Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
RNARENAN18

amd ryzen 5 1600x - temperatura

Recommended Posts

Boa tarde galera, é o seguinte montei uma maquina e sou novo com esses processadores da AMD e gostaria de uma informações abaixo segue o modelo do computador.

PROCESSADOR: AMD RYZEN 1600X 3.60 GHZ

COOLER DO PROCESSADOR: PCYES Zero K Z5 120mm

placa-mãe: ASUS PRIME A320M-K

MEMORIA RAM: CRUCIAL BALLISTIX SPORT 8 GB DDR4

PLACA DE VÍDEO: 1050 TI GIGABYTE

HD : 120 GB SSD

Não sei se é o normal deste processador mas sem usar nenhum programa ele mantém de 45º a 50º, em jogos e edição como Adobe Photoshop ele chegou a 70º, fiz a instalação de algumas fans o que melhorou um pouco mas minha duvida é a instalação deste cooler está correta? pois comprei em loja e eles mesmo que fizeram a instalação, segue abaixo as fotos.

20180322_125311.jpg

20180322_125322.jpg

20180322_125330.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@RNARENAN18 Esse cpu cooler está errado, o normal é o fan ficar do outro lado jogando ar da parte da frente para trás.

O fan que está embaixo jogando ar para cima poderia também ser colocado na frente jogando ar para dentro.

Esse cpu cooler era pra ficar assim:

image.thumb.png.4203823c80aba0187c3cd99ac6cd7898.png

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth A imaginei que algo estava de errado vou tentar colocar esta fan na frente do gabinete, e vou tentar alterar o CPU cooler a sua temperatura fica em quanto?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RNARENAN18

É só inverter a fan do cooler.. Do jeito que está, a fan traseira do gabinete e a fan do cooler, estão disputando o mesmo ar.. Nem precisa desmontar nada, a fan deve ter uma presilha que prende ela ao dissipador.. Só desprender e colocar do outro lado..

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, RNARENAN18 disse:

@Elder Nauvirth A imaginei que algo estava de errado vou tentar colocar esta fan na frente do gabinete, e vou tentar alterar o CPU cooler a sua temperatura fica em quanto?

Certamente com um fan na frente do gabinete irá ajudar pegando ar fio de fora e jogando ar para dentro.

Mudar a posição do fan do air cooler pode ser fácil, se conseguir soltar as travas dele basta trocar o lado e travar novamente.

A temperatura deve abaixar mais já que terá um fluxo melhor e pode quem sabe ficar até abaixo dos 70ºC, já que o ar frio virá mais da frente.

Recomendo fazer uma nova medição de temperatura logo depois de fazer a mudança para ver como ficou.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth @RS Faria

Fiz o que me recomendaram vou postar a foto pra ver se realmente esta certo e se coloquei a ventoinha do CPU cooler correto, já senti a melhora na temperatura, está entre 40º a 50º com os programas de edição abertos.

20180322_143648.jpg

20180322_143711.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
24 minutos atrás, RNARENAN18 disse:

Fiz o que me recomendaram vou postar a foto pra ver se realmente esta certo e se coloquei a ventoinha do CPU cooler correto, já senti a melhora na temperatura, está entre 40º a 50º com os programas de edição abertos

20180322_143648.jpg

É isso mesmo.. Fan frontal jogando ar pra dentro do gabinete.. A fan do cooler, jogando ar no dissipador, que é retirado pela fan traseira.. Certinho..

Sua placa-mãe é Micro-ATX, ao que parece.. Isso faz com que o dissipador do cooler fique muito próximo à GPU.. Pode ter um prejuízo, em jogos ou aplicações, aonde a GPU é muito utilizada..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, RNARENAN18 disse:

@Elder Nauvirth @RS Faria

Fiz o que me recomendaram vou postar a foto pra ver se realmente esta certo e se coloquei a ventoinha do CPU cooler correto, já senti a melhora na temperatura, está entre 40º a 50º com os programas de edição abertos.

20180322_143648.jpg

20180322_143711.jpg

Está perfeito, faço das palavras do amigo @RS Faria  as minhas.

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria @Elder Nauvirth

É isso mesmo verifiquei as especificações ela é no padrão Micro ATX quando comprei não me atentei a este detalhe, é tudo muito junto mesmo inclusive o Cooler do processador ficou bem próximo da memoria ram, verifiquei realmente melhorou muito a temperatura ontem fiquei jogando por umas 3 horas seguidas o processador chegou no máximo a 60º mas estabilizou nos 55º vocês recomendam um Water Cooler futuramente? ou no meu caso não faria muita diferença? Nunca instalei e nem sei coo funciona direito mas parece que ele ajuda bastante na temperatura.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RNARENAN18

Não tem necessidade.. WC é melhor, em certos casos.. No mercado de entrada, Air Coolers e WC podem ter desempenho similar.. Além disso, é mais complicado de instalar e tem mais partes pra dar problema..

Sem contar que seu PC não é lá tão espaçoso, pra comportar um trem daqueles..

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Isso é verdade já é tudo pequeno colocar um WC talvez só piore as coisas de vez melhorar, muito obrigado pelas dicas, realmente já ajudou muito verifiquei também que este cooler que tenho tem a possibilidade de colocar 2 ventoinhas dentro da embalagem tem mais uma presilha, caso volte a aquecer posso tentar colocar uma pra ver se melhora, mas a solução que vocês indicaram realmente funcionou, mesmo depois de 5 horas jogando o processador não passou de 60º 

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o seguinte... se você esta satisfeito com o desempenho do seu pc, você nao precisa de watercooler...

Agora se você quer melhorar o desempenho, ganhar fps em jogos e tal ai eu recomendo, porque ai você faz um overclock e bota um watercooler pra segurar.

Tenho um Ryzen tambem 1600X e rodo a 4.0GHz com apenas 51 graus de temperatura em jogo pesadissimo.

Compartilhar este post

Link para o post

@FernandoCJ Futuramente penso sim em fazer um overclock nossa rodando a 4.0GHZ deve estar show, qual jogo pesadissimo voce usa pra fazer esse teste? voce tem o modelo do seu WC pra que eu possar ir estudando o caso.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais