Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistência alimentada por bateria


280203

Posts recomendados

Boa tarde 

 

Eu sou estudante de engenharia mecanica então meu conhecimento sobre circuitos etc são bem limitados à fisica, que ainda assim é fraca no ambito elétrico

Portanto to com uma duvida sobre uma hipotese de circuito

 

1) eu quero um sistema que por meio de uma bateria gere calor, portanto um sistema com uma bateria e um resistor. 

 

 

O que de fato determina a corrente de um circuito?

 

A fonte? Por exemplo, eu vou comprar uma bateria de 6V e 1.3A, então meu sistema terá: (??)

U = 6v

i = 1.3a

Não tem como ser isso /\, porque se eu colocar uma resistência de 2ohms já daria errado

 U=R*i ---> 6 = 1,3 * 2 (errado)

 

Ou eu pego a tensão da bateria e com a resistência do resistor eu calculo a corrente do circuito?   (< acho que é essa, e se for essa, porque então tem a corrente nas baterias??? pra que serve)

U = r . i então i = 6/resistência

 

Ou eu pego a corrente da bateria com a resistência do resistor e calculo a ddp? U = r.i  então (nao acho que seja isso, mas se for assim, qual a diferença de tensão das baterias?)

U = 1.3 * resistência

 

 

 

Enfim, depois de superarmos isso /\, eu devo escolher um resistor que seja capaz de chegar a 200ºC. Eu uso da formula Q=mcT para saber quanta energia é necessaria sair da bateria para o resistor? por exemplo:

Q = m(massa do resistor) * c(calor especifico do resistor) * 200

então chego a um valor Q de energia que precisa chegar no resistor pra ele subir de 0 pra 200ºC

 

Jogo esse valor Q na formula de potência pra saber quanto devo exigir da bateria?

P = Q/t

 

Tendo então um valor P, sei quanta potência preciso da minha bateria

 

Sabendo a potência, jogo na formula P=U.i pra saber qual bateria devo comprar? Baseado em U e/ou i (discussão ali de cima, que U é a tensão da bateria e i corrente do sistema, ou    i corrente da bateria: não sei)