Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Erich Lehmann

Empresa invadindo e-mail de funcionário e mandando e-mails sem seu lugar.

Recommended Posts

Bom dia.

Não sei se aqui seria a parte correta do forum para este tipo de dúvida, mas vamos ao assunto.

Em um computador da empresa, onde a senha de acesso é padrão para logar no computador, qualquer pessoa acessa. Cada usuário tem seu e-mail, que é acessado pelo navegador. O cliente de e-mail é o Outlook do Office 365, mas somente o funcionário e a administração da informática sabem a senha do e-mail.

Até onde sei, a empresa acessa remotamente esse computador para o suporte técnico, pelo Team Viewer, que não pede uma senha para liberar o acesso.

Como descobrir se alguém da informática acessou o e-mail do funcionário e mandou algum e-mail no lugar dele?

Este relato está relacionado à empresa onde a minha namorada trabalha. Esta empresa é muito suja com os funcionários, e já ficamos sabendo de cada coisa que aprontaram, que não é de se duvidar da capacidade de corrupção por parte da empresa.

Ela está gravida agora, e a única maneira de demitir ela, seria por justa causa.

Justa causa poderia configurar algo assim. Ela ''manda'' um e-mail para qualquer pessoa falando qualquer besteira, e é demitida por justa causa.

Acreditamos nesta hipótese, por saber de coisas que a empresa aprontou para poder demitir os funcionários.

Este tipo de assédio começou a acontecer porque minha namorada quis bater de frente com o ''sistema'' corrupto de trabalho da empresa. Então agora estão literalmente procurando cabelo em ovo e perseguindo ela.

Então gostaria de saber como podemos nos previnir de que alguém mande um e-mail no lugar dela, sem ela saber. Porque seria muito fácil alguém mandar um e-mail se passando por ela, ofendendo algum chefe da empresa ou algo assim, e depois apagar o e-mail.

Desculpem o textão, mas preciso da ajuda de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Esta é uma situação bemmmm delicada. Uma vez que o Administrador envia os dados de acesso ao email e o usuário redefine a senha, somente após redefinir novamente é que ele teria acesso, então a princípio não creio que eles saibam a senha.

É possível saber a respeito do envio verificando o dia e hora dos envios, assim dá para saber se foi em um horário em que ela estava no PC ou não.

Com relação a cuidados, o principal é não deixar o email aberto e se ausentar do PC, sempre optar por fazer logoff, mesmo que isso tome um tempo maior para acessar novamente. Tomar cuidado com a senha, não deixar anotada e/ou comentar com outras pessoas, também evitar digitar em campos errados.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Obrigado pela resposta.

Então, eu falei pra ela sempre fazer logoff do e-mail, quando não estiver utilizando. Mas por ser o Office 365, até onde vai o poder do administrador da informática? O que ele pode ter acesso ou não? O que posso usar como defesa para um possível problema de invasão do e-mail? Ela quase não dorme só pensando que a empresa pode ser tão suja quanto já sabemos.

O medo é ela estar no horário de trabalho dela, estar na frente do computador, e mesmo com o e-mail fechado, alguém ir lá e mandar um e-mail se passando por ela, pra causar problemas. Será que é possível alguém governar o computador dela, sem que ela saiba? 

Por exemplo, o Team Viewer quando alguém acessa o computador, tu percebe que o mouse se mexe sozinho e tudo muda. Mas existe alguma maneira de fazer a mesma coisa, mas sem que ela perceba? Como se fosse um computador que faz as coisas em segundo plano, e ao mesmo tempo o mouse dela fica parado na tela.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Citação

Então, eu falei pra ela sempre fazer logoff do e-mail, quando não estiver utilizando. Mas por ser o Office 365, até onde vai o poder do administrador da informática? O que ele pode ter acesso ou não? O que posso usar como defesa para um possível problema de invasão do e-mail? Ela quase não dorme só pensando que a empresa pode ser tão suja quanto já sabemos.

Até onde eu sei (e tenho contato com isso quase todos os dias), o Administrador pode apenas ter acesso a funções administrativas. Dá uma olhada neste link:

https://support.office.com/pt-br/article/atribuir-funções-de-administrador-no-office-365-para-empresas-eac4d046-1afd-4f1a-85fc-8219c79e1504

Ainda nesta página há outros detalhes do que o Administrador pode executar.

Citação

O medo é ela estar no horário de trabalho dela, estar na frente do computador, e mesmo com o e-mail fechado, alguém ir lá e mandar um e-mail se passando por ela, pra causar problemas. Será que é possível alguém governar o computador dela, sem que ela saiba?

Por exemplo, o Team Viewer quando alguém acessa o computador, tu percebe que o mouse se mexe sozinho e tudo muda. Mas existe alguma maneira de fazer a mesma coisa, mas sem que ela perceba? Como se fosse um computador que faz as coisas em segundo plano, e ao mesmo tempo o mouse dela fica parado na tela.

Isso seria perceptível até mesmo para uma pessoa leiga e o TeamViewer "denuncia" quando uma pessoa está conectada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia.

Obrigado novamente pela ajuda. Dei uma lida. Acho que o medo dela quanto ao e-mail, não é tão desesperador assim. Vou dar uma acalmada nela e explicar como as coisas funcionam. Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais