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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jakeline Beraldo

RESOLVIDO Mudar tensão motor trifásico para 110

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Bom dia gente! Essa é a primeira vez que venho pedir ajuda. Comprei uma maquina industrial transporte trilpo e ela veio com motor trifásico em 220, quando liguei pra loja eles me mandaram procurar um eletricista pra mudar os fios dentro do motor para 110. Eu sei fazer alumas coisas, mas como não tem a plaquinha não tenho coragem de arriscar. Alguém sabe como faço essa mudança?

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@Jakeline Beraldo , nem todos os motores vem com a opção disso, mas é fácil de descobrir. Abra a tampa da caixa elétrica do motor. Se tiver essa opção (e provavelmente tem), vai encontrar o fio da rede elétrica unido a um fio do motor (ligação estrela) ou a 2 fios do motor (ligação delta). Notará também que em cada fio do motor existe uma anilha (etiqueta) com um número. Anote as ligações com esses números. Também encontrará 3 pares de fios unidos sem ligação com a rede elétrica. Anote isso também. A partir dessas informações será possível fazer a conversão desse motor.

adicionado 1 minuto depois

Em alguns motores existe uma matriz de parafusos de latão com barras de conexão. Anote/fotografe isso.

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Motor sem placa é igual a uma pessoa sem RG.

 

Se não tiver anilha (etiqueta) como o Sergio Lembo falou, terá que ter um multímetro para identificar quantas bobinas tem nesse motor para ver se é possível fazer essa ligação.

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Mas motor trifásico é 220V pra cima, não tem como fazer funcionar em 110V. 

 

110/220V é somente para motor monofasico com capacitor. 

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Motor trifásico não tem como mudar para monofásico 127V. 
motores que alteram as tensões são os que trabalham em mono ou bi fasico (127-220V) ai é que se faz junções dos fios para as alterações. Mas motores trifasicos a unica alteração que se faz é alterar em ligação estrela ou triangulo, mesmo assim se utiliza as 3 fases. 

 

adicionado 3 minutos depois

SERIE.png

Editado por lucas35
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image.thumb.png.dce6f9c2ad36bacfd9274850ca5ed193.png

34 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Jakeline Beraldo , nem todos os motores vem com a opção disso, mas é fácil de descobrir. Abra a tampa da caixa elétrica do motor. Se tiver essa opção (e provavelmente tem), vai encontrar o fio da rede elétrica unido a um fio do motor (ligação estrela) ou a 2 fios do motor (ligação delta). Notará também que em cada fio do motor existe uma anilha (etiqueta) com um número. Anote as ligações com esses números. Também encontrará 3 pares de fios unidos sem ligação com a rede elétrica. Anote isso também. A partir dessas informações será possível fazer a conversão desse motor.

adicionado 1 minuto depois

Em alguns motores existe uma matriz de parafusos de latão com barras de conexão. Anote/fotografe isso.

Sergio Muito obrigada!! Fiz essa foto agora. O que você acha?

adicionado 2 minutos depois

@Sérgio Lembo O motor esta em 220. Quero passar para 110. Fiz esta foto pra te mostrar como esta.

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@Jakeline Beraldo esse motor não é trifasico! Veja só tem 2 fios! 
para fazer a mudança siga essa imagem 

12 minutos atrás, lucas35 disse:

 

adicionado 3 minutos depois

SERIE.png

 

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Não entendo, a plaquinha diz uma coisa e olhando para a parte traseira do motor é outra.

E olhando pra esse capacitor entendo menos ainda...

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@Mestre88 Pois é! É exatamente assim que estou me sentindo! Confusa e com medo de mexer. Obrigada por estar aqui Mestre, porque quanto mais eu procuro informações no "seu Google", menos eu entendo! rsrs

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agora sim kkk é um motor trifásico mesmo porém ta adaptado para rede monofásica.

 

aqui estar o esquema como ele é ligado para ter uma ideia. So resta saber como ta ligado aí e ver se dar para fazer o esquema.:D

 

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lZduY.jpg

 

Editado por felipe236
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Rapazes, um tecnico da loja entrou em contato comigo e me ensinou o que fazer! 

Foi só mudar o fio azul e o marrom de posição. Eu fiz e ele me mandou testar! Foi só isso!

Nem to acreditando.

muito obrigada a todos que tiraram um tempinho pra me ajudar. 

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1 hora atrás, Mestre88 disse:

Não entendo, a plaquinha diz uma coisa e olhando para a parte traseira do motor é outra.

E olhando pra esse capacitor entendo menos ainda...

