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Enrolando AutoTransformador, com problema


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Olá Galera!!

 

Eu comprei um autotransformador só que ele deu um problema. Quando ligo a tomada na entrada dele a energia caí e começa a esquentar tudo. É como se estivesse juntando positivo e neutro.

Daí resolvi abrir e desenrolar ele para ver se achava o problema. Mas não entendi muito bem as ligações dos fios, parece mesmo que estão interligados positivo e neutro junto.

Ele funcionou por uns 50min e daí parou com esse problema.

 

Ele tem um enrolamento embaixo com um fio mais fino e um enrolamento por cima com um fio mais grosso, não tinha isolamento entre os 2, é assim mesmo ?

Uma tomada (Entrada) de 70v e uma tomada (Saída) de 127v

 

Queria saber onde ligo as pontas dos fios depois de enrolado.

 

A ponta inicial do fio fino (primario) esta ligado em um 1 plug da tomada entrada(70v) e 1 plug da tomada Saída(127).

A ponta final do fio fino (primario) esta ligado a ponta inicial do fio grosso(secundario) continuando o enrolamento por cima do fio fino(primario) e ao outro plug da tomada entrada(70v)

A ponta final do fio grosso (secundario) esta ligado ao outro plug da tomada saída(127v)

 

Estava assim quando desenrolei.

 

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@Bob Isponja , por acaso sabe da diferença entre um transformador e um autotransformador? Está confuso entender seu post . Seu título cita um autotransformador e a descrição fala de secundário... por mais que se pareçam não são iguais, é o mesmo que falar da gravidez de um travesti.

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@Sérgio Lembo Eu falei de primario e secundario me referindo ao primeiro enrolamento com um fio mais fino por baixo e um outro enrolamento continuado com um fio mais grosso, mas juntos sem isolamento entre eles. Achei que fosse esse os termos.

 

Foi feito com entrada 70v e saida 127v. Pois instalei uma bomba dágua a 250m da rede eletrica, daí só chega 70v nessa distância, e preciso de 127 para bomba funcionar legal.

 

@Mestre88  , eu sou burro nisso rsrs, primeira vez que mexo com isso, não sei o que é tap central e tal.

 

Deixei a ponta do fio mais fino pra fora e fui enrolando ele primeiro, depois fiz a emenda com o fio mais grosso deixando a ponta da emenda pra fora. 

Continuei enrolando o fio mais grosso por cima do fio mais fino sem isolamento entre eles.

Daí coloquei um pedaço de fio na ponta do fio mais fino (ponta inicial) e um pedaço de fio na ponta da emenda que fiz com o fio fino e fio grosso, formando a tomada da entrada.

Coloquei um pedaço de fio tambem na ponta do fio mais fino(ponta inicial) e um pedaço de fio na ponta final do fio grosso, formando a tomada da saída.

Seria isso ??

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O correto seria um fio de maior bitola nesses 250m, mas entendo que isso não sai barato.

2 perguntas:

- Essa sua bomba só funciona em 127V ou tem como passar para 220V?

- você tem 220V disponíveis?

Estou perguntado essas coisas porque se for possível passar esse motor para 220V e houverem 220V no local obterás duplo benefício.

 

adicionado 5 minutos depois

Na carcaça do motor ou na tampa da caixa elétrica do motor costuma ter uma etiqueta metálica com uma tabela de números. Fotografe e poste.

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@Sérgio Lembo  Pois é coloquei fio 6mm e não resolveu, agora colocar tipo fio 10mm vai ficar muito caro e tambem não sei se vai revolver.

Mas a bomba pode sim ser passada para 220v e tenho disponível na rede 220v. Mas se passar para 220v ao final dos 250m de fio a tensão também deve cair ficando abaixo de 220v, ou não cai estando em 220v ?? Se chegar menos de 220v a bomba tambem nao funciona.

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Se hoje está perdendo 50V na fiação, usando 220V essa perda deverá ser menor que 25V, podendo até mesmo ficar menor que 20V. Digo isso porque um motor subalimentado, 70V no ligar de 127V não consegue alcançar a velocidade nominal, por conta disso sua impedância fica menor que a esperada, a máquina fica em eterna condição de partida, o que acaba tornando a resistência da linha mais significativa ainda. Observe no gráfico abaixo o quanto bebe de energia o motor enquanto não atinge sua rotação de trabalho.

Motor-I-rpm-Curva.pngPassando para os 220V a corrente nominal cai pela metade, a corrente de arranque tb cai pela metade, fica mais fácil alcançar a velocidade nominal que é quando o motor apresentará seu menor consumo de corrente.

Só mais uma coisa: quando fizer a modificação, não se limite a ver a tensão na entrada do motor. verifique também a tensão de saída do seu quadro de luz antes e depois que o motor partiu. Faça um reaperto dos parafusos dos seus disjuntores. Mesmo que esteja tudo em ordem, no mínimo ganha uma manutenção preventiva. Aguardo pelos resultados, boa sorte.

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@Sérgio Lembo  Obrigado pela explicação. Fico com essa alternativa guardada rsrs.

