Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
matheusroquestr

placa-mãe congela durante uso alto de cpu em overclock

Recommended Posts

boa noite pessoal, minha placa-mãe é uma m5a99x evo r1.0 , tenho um phenom ii x6 1100t , minha placa-mãe acho que está com defeito por que sempre que vou fazer overclock pelo fsb éla congela o pc todo e da uma tela colorida qualquer, só reiniciando pra voltar ao normal, tipo eu faço over no fsb por que ai da pra eu aumentar a velocidade do ht link e da memoria ram, o processador é desbloqueado, estou tentando fazer over com 250 de fsb para as memorias ficarem em 2000mhz, ai eu coloco o multiplicador do processador em 16 pra ficar em 4ghz , northbridge em 3.0ghz e ht link em 3ghz também, porém quando vou jogar algum jogo que use muita cpu ele da a tela colorida e só reiniciando, mas quando eu faço overclock pelo multiplicador apenas isso não acontece, eu consigo chegar nos 4.0ghz , 2.6ghz no ht link e 3.0ghz no northbridge, porém as memorias ficam em 1600mhz que é o padrão e o sistema funciona normalmente, só que eu já tentei deixar só os núcleos do processador em overclock (4ghz) e deixar o ht link, northbridge e as memorias em 1600mhz que é o padrão e com o fsb em 250, o sistema continua congelando, ou seja, eu tenho 99,9% de certeza que o problema está no fsb e agora ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce fez os ajustes de clocks e afins?

Compartilhar este post

Link para o post

Por que isso seria defeito na placa-mãe?? o modo mais correto de fazer o OC é alterando o Multiplicador da CPU mesmo. Aumentar o FSB impacta em todos os componente da placa-mãe.. na USB , SATA , Barramento do Pci-Express e etc. Sendo assim esse tipo de OC gera muita instabilidade nos sistemas.

Fora que todo OC tem um limite..e o limite é o travamento do sistema.. Se travou, tem que diminuir o OC, até chegar o ponto de estabilidade do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Henrique Ariel AG disse:

voce fez os ajustes de clocks e afins?

Sim, com o fsb em 250 eu tentei mudar todos os clocks, da memoria, ht link, northbridge e dos núcleos do processador, continua congelando, só consigo fazer over com o fsb em 200

5 horas atrás, bngomes disse:

Por que isso seria defeito na placa-mãe?? o modo mais correto de fazer o OC é alterando o Multiplicador da CPU mesmo. Aumentar o FSB impacta em todos os componente da placa-mãe.. na USB , SATA , Barramento do Pci-Express e etc. Sendo assim esse tipo de OC gera muita instabilidade nos sistemas.

Fora que todo OC tem um limite..e o limite é o travamento do sistema.. Se travou, tem que diminuir o OC, até chegar o ponto de estabilidade do sistema.

eu tenho quase certeza que é, eu sei que o modo mais correto é pelo multiplicador, mas sem o  fsb eu não consigo aumentar a velocidade do ht link e das memorias entendeu agora, eu fiz um teste deixando só o fsb em 250, e todas as outras frequencias dos núcleos, ht, northbridge e memoria em padrão sem overclock, só o fsb em 250, o sistema funcionou normalmente, ai eu tentei aumentar só a frequencia dos núcleos junto com o fsb em 250, ai o sistema deu aquela congelada da tela colorida 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

So que quando você mexe no FSB você impacta em TODO o Sistema.. Inclusive a PCI-Express.

Se o sistema travou quando você aumentou a o multiplicador + FSB.. isso simplesmente quer dizer que não esta aguentando o OC. Todo OC tem algum limite... e não vi em nenhum dos seus posts menção a temperatura do processador nem se aumentou o Vcore. E outra coisa, qual a sua fonte? isso tudo impacta na estabilidade de um OC

Overclock não é uma ciencia exata.. a vezes só abaixar um pouco o FSB pode melhorar a estabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o fsb em 250, eu tive que abaixar o multiplicador do núcleo de 16.5 (padrão) para 16.0 para ficar em 4.0ghz , eu aumentei o vcore em 1.47000 volts, usando o windows e testando em jogos o processador ficou estavel nessa frequencia e vcore, o problema mesmo foi tentar usar o processador overclockado junto com o fsb em 250 ai da aquele erro de congelamento e a tela colorida, a temperatura com over fica em 39 em idle e 59 em 100% de uso, esses testes eu fiz com o fsb em 200 por que com 250 não teria como, iria congelar com a tela colorida, a minha fonte é uma corsair tx 750w modular 80 plus gold

adicionado 45 minutos depois

estava jogando insurgency agora, um jogo que usa muita cpu, quase 100% por ser source engine , usando 200 de fsb e com 4.0ghz de núcleos , 2.6ghz no ht link e 3.0ghz no northbridge, e a memoria em padrão 1600mhz, e adivinha ? deu o erro também do congelamento e a tela colorida, não sei mais o que fazer... ou é problema na cpu ou na placa-mãe, falta pouco pra eu vender essas *****...

Compartilhar este post

Link para o post

fiz outro teste agora com 250 de fsb, as memorias em 2000mhz , o processador em 4.0ghz e o ht link e northbridge em padrão que é 2000mhz, joguei por alguns minutos os jogos, e não deu congelamento, acho que o problema está no ht link e northbridge mesmo

Editado por matheusroquestr

Compartilhar este post

Link para o post

@matheusroquestr

Amigo boa noite!

OBS*****  Posta a sua configuração completa!

Se você quer atingir clocks maiores, não há necessidade de aumentar logo o NB e HTlink e nem as memórias muito menos FSB que dificulta o overclock.

Outro detalhe é que o impacto de desempenho vai ser maior no overclock do processador, OC em ram, NB, HTlink tem pouco impacto, só dificulta o overclock e só servem no final quando OC está estável para afinar.

Faz assim:

1- Dá um default bios aí, salva e reinicia.

1.1-Entra na bios anota em um papel o vcore com turbo ligado, agora desativa o turbo, desativa C1E state, desativa Spread spectrum, trava o pci-e em 100mhz, desativa APM, salva e reinicia.

2- Agora, trava as memórias manualmente em 1600mhz, salva e reinicia.

2.2- Como você já fez esse overclock 4ghz e tá empolgado eu vou te ensinar outro jeito que não orientei a outra galera, com muito cuidado!!! com o turbo off seleciona o vcore manualmente do jeito que você anotou no papel, é o vcore máximo, agora usando o multiplicador trava em 4ghz, deixa as fans em 100%, , salva e reinicia.

3- Roda o utilitário OCCT por 20 minutos, depois posta os resultados dos gráficos gerados aqui para a gente, vai ter temperatura, bus, clock, vcore, como o usuário @bngomes a gente tem que fazer uma análise melhor de como está o teu sistema durante esse teste.

Overclock é tentativa e erro, fica ao seu critério fazer OC, nós não nos responsabilizamos.

Editado por OCCT

Compartilhar este post

Link para o post

meu pc 

m5a99x evo r 1.0

amd phenom ii x6 1100t 3.3ghz

corsair vengeance 2x8gb 1600mhz

corsair tx 750w 80 plus prata

6 fans de 120mm cada no chasi do gabinete + dois de 120mm no water cooler

water cooler maelstrom 240t

placa wifi pci express wireless pci x1

placa usb 5 portas pci

gt 730 2gb

gabinete corsair spec 04

hd 1 seagate 1tb 7200rpm

hd 2 seagate 500gb 7200rpm

hd 3 seagate 500gb 7200rpm

hd 4 seagate 500gb 7200rpm

o overclock nos núcleos do processador estão estáveis, já fiz varios testes neles , só que eu queria mesmo é fazer over nas memorias , ht e nb do processador

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais