Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituição para CX 600M defeituosa: comprar a CX 650M?


Posts recomendados

@Foxwalt

 

Tenho uma dessas CX600M (CP-9020060, de rótulo verde) e ela está apresentando problemas de desligamento após 3 anos de uso! Com isso, eu nunca mais queria ver na minha frente uma fonte Corsair (rs), mas lendo sua explicação fiquei um pouco mais sossegado.

 

Na faixa de preço de ~R$350, a CX650M (CP-9020103, rótulo preto, semi-modular) seria uma boa pedida?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@xcerealx Olá, bom dia. Cara a CX650M é uma baita fonte, qual sua configuração colega?

Olá! No caso, minha configuração é:

 

GIGABYTE Z97M-D3H  (BIOS F8 - 09/18/2015) 
Intel Core i5-4690K (sem overclock)
RAM: HyperX 8GB HX318C10F/8
HD 1 - KINGSTON SV300S37A120G ssd - Windows 7
HD 2 - Seagate ST2000DM001-1CH164 (Z2F0R5K2) (2TB)
Fonte: Corsair CX600m (600w)
NVIDIA GeForce Gigabyte Windforce GTX 970 rev 1.1

 

Uma fonte de 650w é desnecessária para uma configuração dessas? A diferença de preço dos modelos de 550w não é tão grande....

 

https://www.kabum.com.br/produto/77625/fonte-corsair-550w-80-plus-bronze-semi-modular-cx550m-cp-9020102 (R$337)

https://www.kabum.com.br/produto/77955/fonte-corsair-650w-80-plus-bronze-semi-modular-cx650m-cp-9020103 (R$362)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@xcerealx Então colega uma 450w já bastaria más pegue mesmo esta 550 semi modular está em um preço bacana.

 

Beleza, vou de 550w então!

A propósito, a TX550 é muito superior a CX550 (vide a diferença nos preços): ???

https://www.kabum.com.br/produto/91025/fonte-corsair-550w-80-plus-gold-semi-modular-tx550m-cp-9020133

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xcerealx A TX é uma série "mais entusiasta" tem uma etiqueta Gold se me recordo bem, ou seja uma eficiência maior que a 550, cara é uma boa fonte sim, caso possa pegar ela eu não vejo por que não pegar. Ao meu ver prefiro pegar uma fonte de boa eficiência de potência regular ao computador do que pegar uma mais simples de maior potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@xcerealx A TX é uma série "mais entusiasta" tem uma etiqueta Gold se me recordo bem, ou seja uma eficiência maior que a 550, cara é uma boa fonte sim, caso possa pegar ela eu não vejo por que não pegar. Ao meu ver prefiro pegar uma fonte de boa eficiência de potência regular ao computador do que pegar uma mais simples de maior potência.

Beleza, vou de TX então! :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@xcerealx Como sua dúvida envolve a configuração específica, movi os posts para tópico próprio. ;)

 

Como você sabe que a CX 600M é a causa do problema? Testou com outra fonte e não desligou? Sua fonte por acaso já foi usada em conjunto com nobreak ou estabilizador? Se sim, favor especificar o modelo.

 

Mesmo a CX 600M já é uma fonte totalmente segura e confiável. A CX 650M seria uma péssima compra no seu caso, já que iria super dimensionar a fonte (algo completamente sem sentido). No máximo pegue a CX 550 (que é uma fonte de 600W) caso queira uma fonte de entrada.

 

A série TX é superior, mas a diferença na eficiência é o menos importante. O projeto é completamente diferente e os componentes usados apresentam qualidade superior.

 

@GabrielLP14 Apenas para notificar dos posts movidos.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxwalt disse:

@xcerealx Como sua dúvida envolve a configuração específica, movi os posts para tópico próprio. ;)

Beleza!!

 

Citação

Como você sabe que a CX 600M é a causa do problema? Testou com outra fonte e não desligou? Sua fonte por acaso já foi usada em conjunto com nobreak ou estabilizador? Se sim, favor especificar o modelo.

 

Mesmo a CX 600M já é uma fonte totalmente segura e confiável. A CX 650M seria uma péssima compra no seu caso, já que iria super dimensionar a fonte (algo completamente sem sentido). No máximo pegue a CX 550 (que é uma fonte de 600W) caso queira uma fonte de entrada.

 

A série TX é superior, mas a diferença na eficiência é o menos importante. O projeto é completamente diferente e os componentes usados apresentam qualidade superior.

 

 

No caso, eu utilizo um filtro de linha de 5 ou 6 tomadas devido a falta de tomadas no meu quarto (não me recordo do modelo, posso ver isso quando chegar em casa). Testei meu computador em outras tomadas sem esse filtro e o mesmo problema ocorre: ele desliga e em seguida, se liga novamente - só que sem boot ou sinal de vídeo.

Isso ocorre durante alguns jogos específicos ou durante o Furmark, por exemplo. No caso do Furmark é meio estranho, geralmente, no momento que eu clico para iniciar o teste, o computador desliga (grande parte dos problemas semelhantes a este que pesquisei na internet era relacionado a fonte).

 

Além disso, minhas temperaturas estão dentro do esperado, então aparentemente, esse desligamento não teria haver com isso...

