Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gustavo3011

Funcionamento de memórias Dual Channel

Recommended Posts

E aí galera! Tudo em ordem?

Gente, sou meio leigo na questão "canais de memória" e eu gostaria de saber como funciona essa relação Processador x Memória Ram x placa-mãe... porque to montando um PC novo, e pra não comprar algo que eu não vou utilizar, e acabar gastando mais em coisas desnecessarias. Enfim, para que eu faça uma compra boa, sem desperdício de dinheiro.

Pretendo comprar um Ryzen 1500x, uma Asus Strix B350F e primeiramente 8Gb de RAM Crucial Ballistix (Depois pretendo comprar outra igual pra ter 16Gb)

Alguém poderia me passar apenas uma noção básica de como isso funciona e como eu sei que meu PC estará fazendo um bom uso das peças, com melhor desempenho...

Agradeço desde já quem se habilitar a explicar essa "aula" básica rsrs.... :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gustavo3011 Olá Gustavo, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega Dual Channel é o recurso que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. As memórias trabalham simultaneamente e fornecem o dobro da largura de dados do barramento. O comum das memórias DDR é trabalhar com a incrível quantidade de 64 bits, mas com o recurso Dual Channel, este valor “dobra” e fica em 128 bits.

Em games, isso não faz diferença alguma, por exemplo 1x16GB DDR4 2133MHz terá o mesmo desempenho que 2x8GB DDR4 2133Mhz, só possui diferenças tipo 1x16GB você ainda possui 3 slots de memória livres. Porém se uma memória der problema você fica sem. 2x8GB você tem "apenas 2" slots livres(não vale a pena por mais de 16GB no PC). E se uma der problema ainda teria a outra.

Espero ter lhe ajudado colega.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Ah sim! Ajudou bastante sim, essa questão 1x16 ou 2x8  eu estava bastante na duvida também.

Mas o que eu queria ainda saber é se esse recurso Dual Channel estará no Slot da placa, na memória ou no próprio processador, entende?

Tipo eu vou adquirir a memória de 8GB mas como vou saber que meu PC está utilizando o recurso Dual Channel, ou seja, estará com o melhor desempenho que as peças que comprei me proporcionam...

Desculpa a ignorância, :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

@Gustavo3011 Então o processador e a placa-mãe tem que oferecer suporte. No caso 99.999999% das placas hoje suportam(até aquelas DDR2 antigonas suportavam).

Então é como eu disse isso de 2x mais desempenho é tudo na "teoria", na prática você vai achar que é 1x16GB pois não tem diferença em jogos.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Gustavo3011 Fico feliz em ter ajudado colega, caso esteja interessado o Fórum em si tem um tópico que explica tudo isso em detalhes, acho que seria interessante você dar uma olhada o que realmente tem de "diferença de desempenho do Dual Channel".

Segue o Tópico à seguir:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais