Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatação zero fill e reinstall SO


Posts recomendados

Boa tarde, estou com algumas dúvidas a respeito de formatação e reinstalação do SO. Conversei com um técnico a respeito de umas perdas/quedas(possíveis de estar acontecendo) de memória RAM no desempenho dos games, e perguntei como poderia solucionar isso, ele me disse que seria útil fazer uma ''formatação zero fill no HD e instalar utilizando módulo alta performance, tanto no setup quanto na instalação'', e eu me perguntei, o que seria esse módulo de alta performance tanto no setup e instalação.. sendo que setup e instalação para mim são a mesma coisa. Alguém pode me dar uma força? Pesquisei a respeito dessa formatação zero fill, e teria que utilizar o SeaTools for DOS, pois meu HD é um Seagate Barracuda. Quero realizar por minhas contas essa formatação, e fazer um boot no pendrive após. Com o pendrive é possível esse ''módulo de alta performance''? Talvez não tenha entendido bem.. Já formatei esse HD umas 3 vezes, todas com aquela formatação básica, que dura não mais que 1hora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Parisi Formatação zero fill seria encher o HD de zeros, isso sobrescreve qualquer dado gravado nos discos, e geralmente é feito quando se quer apagar dados pessoais sensíveis antes de vender/doar um PC/HD, e não é um procedimento corriqueiro por ser extremamente demorado, alem de não ter nenhum impacto no desempenho, se for só reinstalar o windows a formatação rápida já é suficiente.

 

Essa historia de "modulo de alta performance" ta parecendo conversa, o máximo que poderia ser feito seria no BIOS,  alterar a operação das portas SATA para modo AHCI ao invés de IDE/SATA que é o padrão, isso habilitaria o suporte a NCQ que melhora o acesso ao HD.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, e eu tenho primeiro que ver se minha placa-mãe suporta essa mudança SATA=>AHIC, certo? é uma Gigabyte H87M-D3H, será que tem algum problema? vi também que preciso mudar alguns registros no pc aqui, o meu SO é win10. No momento vou fazer um diagnóstico com o SeaTools, mas pelo que vi, essa história de zero fill não melhora em performance?? pois eu reclamei sobre falta de performance relacionado a memória RAM, ele deu essa conversa que se realizar o zero fill, pode reinstalar o SO com uma modulação diferente para aproveitar melhor o desempenho das memórias. Tenho 1x8gb Kingston 1333Mhz e 1x2gb Primetek 1333Mhz.. já descartei a possibilidade dessa primetek estar gargalando, pois sem ela o sistema fica mais lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O AHCI não é nenhuma novidade, foi introduzido junto com o padrão SATA II e praticamente qualquer placa fabricada a partir de 2008 suporta isso, com exceção de algumas vergonhas nacionais com BIOS capada, muitas placas mais recentes, que já abandonaram o suporte ao windows XP, vem com o AHCI ativada por padrão...

 

Essa gambiarra de alterar o registro só é  necessário se você for fazer a alteração sem formatar o PC, pois mudar a configuração de SATA/IDE para AHCI em um micro formatado resulta em tela azul na próxima vez que o sistema for carregado devido a conflitos das configurações/drivers em uso, se você alterar isso e depois instalar o windows ele ja estará com os drivers corretos...

 

Não vejo justificativa de que encher um HD de zeros faça-o ficar mais rápido, não seria algo que justificaria o esforço, alem do fato que o sistema recém formatado estaria mais vulneravel a malwares por não ter as atualizações de segurança...

 

 Já ter o NCQ ativo faz diferença, pois o HD consegue acessar dados aleatórios de forma mais ou menos sequencial, melhorando a taxa de transferência do disco, só de lembrar que hoje um HD mecânico ou mesmo um SSD, é o elemento mais lento de qualquer PC, qualquer melhoria nesse elemento pode pesar mais no desempenho que um upgrade de RAM ou CPU...

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zerofill pela ferramenta do fabricante tem uma função interessante, que é o teste de cada setor e, em caso do mesmo estar danificado, ele é isolado. Se for usar a versão bootável desligue seu mouse (se for USB), pois o mesmo faz com que o programa congele ao ser usado após o início do ZF. Erro bizarro, mas peguei em todas as versões modernas dessa ferramenta.

 

Como o disco estará zerado, basta que você ative na BIOS no modo AHCI (leia o manual da sua mobo) e instale o SO normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...