Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
knoax

Placa-mãe esquentando muito sem motivo aparente

Recommended Posts

Galera, recentemente comprei um pc ja montado de um amigo, fui ver as temperaturas e a placa-mãe fica normalmente em 60 graus e quando jogo passa dos 70. Alguem sabe me dizer qual pode ser a causa do problema e a solução?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@knoax Pode ter vários problemas, desde má refrigeração até má montagem das peças no gabinete.

Diga qual a configuração completa com marca e modelo da fonte e se possível anexe uma foto da parte interna do gabinete, mostrando como está montado.

Creio que com essas informações será mais fácil obter ajuda, mas pode ser que o problema não tenha ligação a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

A placa realmente está quente?? Já colocou a mão sobre o dissipador dela pra ver se justifica a temperatura mostrada?

95% dos casos são erros de leitura da placa, mostra sei lá 100ºC e o dissipador nem morno está.

De qualquer forma, deixe pelo menos um fan frontal e um traseiro (soprando e puxando o ar respectivamente) e veja as temperaturas na BIOS/UEFI que geralmente mostram valores mais corretos do que programas de leitura.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, não sei se isso tem ligação, a mobo é asus m5a78l-m lx/br e o processador phenom II x6 1090t, pelo o que andei pesquisando essa mobo é compatível até 1065t, pelo menos não fala no site da asus tem 1090t. Gostaria de saber se isso por ter influência na temperatura da placa-mãe e como descobrir se o processador está tendo um desempenho normal ou não.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, knoax disse:

Então, não sei se isso tem ligação, a mobo é asus m5a78l-m lx/br e o processador phenom II x6 1090t, pelo o que andei pesquisando essa mobo é compatível até 1065t, pelo menos não fala no site da asus tem 1090t. Gostaria de saber se isso por ter influência na temperatura da placa-mãe e como descobrir se o processador está tendo um desempenho normal ou não.

Esse processador não era nem pra ser usado na placa-mãe, por sorte você ainda consegue ligar, mas já reparou que no site do fabricante diz que a mobo suporta processador até no máximo o 1065t e não o 1090t.

Pesquisando vi que o phenom II x6 1090t tem tdp de 125W, já a sua placa-mãe é para processadores com tdp de 95W, o processador está puxando mais do que a mobo suporta.

A informação do tdp do processador encontrei aqui: 

E detalhe, se ele for o modelo antigo terá mesmo 125W de tdp, ou seja, ele puxa 125 Watts.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais