Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Polonha

Resfriamento mal-sucedido No PC

Recommended Posts

Olá galera, bem, como sempre, vem a minha pessoa trazer mais uma pergunta extremamente besta para esse fórum, mas vamos lá:

Recentemente notei um aquecimento expressivo na minha placa de vídeo, então pensei em comprar uns coolers para resfriar o gabinete, pesquisei sobre fluxo de ar e etc...

Algumas pessoas falavam que fazer um esquema de fluxo de ar dentro do gabinete era a solução, já outras falavam em só colocar um cooler diretamente embaixo da GPU que resolvia...

Conclusão...resolvi fazer as duas coisas.

Como não sabia qual cooler em especifico pegar, julguei pelo CFM de cada um e comprei 4 modelos diferentes e equipei assim no meu gabinete:

2 Coolers de 120mm na parte superior do Gabinete (jogando ar "frio" pra dentro)

1 Cooler de 120mm na parte frontal (jogando ar "frio" para dentro)

1 Fan de 80mm jogando ar de baixo para cima (está no chão do gabinete)

1 Fan de 92mm (mais forte) jogando ar diretamente na placa-mãe

(Todos acima de 40 CFM)

O resultado foi o da foto, o problema é que não melhorou EM NADA a temperatura, tipo nada mesmo! 

Estou monitorando pelo HWMonitor mas não sei se posso confiar na marcação de temperatura dele...

(Antes que alguém venha me xingar, notem que os coolers eu só coloquei porque tinha sobrando e não porque quis encher propositalmente ok!)

(Meu quarto é quente e quase sem ventilação, e infelizmente é o único lugar em que posso deixar o PC...)

20180317_205822.jpg

20180318_113245.jpg

20180319_184713.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Polonha você colocou todas as ventoinhas soprando ar pra dentro, eu entendi certo?

Ademais, você gastou uma grana boa em ventoinhas e manteve o cooler box?

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Se o seu problema for localizado (CPU ou GPU com temperaturas altas) pode resolver com uma pasta termica ou dissipador mais eficientes. 
Agora para diminuir a temperatura interior do computador, pode ajudar pensando em alguns conceitos: o ar quente tende a subir. Então é mais adequado que os coolers da frente e embaixo "puxem" ar frio para dentro do gabinete. Os coolers traseiro e superior "tirando" ar quente de dentro, e o da lateral "jogando" ar frio para dentro do computador.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 19/03/2018 às 19:18, Evandro disse:

@Polonha você colocou todas as ventoinhas soprando ar pra dentro, eu entendi certo?

Ademais, você gastou uma grana boa em ventoinhas e manteve o cooler box?

Bom, ambas respostas já foram pensadas, mas pasta térmica não é solução pra aquecimento! Troquei em menos de 2 semanas e nao muda em nada...na real trocar pasta térmica nunca ajuda em nada! Só na preservação da condução de calor... e não...não comprei outro cooler box porque esse que eu tenho segura muito bem as temperaturas, o problema não é calor no processador, é na dissipação das fases da placa-mãe e na placa de vídeo(não está muito aquecida, mas era bom baixar a temperatura, a ventoinha dela fica sempre em torno de uns 60%...causa um barulho absurdo.

Em 19/03/2018 às 19:19, mattaus disse:

Se o seu problema for localizado (CPU ou GPU com temperaturas altas) pode resolver com uma pasta termica ou dissipador mais eficientes. 
Agora para diminuir a temperatura interior do computador, pode ajudar pensando em alguns conceitos: o ar quente tende a subir. Então é mais adequado que os coolers da frente e embaixo "puxem" ar frio para dentro do gabinete. Os coolers traseiro e superior "tirando" ar quente de dentro, e o da lateral "jogando" ar frio para dentro do computador.

É uma boa aposta...naverdade como só tenho um exaustor talvez ele não dê conta, embora onde eu pesquise todos falam que os coolers de cima tem que jogar ar frio pra dentro, e não extrair ar quente, mas posso tentar sim... Sábado posto o resultado aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
15 minutos atrás, Polonha disse:

Bom, ambas respostas já foram pensadas, mas pasta térmica não é solução pra aquecimento! Troquei em menos de 2 semanas e nao muda em nada...na real trocar pasta térmica nunca ajuda em nada! Só na preservação da condução de calor... e não...não comprei outro cooler box porque esse que eu tenho segura muito bem as temperaturas, o problema não é calor no processador, é na dissipação das fases da placa-mãe e na placa de vídeo(não está muito aquecida, mas era bom baixar a temperatura, a ventoinha dela fica sempre em torno de uns 60%...causa um barulho absurdo.

Eu não falei em pasta térmica, e você não respondeu a minha primeira pergunta, que é a mais importante. ;)

Se o cooler do processador está sempre a uns 60%, mesmo em Idle, então é indício que ele não está dando conta do recado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais