Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Rafael Parisi

Formatação zero fill e reinstall SO

Recommended Posts

Boa tarde, estou com algumas dúvidas a respeito de formatação e reinstalação do SO. Conversei com um técnico a respeito de umas perdas/quedas(possíveis de estar acontecendo) de memória RAM no desempenho dos games, e perguntei como poderia solucionar isso, ele me disse que seria útil fazer uma ''formatação zero fill no HD e instalar utilizando módulo alta performance, tanto no setup quanto na instalação'', e eu me perguntei, o que seria esse módulo de alta performance tanto no setup e instalação.. sendo que setup e instalação para mim são a mesma coisa. Alguém pode me dar uma força? Pesquisei a respeito dessa formatação zero fill, e teria que utilizar o SeaTools for DOS, pois meu HD é um Seagate Barracuda. Quero realizar por minhas contas essa formatação, e fazer um boot no pendrive após. Com o pendrive é possível esse ''módulo de alta performance''? Talvez não tenha entendido bem.. Já formatei esse HD umas 3 vezes, todas com aquela formatação básica, que dura não mais que 1hora. 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rafael Parisi Formatação zero fill seria encher o HD de zeros, isso sobrescreve qualquer dado gravado nos discos, e geralmente é feito quando se quer apagar dados pessoais sensíveis antes de vender/doar um PC/HD, e não é um procedimento corriqueiro por ser extremamente demorado, alem de não ter nenhum impacto no desempenho, se for só reinstalar o windows a formatação rápida já é suficiente.

Essa historia de "modulo de alta performance" ta parecendo conversa, o máximo que poderia ser feito seria no BIOS,  alterar a operação das portas SATA para modo AHCI ao invés de IDE/SATA que é o padrão, isso habilitaria o suporte a NCQ que melhora o acesso ao HD.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, e eu tenho primeiro que ver se minha placa-mãe suporta essa mudança SATA=>AHIC, certo? é uma Gigabyte H87M-D3H, será que tem algum problema? vi também que preciso mudar alguns registros no pc aqui, o meu SO é win10. No momento vou fazer um diagnóstico com o SeaTools, mas pelo que vi, essa história de zero fill não melhora em performance?? pois eu reclamei sobre falta de performance relacionado a memória RAM, ele deu essa conversa que se realizar o zero fill, pode reinstalar o SO com uma modulação diferente para aproveitar melhor o desempenho das memórias. Tenho 1x8gb Kingston 1333Mhz e 1x2gb Primetek 1333Mhz.. já descartei a possibilidade dessa primetek estar gargalando, pois sem ela o sistema fica mais lento.

Editado por Rafael Parisi

Compartilhar este post

Link para o post

O AHCI não é nenhuma novidade, foi introduzido junto com o padrão SATA II e praticamente qualquer placa fabricada a partir de 2008 suporta isso, com exceção de algumas vergonhas nacionais com BIOS capada, muitas placas mais recentes, que já abandonaram o suporte ao windows XP, vem com o AHCI ativada por padrão...

Essa gambiarra de alterar o registro só é  necessário se você for fazer a alteração sem formatar o PC, pois mudar a configuração de SATA/IDE para AHCI em um micro formatado resulta em tela azul na próxima vez que o sistema for carregado devido a conflitos das configurações/drivers em uso, se você alterar isso e depois instalar o windows ele ja estará com os drivers corretos...

Não vejo justificativa de que encher um HD de zeros faça-o ficar mais rápido, não seria algo que justificaria o esforço, alem do fato que o sistema recém formatado estaria mais vulneravel a malwares por não ter as atualizações de segurança...

Já ter o NCQ ativo faz diferença, pois o HD consegue acessar dados aleatórios de forma mais ou menos sequencial, melhorando a taxa de transferência do disco, só de lembrar que hoje um HD mecânico ou mesmo um SSD, é o elemento mais lento de qualquer PC, qualquer melhoria nesse elemento pode pesar mais no desempenho que um upgrade de RAM ou CPU...

Compartilhar este post

Link para o post

Zerofill pela ferramenta do fabricante tem uma função interessante, que é o teste de cada setor e, em caso do mesmo estar danificado, ele é isolado. Se for usar a versão bootável desligue seu mouse (se for USB), pois o mesmo faz com que o programa congele ao ser usado após o início do ZF. Erro bizarro, mas peguei em todas as versões modernas dessa ferramenta.

Como o disco estará zerado, basta que você ative na BIOS no modo AHCI (leia o manual da sua mobo) e instale o SO normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais