Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Corrêa bd

Processador, placa-mãe e fonte até 2,000

Recommended Posts

Olá, venho através desse post pedir ajuda porque realmente não sei o que fazer. Recentemente meu pc queimou e desde então estou sem ele, mas durante esse tempo planejei arrumar e melhorar ele. Nesse caso vou comprar uma fonte, processador e placa-mãe. A fonte é uma corsair 600w e o processador é um i5-8400, mas minha placa-mãe é muito antiga e não serviria pra esse processador. Levei até uma loja de informatica e me disseram que uma placa-mãe gygabite h110 serviria de boa mas dei uma pesquisada e vi que na verdade essa placa-mãe não serve para processadores de oitava geração como esse que vou comprar e as únicas placas que servem são z370 que são muito caras, ao contrário do h110. Agora não sei qual placa eu compro pois a loja me recomendou uma placa barata assegurando que ela serviria mas vi muita gente dizendo que não. Estou com medo de compra uma placa e não funcionar e depois ter que comprar outra mais cara, o que eu faço?

Editado por Kris Wannieg
editar título

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, bem-vindo ao fórum.

A sua informação está correta, para a 8º geração só temos os chips Z370, dizem que mês que vem chega as opções mais baratas, mas as H110 definitivamente não funcionam.

Eu te recomendaria nos dizer seu orçamento e o que quer com o PC (jogos, edição, stream), talvez haja algo com um custo x benefício melhor. Por exemplo, essa fonte já digo que provavelmente não é a melhor opção, mas preciso saber da sua config completa (o que já tem e o que quer ter) para lhe oferecer algo melhor. :thumbsup:

Editado por Kris Wannieg

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta, no caso meu pc é para jogos. Minha config atual é:

Placa-mãe: Asus n13219

Placa de vídeo: NVIDIA GTX960

Processador: Core i5-3330

Fonte (queimada): BRX POWER SUPPLY 600w

Pente de memória: 1 pente de 8G DDR3

HD: um de 500GB e outro de 1TB

Como eu citei no post anterior mudarei apenas placa-mãe, processador e a fonte que queimou. Em questão de orçamento eu diria que posso gastar no maximo uns 2,000, 2,100 por aí comprando uma placa-mãe, processador e fonte. Me desculpe se estiver algo errado ou faltando na configuração não manjo tanto assim de informatica em geral, mas espero que ajude.

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Corrêa bd Ok, então se você vem para geração atual tem que mudar a memória RAM também para DDR4, isso não tem jeito.

Eu não entendi direito quem foi que queimou aí, porque se você ainda possuísse a placa-mãe poderia colocar um processador i7 de terceira geração e já seria um excelente up, mas se ela queimou também não vale muito a pena. 

Com esse seu orçamento, por culpa da memória ram vai ficar difícil pegar o i5 de oitava geração (o kit cpu+mobo+ram já vai dar os 2K ou mais e ainda falta a fonte). Se puder esperar até mês que vem para ver se sai as placas-mães novas.

Ou você pode sair da intel e comprar um Ryzen 5 (o 1400 já leva sua placa de vídeo, mas se quiser um melhor pegue o 1600) + 8GB RAM DDR4 + placa-mãe A320 (não faz overclcock) ou B350 (que faz).

Fonte recomendo a CX450, leva até uma GTX 1070 ou se pensa em colocar uma GTX 1080TI, a CX550 já serve também.

Compartilhar este post

Link para o post

@Kris Wannieg valeu novamente pela resposta, no caso apenas a fonte queimou, minha placa-mãe ainda está inteira. Obrigado pelas sugestões mas ainda estou com algumas dúvidas sobre as peças e outros.

Sobre o processador, qual devo levar, um i7 de terceira geração como você citou ou esse Ryzen 5 1600?

Sobre a placa-mãe devo manter a minha ou compro alguma das que foram citadas acima (A320 ou B350). E entre as duas qual é melhor?

No caso da fonte essa CX que você disse só tem 450w ela realmente daria conta de alimentar o pc todo?.

Sobre o pente de memória, pode ser qualquer um ou você conhece uma marca boa pra me recomendar?

Última pergunta, com essas peças eu conseguiria rodar alguns dos jogos novos tranquilamente? nem que seja com os gráficos no médio ou baixo?. Eu comprei o bf1 recentemente antes da fonte queimar e o jogo não rodava tão bem mesmo no low e penso em comprar o Final Fantasy XV mas não tenho certeza se o joga vai rodar. Já peço desculpas pelas milhares perguntas mas é que realmente não sei quais peças comprar. Desde já agraçedo a ajuda e apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Corrêa bd Um i7 3770 está a nível de um i5 7400 ou Ryzen 5 1400 sem as vantagens de estar na geração atual que é basicamente o PC durar mais, como você já possui peças para a terceira geração (placa-mãe e memória ram) o custo x benefício fica melhor em comprar o i7 3770 e daqui alguns anos, quando precisar fazer upgrade, ir para algo que será ainda mais potente do que temos hoje em dia.

Claro, há pessoas que preferem fazer o up e ir direto para algo mais atual, especialmente porque um i7 3770 só costuma valer usado (preço de peça antiga nova quando acha tá muito caro) e se você não gostar de comprar peças assim fica difícil. Mas é importante ressaltar que vindo para a geração atual você gastar mais para ter um desempenho semelhante o que não faz tanto sentido neste caso.

Se quiser pegar o Ryzen 5 1400 só para estar atual a placa-mãe você escolhe baseado na pergunta: Farei overclock? Se a resposta for não a A320 já serve. Se for sim, tem de ser a B350 (ou a X370, mas essa é mais voltadas a entusiastas mesmo e é mais cara por isso, não recomendo para quem é mais novato).

Quanto a fonte, sim, 450w é mais do que suficiente para alimentar seu sistema e até mesmo fazer novos upgrades.

Memória RAM não é algo que eu entenda muito, tenho mania de comprar da Kingston, mas honestamente não tem uma fundação por trás disso, só é costume mesmo.

Tanto com o i7 3770 quanto o Ryzen 5 acompanhados da sua 960 você deve conseguir rodar jogos em qualidade média pra cima com bons FPS. Você pode ver por si mesmo, só jogar no youtube i7 3770 + GTX 960. Uma coisa interessante é que aquela sua fonte que queimou era o que chamamos de bomba e apesar de dizer ter 600w, ela podia não estar entregando o necessário para o seu PC (que é bem menos do que isso, tanto que a fonte de qualidade de 450w dá e sobra) e por conta disso prejudicando seu desempenho.

Agora, uma última coisa importante: joguei sua placa-mãe aqui no google só para afirmar tudo que eu disse (Asus n13219) e o que apareceu foi uma de soquete 775 que é para processadores de primeira geração, a sua deveria ser soquete 1155. Tem como você verificar certinho sua placa-mãe?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Kris Wannieg Obrigado pelas sugestões. Sobre a minha placa-mãe sim o soquete dela é 1155.

Bem dei uma pesquisada e baseado nas suas sugestões, acho que ja sei quais peças vou comprar. No caso vou comprar essas:

Fonte: CX450

Pente de memória: Kingston HyperX 8GB 2400MHz DDR4

Processador: Ryzen 5 1600 3.2GHZ Cache 19MB

placa-mãe: AMD AM4 GA-A320M-DS2 DDR4

Sãos essas peças que vou comprar, vai sair por volta de 2100 mas ta valendo a pena. Bom se você tem mais algo a me dizer sobre essa config se tem algo de errado ou não, ficarei no aguardo. Se estiver tudo certo, comprarei logo hoje.

Obrigado pela atenção.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais