Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema instalação Manjaro PC antigo


Kagaho

Posts recomendados

Olá a todos!

 

Tenho um PC antigo e resolvi por algum SO para rodar. Daí instalei o Linux Mint Cinnamon e o Manjaro KDE e ambons funcionavam bem até.

Então decidi que só colocaria apra rodar o Manjaro XFCE.

Formatei a máquina e com um pen-drive bootábel tentei instalar o Manjaro XFCE e aí começou a minha saga.

Tentei os programas Yumi e Rufus para o pen-drive de 16 GB e de 4 GB.

E todas vez que ele terminava de instalar e reiniciava o So não era reconhecido e dizia para conectar um disco bootável.

Detalhe: quando o pen-drive ficava conectado após a reinicialização eu consegui entrar no SO.

 

Na primeira imagem, é pedido para instalar esse "BIOS-System" no hd2, msdos1. Só que não faço ideia do que é isso.

Na segunda imagem, foi o erro dado após reiniciar sem o pen-drive.

Na terceira imagem, é pedido para instalar esse "BIOS-System" no hd1, msdos1. Deixei só um HD e o pen-drive bootável conectados.

Na quarta imagem, é como fazer um pen-drive bootável do próprio manual do Manjaro.

Na quinta imagem, vê-se que após reiniciar e retirar o pen-drive o HD não é reconhecido como boot.

Na sexta imagem, eu tentei restaurar/instalar o GRUB manualmente sem sucesso. Detalhe: foi após nova tentativa de instalação com apenas HD e pen-drive conectados, mas sem reinicializar.

Nas duas últimas, observei que as pastas do GRUB e root estavam com esse X. Aliás, eu não consegui entrar na pasta root. O acesso me foi negado.

 

Após inúmeras tentativas reocrro ao fórum de modo que alguém mais entendido possa indicar o caminho.

Desde já, grato.

 

PS.: processador é um Celerom 6700 2,66 MHz ; HD Samsung 80GB 7.200rpm SATA3 ; RAM 2 GB DDR2 667MHz ; a BIOS da placa-mãe (D946GZIS) está em sua última versão.

Instalação com 3 HDs e pen-drive.jpg

Problema reiniciar.jpg

Instalação apenas HD e pen-drive.jpg

Manual - instalação - criar imagem 00.jpg

Não reconhece o HD.jpg

Recuperar o GRUB.jpg

Pasta GRUB.jpg

Pasta root.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suspeito que seu disco esteja no formato GPT e voce preparou o pendrive no formato MBR.

Tem distros que lidam bem isso e instalam o Grub corretamente na partição EFI do Windows como o Mint e Ubuntu.

Outras não, um outro exemplo é a última versão do Deepin 15.5 que não instala o Grub na EFI.

O ElemtaryOS já consegue lidar bem com isso, creio que por ser baseado no Ubuntu.

Se isso se confirmar, sugiro que mude o formato do seu disco para MBR que é mais fácil de lidar.

Pode usar o Gparted para isso, exclua todas as partições e procure nos menus a opção de criar a Tabela de Partições no formato msdos1 (acho que é esse o nome)

 

adicionado 11 minutos depois

Dica: Uma distro bem leve e que consome em torno de 250MB de RAM com navegador aberto é o Debian Bunsenlabs.
Assista o VIDEO do Prof. Juliano Ramos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,  @f_neto !

 

Grato por responder. :)

 

9 horas atrás, f_neto disse:

Suspeito que seu disco esteja no formato GPT e voce preparou o pendrive no formato MBR

 

Desculpe, mas não sei informar sobre, pois não faço ideia de como verificar esa informação.

A questão é que quando ponho para instalar, o Manjaro inicia e após abrir eu busco o Gparted desfaço todas as partições deletando-as.

A partir disso, faço uma partição raiz "/" onde será posto o Manjaro, uma partição Swap de 2GB, uma partição "/home" e deixo a quarta com o restante. Detalhe todas as partições são ext4.

Após isso, entro no instalador e na seção partições eu escolho a manual.

Na partição 1, eu escolhe a opção formatar, deixa em ext4 e escolhe o ponto de montagem "/".

Procedo de mesmo modo para as demais partições e instalo.

Detalhe, quando estou no instalador aparece as informações BIOS e MDR no topo ao lado do HD selecionado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Kagaho disse:

Tenho um PC antigo e resolvi por algum SO para rodar. Daí instalei o Linux Mint Cinnamon e o Manjaro KDE e ambons funcionavam bem até.

 

  Refaça o dowload da imagem iso..... Manjaro Xfce

 

  Detalhe: verifique se o disco(hd) está livre de erros....  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Black Fox !

 

Agradeço a ajuda.

 

3 horas atrás, Black Fox disse:

Refaça o dowload da imagem iso..... Manjaro Xfce

 

Então,  eu refiz o download e conferi a imagem iso através do manjaro-xfce-17.1.6-stable-x86_64.iso disponibilizado pelo site oficial.

Está tudo nos conformes quanto a isso.

 

Agora falta descobrir se:

1. o HD está formato emm MDR; e

2. verificar se o HD contém erros.

 

Alguma dica de como fazer isso de modo rápido e eficiente?

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No processo de instalação foi indicado onde o Grub seria gravado ?

 

Para discos com tabela de partição MBR  é o básico -> partição raíz ( /) partição Swap e partição /home  e grub gravado por exemplo em /sda

 

Para testar o disco(hd) o mesmo pode ser instalado em um outro computador como disco secundário que tenha por exemplo o Windows instalado e seguindo o Tutorial Hd Tune

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, @f_neto!

 

Em 21/03/2018 às 02:01, f_neto disse:
adicionado 11 minutos depois

Dica: Uma distro bem leve e que consome em torno de 250MB de RAM com navegador aberto é o Debian Bunsenlabs.
Assista o VIDEO do Prof. Juliano Ramos.

Creio que terei que testar essa versão para vê se melhora a performance. :)

 

PS: Por fim, de tanto tentar acabou voltando a funcionar, mas não sei como nem porque. :(

 

Att.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2018 às 15:25, Kagaho disse:

Olá, @Black Fox !

 

Agradeço a ajuda.

 

 

Então,  eu refiz o download e conferi a imagem iso através do manjaro-xfce-17.1.6-stable-x86_64.iso disponibilizado pelo site oficial.

Está tudo nos conformes quanto a isso.

 

Agora falta descobrir se:

1. o HD está formato emm MDR; e

2. verificar se o HD contém erros.

 

Alguma dica de como fazer isso de modo rápido e eficiente?

 

Att.

 

Só perguntando: você não tem pouca memória para usar uma versão de 64 bits?

a de 32 bits não seria mais indicada?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Arutha!

 

6 horas atrás, Arutha disse:

 

Só perguntando: você não tem pouca memória para usar uma versão de 64 bits?

a de 32 bits não seria mais indicada?

Então, tenho 2GB de RAM DDR2 660MHZ ou 667MHZ, não lembro agora.

Provavelmente, a de 32 bits resolva. Eu nem me liguei nisso quando fui baixar. Só me preocupei que fosse XFCE. :D

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu gosto mais do de 64, mas com pouca memória o de 32 funciona melhor.

Outra possibilidade é aumentar a memória para 4GB, que é o máximo que sua placa aceita (2 pentes de 2GB é a melhor combinação, acho)

Recomendo fortemente, porque hoje em dia, só pra andar na internet o cenário já muda muito de 2GB pra 4GB!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...