Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Funcionamento de memórias Dual Channel


Posts recomendados

E aí galera! Tudo em ordem?

Gente, sou meio leigo na questão "canais de memória" e eu gostaria de saber como funciona essa relação Processador x Memória Ram x placa-mãe... porque to montando um PC novo, e pra não comprar algo que eu não vou utilizar, e acabar gastando mais em coisas desnecessarias. Enfim, para que eu faça uma compra boa, sem desperdício de dinheiro.

Pretendo comprar um Ryzen 1500x, uma Asus Strix B350F e primeiramente 8Gb de RAM Crucial Ballistix (Depois pretendo comprar outra igual pra ter 16Gb)

Alguém poderia me passar apenas uma noção básica de como isso funciona e como eu sei que meu PC estará fazendo um bom uso das peças, com melhor desempenho...

 

Agradeço desde já quem se habilitar a explicar essa "aula" básica rsrs.... :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo3011 Olá Gustavo, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.

Em games, isso não faz diferença alguma, por exemplo 1x16GB DDR4 2133MHz terá o mesmo desempenho que 2x8GB DDR4 2133Mhz, só possui diferenças tipo 1x16GB você ainda possui 3 slots de memória livres. Porém se uma memória der problema você fica sem. 2x8GB você tem "apenas 2" slots livres(não vale a pena por mais de 16GB no PC). E se uma der problema ainda teria a outra.

Espero ter lhe ajudado colega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Ah sim! Ajudou bastante sim, essa questão 1x16 ou 2x8  eu estava bastante na duvida também.