Eu acabei comprando outro AutoTransformador, dessa vez comprei de 120v para 220v da UPSAI de 3000va. Antes tinha mandado fazer de 70v para 127v de 1kw, e acabou queimando.

Proximo a bomba ele deu somente 65v. Levei ele mais longe, a 100 metros da bomba e deu então 137v.

Entra 116v e sai 212v com a bomba desligada, é como se fosse uma tensão falsa. Quando ligo a bomba aí sim fica estável chegando 137v na tomada da bomba, que funciona normalmente, sem nenhum problema notado.

Agora outra pergunta: A bomba é 127v, posso ter problemas na bomba se ficar com essa tensão um pouco a cima, com 137v ?

valeu!!

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Sua solução me faz lembrar a anedota do alfaiate:

Uma pessoa muito simples ficou guardando moedinha por moedinha na vida. Seu sonho: ter um terno de alfaiate, andar como um doutor. Quando conseguiu a poupança, lá foi ele tirar as medidas para o terno. Dias depois foi retirar o terno. Durante as prova, reclamou que uma manga estava mais curta que a outra. Respondeu o alfaiate:

_ É que o senhor não tem prática, uma pessoa distinta, de classe anda com um ombro mais erguido que o outro - e ensinou o truque.

_ E a bainha da calça que está desigual?

_ Calma, retrucou o alfaiate, também lhe ensinarei o andar marchador que distingue os homens de sucesso dos simples mortais - e ensinou o andar marchador.

Minutos depois, lá estava ele, andando pela calçada, orgulhoso do seu terno. Duas senhoras cruzaram com ele e comentaram entre si:

_ Coitado daquele senhor, notou como anda todo torto?

_ Notei sim, deve ter sido difícil cortar aquele terno. Muito bom o alfaiate.

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3 horas atrás, Bob Isponja disse:

Agora outra pergunta: A bomba é 127v, posso ter problemas na bomba se ficar com essa tensão um pouco a cima, com 137v? 

Problemas não, mas terá um grande disperdicio de energia elétrica. 

Está gastando o triplo da energia necessária pra alimentar esse motor. 

Se tem a tensão de 220V disponível pra que comprar um auto transformador pra fazer isso? 

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@Mestre88 Valeu pela resposta. Como eu disse a distancia é bem longa e a fiação não é a adequada para essa distância, o que esta ocasionando uma perda boa de tensão, assim a bomba não funciona com força maxima e a água não chega ao final dos 250m de mangueira, subindo, o que força mais a bomba pra atingir sua força maxima.

Acredito que passando pra 220v tambem teria perda e a bomba não funcionaria no maximo, assim não resolveria tambem.

E pra fazer essa mudança eu teria que achar um eletricista na cidade disponivel para ir até o Sítio na zona rural a 80km de onde moro, pois não sei mexer com eletricidade.

Então fui pelo caminho mais fácil e que eu tinha mais certeza que iria funcionar. Passei na loja comprei o transformador, levei para o sítio, liguei as tomadas e pronto, bomba funcionado com força total e água chegando ao seu destino rsrsrs.

Quanto ao gasto de energia, a bomba vai funcionar muito pouco, apenas para manter a caixa dágua da casa cheia. Levo minha vida na cidade, o sítio é apenas para passar algum final de semana, ou feriado.

Mas obrigado por avisar, vou ficar de olho se o gasto de energia vai ser elevado.

 

@Sérgio Lembo  Legal a historinha, gostei :) obrigado a você tambem pelos esclarecimentos.

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Piadinhas a parte, tem uma coisa que você não percebeu, talvez eu devesse ter te esclarecido antes. Um fio de 6mm² conduzindo 220V tem a mesma capacidade de conduzir potência que um fio de 12mm² conduzindo 110V. Quanto a mudar a tensão do motor, não é difícil, basta tirar uma foto da caixa de ligação do motor que será fácil te orientar. Se disse que lá chegam apenas 70V, isso significa que tens um multímetro e sabe como utilizá-lo. Não será difícil para ti identificar os 220V no painel elétrico para remetê-lo ao motor. O que tens no momento é um sistema torto, igual ao terno da piada.

Observe na tabela abaixo que seus 6mm² são suficientes para tocar seu motor em 220V numa distância de 250m. Como essa tabela é para motores trifásicos e seu motor é monofásico, multiplique a potência do seu motor por 1,7 e aplique na tabela. No caso de um motor de 0,5cv x 1,7 = 0,85cv para uso dessa tabela trifásica.

Tabela+fios.jpg

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@Sérgio Lembo  Entendi. No meu caso, estou usando no momento um motor de 1cv, o que daria 1,7 na tabela, necessitando de um fio 10mm. Acho que tambem teria perda de tensão e possivelmente a bomba não funcionaria no seu maximo, assim a água não chegaria. Funcionando com força total estou com uma vazão de 100 litros por hora, vazão pequena a meu ver, mas como não vou morar la, e o gasto de água vai ser pequeno, é suficiente. Talvez mas pra frente eu pense em por um motor mais forte, um 3cv, pra ter uma vazão maior, precisaria de um fio 16mm, olhando a tabela. Acho que o transformador não foi tão ruim assim rsrs. Obrigado cara!

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