 

tem empresas que fazem cada coisa e no final quem fica com o problema é só o cliente. Todas as informações e ligações, além da maneira de alterar as tensões de trabalho deveriam estar gravados na plaquinha. Isso é até uma inflação segundo o código do consumidor. 

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Eu pensei que estaria resolvido...mas o motor ainda para de funcionar, como acontecia antes dessa mudança que o tecnico me mandou fazer. Ou seja, nada resolvido. Mas como hj é sábado. Vou ter de esperar segunda-feira.

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@Jakeline Beraldo , o seu chuveiro também é de 110V? Se for 220V, e a grande maioria é, então tens o 220V na sua casa. O chato é que vai ter que puxar a fase que falta para ter os 220V na sua máquina de costura. Volte a ligação para a forma como estava antes dessa tentativa fracassada, dentro de alguns dias não se lembrará mais da ligação original.

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 Se está parando é bem provável que tenha um termostato de segurança protegendo as bobinas. Sorte sua que para, teria perdido o motor. Colocar um motor monofásico de 110V aí não é difícil, o problema é que os normais não suportam o grande número de partidas que se faz numa máquina de costura, a construção é diferenciada. Entre em contato com o fabricante, é mais seguro. Caso ele não tenha a solução, pense num autotransformador de 1000W 110V/220V. No caso de motores que ligam muitas vezes por hora o transformador tem que ter potência maior. 

comunicado-assistencia-tecnica-sun-speci

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Acredito que ele para de funcionar por conta do capacitor pois tem que ser maior para dar conta pois como são enrolamento de 380V ja foi convertido para 220 então 110V nele realmente vai puxar bastante ao ponto de esquentar, veja se estar bem apertado os fios pois quando ele esquenta ou o capacitor não da conta ele para mesmo. tem que ser um de 10uf para cima dar certo aí. e mudar a posição do fio marrom com azul. não da em nada.

Editado por felipe236
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16 minutos atrás, felipe236 disse:

Acredito que ele para de funcionar por conta do capacitor pois tem que ser maior para dar conta pois como são enrolamento de 380V ja foi convertido para 220 então 110V nele realmente vai puxar bastante ao ponto de esquentar, veja se estar bem apertado os fios pois quando ele esquenta ou o capacitor não da conta ele para mesmo. tem que ser um de 10uf para cima dar certo aí. e mudar a posição do fio marrom com azul. não da em nada.

Não adianta, é 380V nunca vai funcionar corretamente em 110V. Essa história de capacitor é só gambiarra.

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Então pessoal... pelo que me parece:

 

Estamos falando de um motor trifásico 220V, que como disse o @felipe236

Citação

agora sim kkk é um motor trifásico mesmo porém ta adaptado para rede monofásica.

 

Numa rede trifásica, as fases "R, S, T" operam numa mesma frequência e amplitude, porém defasadas 120° uma das outras. Se você tiver um sistema bifásico um capacitor consegue criar uma defasagem de 90° entre uma das fases, "criando" um sistema trifásico desbalanceado, porém aceitável para algumas aplicações.   

 

imageproxy.jpg.c8b2a976f65e4053d5a818c55eb854ea.jpg

 

Neste imagem... você teria um sistema bifásico 220V balanceado, então adicionando um capacitor numa das fases você "criaria" uma terceira fase para poder ligar um motor trifásico, porém você teria um sistema desbalanceado. Agora quando ao passar para 127V para mim não seria possível, visto que você tem motores trifásicos que operam com 127V.   

  • Obrigado 1

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14 horas atrás, J. Goloberto disse:

teria um sistema bifásico 220V balanceado, então adicionando um capacitor numa das fase

 

Exato em teoria pode usar porém para motores muito grande sera péssimo pois além de um baita capacitor a corrente que o motor ira puxar seria muito alta. O motor é de 380V  ideal para fabricas como tem na placa, mas como queria vender para uso domestico também montaram nesse esquema com capacitor  e montaram as bobinas em 220V o que seria "aceitável" , Infelizmente não teve como usar em 110V de forma decente, poderia ser com um capacitor  diferente para fazer melhor a terceira fase e parar menos, sem falar da corrente que é mais alta ainda em 110V e o motor acabava parando. eu devolvia isso pois se for para uso domestico (acredito eu pela foto seja uma maquina de costura kkkkk) tem maquinas melhor que usar motor de passo controlado por pwm o que faz a maquina gastar energia somente quando pisa nela além de um controle na velocidade melhor e um silencio enorme comparado as tradicionais.

Editado por felipe236

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