Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento em placa VGA


Posts recomendados

Olá a todos!

 

Possuo uma GTX 1060 6GB da EVGA, com apenas quase 3 meses de uso e percebi que sua temperatura está um pouco elevada. De início, chega a 81°C mas estabiliza em 75~78°C jogando Overwatch nas melhores configurações com 70 FPS. Meu gabinete possui 2 coolers na superfície para retirada do ar quente e 1 frontal para puxar ar frio, mas mesmo assim, através do tato é possível sentir a quentura nas proximidades da VGA. A parte superior, próximo ao processador, está bem refrigerada, sendo possível até sentir o ar frio saindo dos coolers superiores.

 

Devo me preocupar com a temperatura da VGA chegar a esse ponto, ou realmente é normal por conta da performance?

 

Existe uma forma de melhorar isso?

 

Grato pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Diego F.Campos olá Diego, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega, você utiliza estabilizador?

Quais os outros componentes da máquina?

Processador, fonte(marca e modelo)?

E tem havido quedas de FPS?

Olá!

 

Utilizo um filtro de linha, mas coloquei um estabilizador apenas com o computador (ligado no filtro). No filtro tenho ligado a tv, ventilador, impressora e o estabilizador.

 

Fonte é um Corsair 650 Gold, processador I7 8° geração, placa-mãe Asus strix 370-E e 16 gb de RAM. Também um HD de 2T e SSD de 120 GB.

 

O FPS se mantém constante sempre, na verdade, quando tem a opção, possuo o costume de limita-lo próximo aos 80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Contiusa disse:

@Diego F.Campos as GTX 10XX vão começar a fazer o throttling acima de 83ºC, então você pode perder fps se passar disso. O gabintete não tem lugar para colocar fan atrás ou na lateral? Qual é o gabinete? Qual é o modelo exato de 1060 (código do produto)? 

Grato por informar sobre o throttling.

 

O gabinete não possui espaço na lateral, porém me expressei mal sobre os 2 na superfície, quis dizer 1 no topo e outro no fundo

 

Esse é o gabinete: Gabinete Bluecase Gamer BG-024 2 Baias sem Fonte

 

Essa é a placa de vídeo: https://www.kabum.com.br/produto/83969/placa-de-video-vga-nvidia-evga-geforce-gtx-1060-gaming-6gb-gddr5-192bits-dvi-hdmi-dp-pcie-3-0-06g-p4-6262-kr-/?tag=GTX 1060 6 GB

adicionado 12 minutos depois
3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Diego F.Campos Não faça isso não utilize o estabilizador no Computador, remova-o.

Então na verdade é comum essa temperatura em games, quando o sistemas operacional inicia, ela já começa em 80ºC? Os fans giram quando ele inicia?

Sobre o uso do estabilizador, coloquei a pouco tempo por recomendação de um amigo, mas apesar de também não concordar, decidi testar. Grato pelo aviso, irei retirar!

 

A temperatura chega em 80°C assim que inicio algum jogo graficamente aprimorado, estabilizando entre 75°C e 78°C depois de um período não muito longo. Pra ser sincero não consegui analisar muito a velocidade dos fans, sei que está configurada para o aumento de velocidade nas temperaturas mais altas. Elas estão funcionando, porém também não sei o quanto em % alcança a velocidade dos fans nessa temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 minuto atrás, GabrielLP14 disse:

@Diego F.Campos Verifique se estão girando pois alguns modelos de placas elas só ligam os fans a partir de atingir uma temperatura. Baixe o MSI Afterburner e jogue eles à 50% e verifique a temperatura

Eu tentei realizar o download desse programa, mas nos links quais encontrei, o arquivo vinha como um zip que eu não conseguia abrir. Poderia recomendar algum local que eu possa encontrá-lo?

 

Obrigado pelas dicas, irei testar e retornarei a informação! 

 

Para conhecimento, qual resultado devo esperar desse teste, para que eu saiba se está funcionando corretamente? Não ultrapassar os 80°C? E caso ultrapasse, devo aumentar a velocidade para quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego F.Campos abra a tampa lateral do gabinete e se puder deite o gabinete para o ar quente subir. Jogue um tempo e veja como fica as temperaturas. Se abaixar muito, o problema está na refrigeração do gabinete. Se abaixar pouca coisa, é a placa de vídeo que precisa ajustar a curva dos fans ou outra coisa.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Contiusa disse:

@Diego F.Campos abra a tampa lateral do gabinete e se puder deite o gabinete para o ar quente subir. Jogue um tempo e veja como fica as temperaturas. Se abaixar muito, o problema está na refrigeração do gabinete. Se abaixar pouca coisa, é a placa de vídeo que precisa ajustar a curva dos fans ou outra coisa.

Boa dica, tentarei isso. Seria um defeito de fábrica a curva dos fans virem desajustadas certo? O que devo observar para ter certeza disso?

 

Em caso de ser o gabinete, teria alguma recomendação para melhorar a refrigeração? Pois n acredito q mais coolers resolvam de fato, já q a parte superior encontra-se bem refrigerada.

adicionado 5 minutos depois
2 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Diego F.Campos cara no próprio link oficial do site tem as versões beta e a atual baixe a atual.

 

valeu, eu consegui baixar e segui alguns passos para melhorar a ventilação pelos fans, notei q a temperatura chegou no máximo em 77, já é uma melhora, mas ainda assim, me preocupo se isso é normal ou a placa apresenta algum defeito de fábrica, pois está na garantia.

 

De qualquer modo, muito obrigado pela ajuda, foi de grande utilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Diego F.Campos A sim, a temperatura máxima chegou as 77ºC más isso sem fazer nada ou estava jogando? Na verdade 77ºC em full load(a  placa sendo usada em 100%) é uma boa temperatura.

Chegou a 77°C com o mesmo teste, jogando Overwatch com configurações máximas, sem usar seus 100%.

Sem fazer nada, costuma ficar em 49°C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...