 

Não tive como testar outra fonte em meu computador (ou testá-la em outra máquina), então nesse caso eu iria comprar "no escuro", supondo que meu problema fosse na fonte... Pelo que pesquisei por problemas semelhantes, o problema poderia estar na fonte, na GPU ou até mesmo na placa-mãe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@xcerealx Fontes de qualidade como a CX 600M, quando usadas corretamente (longe de nobreaks vagabundos, estabilizadores e outras porcarias do tipo), dificilmente apresentam problema tão cedo. Se eu fosse você, tomaria bastante cuidado no diagnóstico antes de sair comprando outra fonte. Existem dezenas de causas possíveis para o seu problema.

 

Você monitorou as temperaturas durante os jogos e ao executar o Furmark? Aqui está um tutorial de como usar o HW Monitor e o MSI Afterburner:

Informe os valores máximos encontrados, logo antes do computador pifar. Para isso, fique prestando atenção constante aos números.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Você monitorou as temperaturas durante os jogos e ao executar o Furmark? Aqui está um tutorial de como usar o HW Monitor e o MSI Afterburner:

Informe os valores máximos encontrados, logo antes do computador pifar. Para isso, fique prestando atenção constante aos números.

 

Sim, monitorei as temperaturas tanto pelo MSI Afterburner quanto pelo HWiNFO64 (que dá pra ver as voltagens, mas não sei até onde que essa medição é precisa).

 

No caso, rodando o Prime95 (Small FFT) por ~1h: 

              min    max
core 0    37c    64c    
core 1    34c    62c
core 2    35c    62c
core 3    36c    59c

 

 

Furmark (consegui rodar de manhã por cerca de 17 minutos):

 min: 35C    max: 80C

 

Nessas duas medições, o PC não desligou (além disso, ele nunca desligou durante o Prime95). Tenho um log (.csv) de um crash que tive rodando o Furmark, estou anexando ele aqui!

 

*essa screenshot foi feita após o término do Prime95

prime95.png

loghwmonitor_shutdown.CSV

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@xcerealx E em quais jogos ocorre o problema?

 

Programas de stress como o Furmark estressam muito mais os componentes que os jogos. O consumo de energia nesses programas alcança níveis muito altos que não são alcançados em situações normais. Se o problema for relacionado à fonte e ocorrer nos jogos, necessariamente deve ocorrer no Furmark.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Foxwalt disse:

@xcerealx E em quais jogos ocorre o problema?

 

Programas de stress como o Furmark estressam muito mais os componentes que os jogos. O consumo de energia nesses programas alcança níveis muito altos que não são alcançados em situações normais. Se o problema for relacionado à fonte e ocorrer nos jogos, necessariamente deve ocorrer no Furmark.

 

Coloquei jogos no plural, mas atualmente, isso só ocorre no Warframe. Meses atrás, tive um problema parecido com no Diablo 3 e com o Overwatch, mas era devido a um cabo SATA defeituoso.

 

Atualmente, com todo o resto (Overwatch, GTA V, Witcher 3, Dragon Ball Fighterz, Diablo 3, Bioshock Infinite), isso nunca aconteceu. Mas o fato desse problema acontecer também durante os benchmarks de GPU me deixou com receio de ser algum problema mais grave, de fonte ou de GPU.

 

**OBS. Eu rodei outro benchmark (UNiGUiNE:heaven DX11) ontem e hoje algumas vezes e também não tive problema de desligamento (a temperatura máxima da GPU nele foi de 75C). Aparentemente esse problema de desligamento é exclusivo do Funmark (talvez seja porque o nível de estress dele é alto demais?) No caso, tanto minha fonte quanto a minha placa de vídeo são de 2015.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@xcerealx Baixe o HD Tune (versão gratuita, não a Pro). Mostre os valores da aba Health. Faça um Error Scan (demora) e também envie o resultado.

 

Warframe é um jogo mais leve que os que você citou. O fato de só ocorrer nele pode ser relacionado a erros ou setores defeituosos no HD. Tem que ir testando e fazendo por eliminação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da aba health:

HD 1 - KINGSTON SV300S37A120G ssd: sem erros


HD 2 - Seagate ST2000DM001-1CH164 (Z2F0R5K2) (2TB): 3 erros: 

(B8) End to End error Detection: Error! Threshold reached. Replacing the hard drive is recommended

(BE) Airflow Temperature: Error! Threshold reached. Replacing the hard drive is recommended

(C7) Interface CRC Error Count: There were communication errors. This may be caused by a damaged cable.

 

health_hd.png

health_hd_kingston_sem-erros.png

 

 

Porém, o error scan não apontou nenhum problema, aparentemente:

21-mar_o-2018_03-59_kingstonssd.png

21-mar_o-2018_03-44_st2gb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, xcerealx disse:

health_hd.png

Estranho.. Seu disco não tem setores defeituosos.. Os parâmetros (C5), (05) e (BB), que mostrariam isso, estão zerados.. Mas tem problemas, a nível lógico..

 

https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#ATA_S.M.A.R.T._attributes

 

Seriam erros de paridade.. De forma bem simples, seria uma informação transferida da RAM pro HD, por exemplo, sai da RAM de um jeito e chega diferente no HD.. Aí, seria problema no cabo (de novo) ou na controladora do disco..

 

Se isso teria potencial pra desligar o PC assim, não tenho certeza.. Uma ideia seria testar o PC sem esse HD, se possível..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!