Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso criar um circuito com temporização


Posts recomendados

Eu instalei um sistema de biometria (bio inox plus ss 311 mf), para abrir um portão deslisante para pedestres.

O portão tem temporizador próprio para fechar e uma fotocélula para parar o fechamento caso tenha alguém passando.

O problema é que se o usuário coloca o dedo mais de uma vez para abrir o portão, ele trava no meio do caminho, e até volta em cima da pessoa (caso ela coloque 3 vezes seguidas sem querer).

O sistema de biometria está ligado à placa do motor do portão, na entrada de botoeira, e na saída normalmente aberta do bio inox. Então eu preciso de um circuito (ou componente eletrônico) que colocado no caminho deste circuito de botoeira, ao receber o sinal para abrir, ele repasse o sinal, abrindo o portão, mas bloqueie para mais sinais por cerca de 15 segundos.

Alguém pode me ajudar com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito é simples, mas para implantar é necessário saber como se dá a comunicação entre o sensor biométrico e o controlador do portão. Tem alguma tensão disponível para ser utilizada no circuito ou prefere que seja independente (fonte própria) para não ter que fuçar na eletrônica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Simples: não acione via

12 horas atrás, Bruno Matheus e Souza disse:

o relé da biometria

diretamente. Que este acione um outro relé de tempo ou um 555 monoestável com 15 segundos e um outro relé. A cada acionada, haverá uma penalização de 15 segundos de espera. Melhorias podem ser implementadas devido à novas implicações.

 

Publique algum desenho/esquema... 1.jpg>1k.txt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Matheus e Souza , tem 2 formas de se implantar isso: fazendo um comando com relés temporizadores (não é muito barato) ou construindo o seu próprio. Considerando que todos nós temos adaptadores AC DC (fontes) sobrando em casa, vai gastar uns R$ 20,00 para construir o circuito abaixo. Não especifiquei a tensão da fonte e nem a tensão do relé a ser comprado, tenha em mente que terão que ser da mesma tensão. Relé de 5V, 6V e 12V são fáceis de se encontrar. Preferi usar uma fonte independente para evitar que erros seus provoquem algum estrago no sensor biométrico e na placa. Do jeito que foi projetado, se errar apenas não funciona, não tem como provocar danos no seu equipamento.

Funcionamento: ao receber o pulso de relé do sensor biométrico, o circuito fecha o contato do relé por 1 segundo. Esse tempo é controlado por R6 e C4. Aumentando ou diminuindo esses valores esse tempo altera na proporção. Após o tempo inicial descrito, o circuito fica imune a novos impulsos do sensor biométrico por 15 segundos. Esse tempo é controlado por R7 e C5. Aumentando ou diminuindo esses valores esse tempo altera na proporção.

 

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...