Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
pedrocq0804

Lenovo Ideapad 320 ou Asus Vivobook X510UR

Recommended Posts

Olá,

 

Estou numa dúvida cruel. Já faz algumas semanas que estou procurando um notebook para mim. Durante essa árdua busca, cheguei a pedir ajuda aqui antes. Graças a essa ajuda, cheguei a um modelo que estava "namorando" até hoje mais cedo, o Asus Vivobook X510UR-BQ209. Hoje mais cedo me deparei com um Lenovo com processador de oitava geração e laca de vídeo dedicada, o Lenovo Ideapad 320 Intel Core i5-8250U 8GB (GeForce MX150 com 2GB). 

 

Agora me encontro numa questão cruel e, mais uma vez, venho aqui pedir outro help...

Eu pretendo usar o computador para jogar alguns jogos como GTA V, Age of Empires, The Sims 4; editar alguns vídeos e fotos, e navegar pela internet. Entre os dois modelos, vocês acreditam valer mais a pena investir um pouco mais num processador de oitava geração?

Aqui os links dos produtos:

 

https://www.americanas.com.br/produto/133252826/notebook-lenovo-ideapad-320-intel-core-i5-8250u-8gb-geforce-mx150-com-2gb-1tb-tela-15-6-windows-10-preto?epar=ZOOM&hl=lower&opn=YSMESP&s_term=YYNKZU&tensão=BIVOLT

 

https://www.submarino.com.br/produto/133150707?opn=XMLGOOGLE&epar=bp_pl_00_go_pla_inf_rlsa_novos_geral_1p&loja=03&WT.srch=1&gclid=CjwKCAjwnLjVBRAdEiwAKSGPI5SWcMMy_-cH-zEJn_jfxy6XnsXW8NdLEjnQeb8eIhqFOTxyjxP5rRoCdNQQAvD_BwE

 

ps: vi alguns relatos de pessoas reclamando do barulho excessivo do HD do lenovo, não sei se isso é um erro comum ou se é algo isolado.

 

Desde já, obrigado pela ajuda! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para o seu uso, a tela faz a diferença. A do Lenovo, além de ser TN, tem resolução baixa. Usar uma tela HD pra editar fotos e vídeos é sofrível.

No que o Lenovo é bom mesmo é no processador e placa de vídeo, que oferecem desempenho bastante superior. Mas tem que levar em conta que o Asus não é ruim nesse ponto, é apenas mais fraco que o Lenovo. Ele roda bem os jogos que você quer, com a vantagem de ser muito melhor para as edições.

 

Agora você precisa ver o que é mais importante para o teu uso: tela ou desempenho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, pedrocq0804 disse:

@lboccardi entendo tua análise. Você acredita que a diferença no desempenho entre o Lenovo e o Asus seja grande o suficiente para valer a pena perder a qualidade de tela?

 

 

É uma escolha difícil porque a 8ª geração tem um desempenho bem melhor que a 7ª. Essa geração mudou muito mais do que a 6ª para a 7ª, ou a 5ª para 6ª. Parece que deu um salto de 4 gerações de uma vez só. E segundo o Google, a MX150 parece ter de 80% a 100% a mais de desempenho que a 930MX! Então em processamento e gráficos, o Lenovo é muito superior.

 

Agora o que precisa ser visto é: essa diferença em desempenho vai te ajudar no dia a dia? Vai ser necessária? Talvez sim, mas é importante analisar que o Asus, embora bem mais fraco que o Lenovo, não é lento. A 7ª geração já entrega um desempenho decente, digamos... o necessário. Talvez você nem precise dessa velocidade a mais em processamento, mas cada vez que olhar pra tela do Lenovo, editar alguma foto ou jogar, você vai ficar de cara com a qualidade inferior. 

 

Outra coisa, nenhum deles vai entregar o desempenho máximo se você não colocar um SSD. O HD é o que mais limita o desempenho de qualquer notebook, logo mesmo se você ficar com o Lenovo e não colocar um SSD, o gargalo que o HD vai causar pra abrir e instalar programas vai diminuir bastante a vantagem de ter um processador bom. É um detalhe interessante, pois me parece que o Lenovo não tem slot M.2, então teria que tirar o HD normal pra colocar ele, ficando com menos espaço de armazenamento. (precisa confirmar a disponibilidade do M.2). O Asus oferece o slot.

 

Sei que tudo isso não define qual é mais negócio, mas é complicado mesmo. O Lenovo te garantiria um desempenho mais equilibrado por mais tempo, tanto em jogos como em processamento geral, mas com uma tela não muito boa (e dizem que a bateria dura consideravelmente menos que o Asus). O Asus não seria lento, teria uma tela muito boa e bateria idem, mas vai "cansar" mais cedo. Quão cedo seria não podemos dizer. Vai que quando ele se torne lento você já esteja trocando de notebook mesmo? Tudo isso precisa ser considerado hehe.

 

Posso ser suspeito pra falar, pois tenho o Asus desde janeiro. Mas honestamente, se fosse comprar agora, entre esses dois eu ficaria com o Asus. Para o meu uso (90% séries/filmes/internet e 10% GTA V e Euro Truck) o notebook está perfeito. É leve, pequeno, tela boa e a bateria durando bastante. Ponto fraco é o HD, mas um SSD já está nos planos. Te aconselho instalar também, em qualquer dos modelos que você escolher. 

 

O Lenovo executaria melhor os jogos com certeza, e vai rodar títulos futuros que talvez fiquem impraticáveis no Asus, sem contar que seria mais rápido em qualquer tarefa que exija mais processamento, mas pro meu uso, pelo menos por um bom tempo, o Asus é rápido o bastante, com a vantagem de ter uma tela muito agradável.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@lboccardi Muito obrigado por tua análise. Eu realmente estava indeciso e, graças a tua opinião e experiência, estou mais confiante na minha possível, e provável, compra do Asus.

 

Vou aproveitar que você tem esse computador e vou te perguntar duas coisas. 1ª: durante tua jogatina, o computador costuma aquecer muito? Tenho medo de causar algum problema especialmente por eu já morar em um inferno chamado Rio de Janeiro. 2ª: o material da carcaça do notebook é realmente tão “vagabundo” quanto dizem? Bem, mais uma vez, obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@pedrocq0804 Levando em conta que eu jogo muito pouco, nessas ocasiões ele costuma esquentar relativamente bastante, mas acredito eu que seja dentro do aceitável, ainda mais se levarmos em consideração a espessura reduzida dele. Em jogos, a temperatura do processador fica na casa dos 80ºC (moro no PR, a temperatura ambiente fica entre os 30ºC). Como a Intel alega que o processador pode trabalhar até os 100ºC, ainda temos uma boa margem. Isso jogando pouco, no máximo 1 hora por vez. Uma hora vou testar ele por mais tempo pra ver se chega perto dos 100ºC, por curiosidade. 

 

Outra coisa que tenho curiosidade em saber é se uma temperatura perto do limite por muito tempo possa estragar algum componente a longo prazo. Visto que o notebook não foi projetado para jogos pesados, é natural que ele esquente um pouco mais que o ideal nessas situações, mas fica a dúvida sobre o efeito disso a longo prazo mesmo...

 

Um ponto positivo é que em nenhum momento notei perda de desempenho, então até agora não foi preciso medidas de redução de frequência pra resfriamento. Deve estar tudo certo hehe. Dei uma pesquisada na internet e parece ser uma temperatura padrão pro tipo de configuração. Refrigeração muito melhor só em notebooks gamers mesmo, bem mais grossos, pesados e caros. 

 

Sobre a qualidade do material, realmente ele não passa uma impressão muito boa, mas está longe de ser vagabundo! Como efeito de comparação, usei um tempo um Acer da mesma faixa de preço, só que este com acabamento em metal, que passava uma impressão ótima de solidez e robustez, coisa que o Asus não faz, justamente por ser de plástico. Mas ele é muito bem produzido, o meu veio tudo bem encaixado (só o touchpad que passa impressão de estar um pouco folgado, mas pesquisando vi que parece ser uma "característica", e como funciona bem, tá tudo certo haha.), não tem frestas nos encaixes, fica perfeitamente alinhado numa superfície plana (não tem a carcaça torta ou bamba), a dobradiça é bem firme, as teclas são macias e de um tamanho e espaçamento bons e a parte de trás da tampa tem um acabamento bem estiloso. Mas de fato ele é todo em plástico, então a tampa enverga um pouco ao abrir e fechar e merece um pouco mais de cuidado (parte por ser tão fina também), e o teclado abaixa um pouco ao digitar, pouca coisa (o Acer em metal não fazia!). Mas são efeitos colaterais do plástico. Ele é bem bonito (opinião pessoal) e se mantém mais leve que a média (1,7Kg), então o material traz vantagens e desvantagens.

