Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mineração: O que é isso?


Posts recomendados

Senhores,

Saudações,


Gostaria de saber a definição do termo mineração. Não estou falando do termo mineração no sentido de coletar pepitas de ouro, prata, pedras preciosas. Queria saber no sentido usado em informática.

Alguém pode me ajudar? Li um termo aqui na net, uma notícia, dizendo que um fabricante, acho que nVidia criou uma placa de vídeo especializada em minerar bitcoins. Alguém pode me dizer de que se trata?


Cordialmente,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darth_Walther Grande Sr. Walther como vai? No caso mineiração se deriva do termo de mineração de cripto moedas.

Eu estou escrevendo sobre este tema no meu TCC:

Nesta sessão eu dou uma explicada o que é, espero que dê para entender:

 

Este é uma das etapas que escrevi no meu TCC(Trabalho de Conclusão de Curso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para complementar o que o colega @GabrielLP14  passou

 

a diversas moedas, pode baixar um app na Googleplay de visualização de stock, só procurar sobre crypto moedas la, vai ver apps que mostram a flutuação de centenas de moedas, nVidia e AMD são boas para minerar moedas como Monero, Eth, ZCash, etc

 

BitCoin, desde 2012 se não me engano, não é possível ser minerado diretamente com GPUs, pois o mercado foi tomado por ASICs, que são chips feitos especificamente para processar os algoritmos do BitCoin, gerando 1000x mais poder de processamento para este algoritmo especifico em comparação a uma GPU.

 

Para "faturar" com crypto moedas, você pode tambem comprar elas, e ganhar em cima da flutuação do mercado. Assim não gastando com o equipamento para minerar, ou eletricidade, refrigeração, etc.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Atretador disse:

Apenas para complementar o que o colega @GabrielLP14  passou

 

a diversas moedas, pode baixar um app na Googleplay de visualização de stock, só procurar sobre crypto moedas la, vai ver apps que mostram a flutuação de centenas de moedas, nVidia e AMD são boas para minerar moedas como Monero, Eth, ZCash, etc

 

BitCoin, desde 2012 se não me engano, não é possível ser minerado diretamente com GPUs, pois o mercado foi tomado por ASICs, que são chips feitos especificamente para processar os algoritmos do BitCoin, gerando 1000x mais poder de processamento para este algoritmo especifico em comparação a uma GPU.

 

Para "faturar" com crypto moedas, você pode tambem comprar elas, e ganhar em cima da flutuação do mercado. Assim não gastando com o equipamento para minerar, ou eletricidade, refrigeração, etc.

 

Eu que agradeço por acrescentar isso colega, eu poderia acrescentar isto ao meu TCC, achei bem interessante hehe?

E o que achou da explicação ficou legal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Só a parte das carteiras, que não esta exatamente correta, você pode ter uma carteira "física" no seu celular\computador, ao in vez de armazenar em um site.

 

Se não me engano, a um tempo atras um cara comprou um lixão porque tinha jogado um computador com milhôes em bitcoin armazenados no HD, até contratou uma empresa para tentar recuperar. :oops:

 

__

 

Algo interessante para se falar é o impacto no mercado de GPUs, por exemplo, quando BitCoin foi de "GPUs são incriveis para minerar" para "meu deus, ASICS são 1000x mais eficientes para minerar"...A AMD, que era quem ganhava mais com isso, não conseguia mais vender GPUs, praticamente. Ja que eles estavam com um volume enorme para atender a demanda da mineração, que acabou para eles, e um mercado de usados sendo inundado por GPUs que haviam sido usadas para minerar, sendo vendidas a "preço de banana", como HD 7950s\7970s\7990\s\R9s, etc.

 

Até por isso que AMD e nVidia estão mantendo estoques baixos, para que isso não ocorra novamente...ou se ocorrer, os danos sejam minimizados. Também por isso nVidia esta segurando lançar arquitetura nova, não tem porque lançar próxima gen, se a atual não fica 10 segundas na prateleira antes de alguém pagar o dobro do que ela vale por ela, principalmente com eles vendendo diretamente pelo site por um preço extra, sem passar pelas lojas.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Atretador disse:

Só a parte das carteiras, que não esta exatamente correta, você pode ter uma carteira "física" no seu celular\computador, ao in vez de armazenar em um site.

 

Se não me engano, a um tempo atras um cara comprou um lixão porque tinha jogado um computador com milhôes em bitcoin armazenados no HD, até contratou uma empresa para tentar recuperar. :oops:

A sim, obrigado pela dica colega XD

2 minutos atrás, Atretador disse:

Algo interessante para se falar é o impacto no mercado de GPUs, por exemplo, quando BitCoin foi de "GPUs são incriveis para minerar" para "meu deus, ASICS são 1000x mais eficientes para minerar"...A AMD, que era quem ganhava mais com isso, não conseguia mais vender GPUs, praticamente. Ja que eles estavam com um volume enorme para atender a demanda da mineração, que acabou para eles, e um mercado de usados sendo inundado por GPUs que haviam sido usadas para minerar, sendo vendidas a "preço de banana", como HD 7950s\7970s\7990\s\R9s, etc.

 

Até por isso que AMD e nVidia estão mantendo estoques baixos, para que isso não ocorra novamente...ou se ocorrer, os danos sejam minimizados. Também por isso nVidia esta segurando lançar arquitetura nova, não tem porque lançar próxima gen, se a atual não fica 10 segundas na prateleira antes de alguém pagar o dobro do que ela vale por ela, principalmente com eles vendendo diretamente pelo site por um preço extra, sem passar pelas lojas.

A respeito disto eu já expliquei tudo bonitinho, este trecho que peguei do meu TCC é apenas a introdução, eu expliquei tudo isso na outra sessão do TCC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 e@Atretador , saudações,

 

Obrigado pelas respostas. Aprendi bastante. Infelizmente, não entendi o porque uma placa de vídeo para "garimpar" as tais criptomoedas. As mesmas não seriam garimpadas pelo processador principal da CPU/Placa-mãe? Talvez eu não tenha entendido o que são mesmo as tais criptomoedas. Enfim.

 

De qualquer forma, queria saber os seguinte... Bem básico mesmo... É possível viver disso? Acho que o temo correto é monetizar. Já li sobre pessoas que ganham dinheiro com algo chamado Google Adense, ou algo parecido, onde se ganha  centavos a cada usuário que clica em determinados sites, ou que doa dinheiro para a manutenção da causa, ou talvez até publicidade na página.

 

Alguém conhece algum tutorial simples... Se com um computador doméstico é possível começar com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darth_Walther Um i9-7980XE de 18 núcleos e 36 threads tem teoricamente um 1Tflop de performance computacional, custando R$9.000~10.000 e devido a limitação de Cache ele é inferior a um TR 1950X de 16 núcleos e 32 threads para mineração.

 

Uma RX550 tem 1.2Tflops custando R$400,00

RX470\570 tem por volta de ~5Tflops custando normalmente R$700~900

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darth_Walther Cara respondendo sua dúvida se é possível viver disso. Cara depende, para você ter algo rentável e capas de "suprir" as necessidades de alguém a pessoa deve ter pelo menos várias placas pois apenas 1 não gera uma quantia significante pois hoje está mais difícil de "garimpar" essas moedas. Sem falar que o custo de operação é alto de deixar as placas 24 horas ligadas por 30 dias, a conta de luz chegaria bem alta haha :D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...