Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funcionamento de memórias Dual Channel


Posts recomendados

E aí galera! Tudo em ordem?

Gente, sou meio leigo na questão "canais de memória" e eu gostaria de saber como funciona essa relação Processador x Memória Ram x placa-mãe... porque to montando um PC novo, e pra não comprar algo que eu não vou utilizar, e acabar gastando mais em coisas desnecessarias. Enfim, para que eu faça uma compra boa, sem desperdício de dinheiro.

Pretendo comprar um Ryzen 1500x, uma Asus Strix B350F e primeiramente 8Gb de RAM Crucial Ballistix (Depois pretendo comprar outra igual pra ter 16Gb)

Alguém poderia me passar apenas uma noção básica de como isso funciona e como eu sei que meu PC estará fazendo um bom uso das peças, com melhor desempenho...

 

Agradeço desde já quem se habilitar a explicar essa "aula" básica rsrs.... :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo3011 Olá Gustavo, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.

Em games, isso não faz diferença alguma, por exemplo 1x16GB DDR4 2133MHz terá o mesmo desempenho que 2x8GB DDR4 2133Mhz, só possui diferenças tipo 1x16GB você ainda possui 3 slots de memória livres. Porém se uma memória der problema você fica sem. 2x8GB você tem "apenas 2" slots livres(não vale a pena por mais de 16GB no PC). E se uma der problema ainda teria a outra.

Espero ter lhe ajudado colega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Ah sim! Ajudou bastante sim, essa questão 1x16 ou 2x8  eu estava bastante na duvida também.

Mas o que eu queria ainda saber é se esse recurso Dual Channel estará no Slot da placa, na memória ou no próprio processador, entende?

Tipo eu vou adquirir a memória de 8GB mas como vou saber que meu PC está utilizando o recurso Dual Channel, ou seja, estará com o melhor desempenho que as peças que comprei me proporcionam...

Desculpa a ignorância, :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo3011 Então o processador e a placa-mãe tem que oferecer suporte. No caso 99.999999% das placas hoje suportam(até aquelas DDR2 antigonas suportavam).

Então é como eu disse isso de 2x mais desempenho é tudo na "teoria", na prática você vai achar que é 1x16GB pois não tem diferença em jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo3011 Fico feliz em ter ajudado colega, caso esteja interessado o Fórum em si tem um tópico que explica tudo isso em detalhes, acho que seria interessante você dar uma olhada o que realmente tem de "diferença de desempenho do Dual Channel".

Segue o Tópico à seguir:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...