 

Pelo conjunto que ele entrega, ainda acho uma opção bem equilibrada mesmo. O Acer que testei seria outra ótima alternativa, mas a tela TN com resolução HD (mesma falha do Lenovo) não me convenceu. 

 

Ah, o meu é a versão com processador i5 e o preço estava ótimo, 2.100,00 no boleto ou 2.300,00 em 15 vezes, outra coisa que ajuda a "superar" certos defeitos que a o modelo possa ter. Se custasse mais de 3 mil, certamente a gente seria bem mais chato com os detalhes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pro teu uso em games, melhor privilegiar a placa de vídeo, pega a melhor possível, com um processador legal, no mínimo i5.

Mas se puder comprar logo os modelos da 8ª geração ou esperar o preço cair, faça isso.

 

Em benchmarks o ganho da 7ª para a 8ª geração é grande; um i5 7200u que acha abaixo de R$ 2 mil, de 2,5 a até 3,1Ghz faz 4600 pontos no Passmark, já um i5 8250U de 1.6 Ghz (que vai até 3,4Ghz), na casa de R$ 3 mil no Brasil, no mesmo bench faz 7600 pontos.

 

Nunca tinha visto um salto tão grande de uma geração para outra.

Estava pensando seriamente em comprar um notebook agora, mas depois que vi os benchs e preços dos novos i5/i7 de 8ª geração me balançou a esperar o preço diminuir; no meu caso eu vou pular de um i5 3210M, 3ª geração + GeFore 640M + Tela quase fullhd + SSD :) mas que vinha me atendendo muito bem para uso geral, exceto games (não jogo), o porém é que no últimos tempos tem me dado uns problemas chatos.

 

Agora analisando Asus x Lenovo: ainda não vi ao vivo esse Asus.. o Lenovo tem um acabamento bom, achei ligeiramente melhor que alguns Samsung Essentials e Expert que vi, alguns reclamaram do acabamento do mouse do Lenovo, sinceramente não vi coisa ruim.

 

Parte chata: parece que o Lenovo não tem slot MSata que o Asus tem; mas eu acho que dá pra colocar um SSD no conector onde iria o leitor de dvd, que tiraram de fábrica dele; dá uma busca no Youtube, que tem um cara fazendo isso num Ideapad; ai era só manter o HD dele e colocar um SSD num caddy, pronto resolve o problema... só teria o cuidado de colocar o SSD no conector mais veloz (não sei se o dvd é mais lento, ou é a mesma coisa).

 

_______________

 

Só pra comparar os números no Passmark:

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-Core-i5-7200U-vs-Intel-Core-i5-8250U-vs-Intel-Core-i5-3210M/2865vs3042vs815

 

O meu i5 mesmo de 3ª geração é só ligeiramente inferior ao de 7ª, culpa da política de só vender no Brasil notebook com cpu de baixo consumo; aqui deviam vender os modelos com cpu normal, sem ser essa com final U.

 

 

Editado por icefly

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@icefly eu realmente não sei mais qual dos dois eu acho que eu deveria comprar... Agora realmente não sei o que fazer

O Lenovo tem a parte boa de ter um processador melhor, porém está 200 reais mais caro

O Asus tem um processador inferior, porém tem uma tela melhor e Full HD além possui slot para o SSD M.2

 

Acredtido que para o meu uso o Asus acabe sendo melhor por ganhar no quesito tela e ter o slot, já que isso garante uma certa estabilidade de vida útil. Entretanto o Lenovo ainda me parece muito tentador... Aaahhh a maravilhosa insegurança kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×