Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDD antiga para os padrões SATA


Visitante

Posts recomendados

Pessoal, 

 

Meu PC atual tem uns 10 anos já e minhas hds nele são velhas ou até mais que esse tempo, mas tem muito arquivo meu lá e não estava agora afim de comprar uma HD nova e sim trazer para o meu PC atual.

 

Eu já vou comprar uma SSD para sistema e os meus programas e queria usar essas HDs apenas para armazenamento do que eu ja tenho ao longo de todos esses anos, mas pelo que eu pude perceber, as placas mae de hj em dia não tem mais IDE (acho que é esse o padrão de HD velha né?)

 

Existe conversor? Alguma coisa que eu consiga utilizar essas minhas HDs velhas?

 

Obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PedraX disse:

 

 

Desculpa a ignorância, mas é isso aqui ?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752937021-conversor-adaptador-ide-para-sata-e-sata-ide-bidirecional-_JM

 

Liga a IDE, o cabo de energia e SATA nisso aí ? Ai reconhece a HD normalmente?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Snayperskaya disse:

Sugiro que compre um adaptador SATA -> USB3 e copie os dados para um HD novo. HDs antigos são mais susceptíveis à falhas quando usados em adaptadores.

 

 

Por enquanto não estou pensando em comprar uma HD nova, tudo bem se falhar, um dia no futuro eu compro uma nova e passo dessa antiga para a nova

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Luiztosi disse:

 

 

Por enquanto não estou pensando em comprar uma HD nova, tudo bem se falhar, um dia no futuro eu compro uma nova e passo dessa antiga para a nova

 

obrigado

 

O maior problema são os seus dados. Se você não se importa de perdê-los, beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Snayperskaya disse:

 

O maior problema são os seus dados. Se você não se importa de perdê-los, beleza.

 

De alguma forma esse adpatador danificaria a HD? Por que entendo ele não funcionar direito e comecar a ter problema de leitura na HD, mas se ele danifica são outros 500 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Luiztosi disse:

 

De alguma forma esse adpatador danificaria a HD? Por que entendo ele não funcionar direito e comecar a ter problema de leitura na HD, mas se ele danifica são outros 500 

 

HDs usam peças mecânicas, que são propensas à falhas. Esses adaptadores baratinhos costumam ter problema na entrega de energia, que pode acabar sendo letal para o disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Snayperskaya disse:

 

HDs usam peças mecânicas, que são propensas à falhas. Esses adaptadores baratinhos costumam ter problema na entrega de energia, que pode acabar sendo letal para o disco.

 

 

Mas sendo realista, isso eh uma possibilidade ? Eh uma certeza ? Ou poucas chances...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Snayperskaya disse:

HDs usam peças mecânicas, que são propensas à falhas. Esses adaptadores baratinhos costumam ter problema na entrega de energia, que pode acabar sendo letal para o disco.

Desculpe , mas a energia do HD continua sendo feita normalmente direto do conector do fonte. A energia que entra na plaquinha é somente para energizar o circuito, os dados passam diretamente da IDE para a SATA, nada salvará os dados se o HD estiver mesmo com problemas. Realmente nunca testei esse tipo de plaquinha adaptadora, mas se fosse problemática não continuaria vendendo, está há muitos anos no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, PedraX disse:

Desculpe , mas a energia do HD continua sendo feita normalmente direto do conector do fonte. A energia que entra na plaquinha é somente para energizar o circuito, os dados passam diretamente da IDE para a SATA, nada salvará os dados se o HD estiver mesmo com problemas. Realmente nunca testei esse tipo de plaquinha adaptadora, mas se fosse problemática não continuaria vendendo, está há muitos anos no mercado.

Dependendo do modelo do adaptador, o mesmo vem com os conectores de dados e força nos padrões IDE na ponta do disco. Já vi caso desses torrarem e mandarem o disco pro espaço. Já fazem mais de cinco anos que não uso um desses, pode ser que os mais modernos tenham melhorado (apesar de ser tudo xing-ling).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou comprar ... entre ter a possibilidade de usar minha hd e não ter... prefiro correr o risco e tentar a sorte ... não tem menor utilidade a hd mesmo fora do computador ... então que teste isso aí... quem sabe não da pau 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Aconselho a fazer backup dos arquivos mais importantes, como sugestão passe tudo para um dos HD, se couber(entendí que tem mais que um) . Veja os procedimentos de configuração e funcionamento, depois conte aquí como foi.

adicionado 2 minutos depois

Só uma dúvida:pretende mesmo instalar um SSD nesse PC antigo? É que não vai adiantar muito devido á limitações da interface IDE(vai rodar em uns 10mb/s, no máximo a 30mb/s)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Ok. Aconselho a fazer backup dos arquivos mais importantes, como sugestão passe tudo para um dos HD, se couber(entendí que tem mais que um) . Veja os procedimentos de configuração e funcionamento, depois conte aquí como foi.

adicionado 2 minutos depois

Só uma dúvida:pretende mesmo instalar um SSD nesse PC antigo? É que não vai adiantar muito devido á limitações da interface IDE(vai rodar em uns 10mb/s, no máximo a 30mb/s)

 

 

Eatou montando um pc novo e abandonando essa coisa velha ...

 

tenho duas HD’s nesse atual e quero pelo menos levar um para o novo, como você disse, tem música um monte de coisa ... que se perder com o tempo, paciencia

 

mas eh isso aí que você disse, o que importa vou copiar para o SSD.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...