Não fiz o teste do Ricardo ainda, vou na esperança amanhã de que resolva... smh

EDIT: encontrei o vilão (ou o inconveniente no mínimo). Malwarebytes de fato era o problema, foi o primeiro que reabilitei para uma segunda reinicialização e já começou o problema de novo. Fechei ele direito na área de notificação (um dos motivos pelo qual gosto dele, não fica enchendo o saco e dá pra fechar como qualquer outro programa) e sumiu o problema, voltei a renomear e mover pastas sem problemas. Abri ele novamente e por enquanto o problema não apareceu, mas se voltar a aparecer vou tentar reiniciá-lo novamente e ver se resolve. Persistindo, faço uma instalação limpa dele. Muito obrigado pela ajuda de todos, podem dar por encerrado esse tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...