Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CONTROLE de tensão sobre um bloco peltier


LuizHMMM

Posts recomendados

Olá pessoal me sugeriram um circuito de controle de potência de um bloco de células peltier para esquentar uma cx. térmica. a configuração utiliza um seguidor emissor , no qual a entrada é o controlador que manda 0 a 5v na entrada do Amp.op e esta tensão também é submetida a célula peltier(4,4V máxima) . entretanto , preciso aumentar o delta entre os lados , uma vez que o conjunto de células peltier( 2 células em paralelo) apenas fica "morno" elevando a cx. térmica para apenas 34ºC. O conjunto drena 5A do mosfet máximo (já testado) , ou seja 2,5A por célula

 

Entrando mesmo aumentando INQ para 6 a 10V a queda na célula está meio que fixada e não passa de aproximadamente 5V, gostaria de saber o porque...

 

anexei também o datasheet desta célula e tracei aonde mais ou menos estou no meu gráfico , no ponto verde. Penso comigo que preciso aumentar a corrente sem mexer na tensão para aumentar o DT certo para aumentar a temp.? Estou em dúvida se aumentando o Qw também eu consigo maiores temperaturas... 

 

O que devo modificar no circuito? 

 

 

 

( não estou levando em conta o sistema derefrigeração e tudo é suprido por uma fonte ATX 

loll.PNG

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquecer com peltier não me parece ser muito intelig..interessante. Algumas resistências ou lâmpadas daria um resultado mais satisfatório. Mas cada mania com seu lôco.

 

No seu caso penso que o mosfet tá aquecendo: coloca ele pra ajudar... É melhor colocar o mosfet pro gnd... E de novo.. lâmpadas, resistências e afins...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...