Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de Rotação das Fans


Posts recomendados

Olá galera, estou adquirindo as peças finais do meu setup e me surgiu uma dúvida. 

É possível controlar a rotação dos fans do gabinete ligando os mesmos na placa-mãe? Sys_Fan..?

Pelo que entendi nos artigos que li, posso ligar os fans desde que não ultrapassem 1A de consumo, mas não diz nada sobre controle da rotação. 

Caso não seja possível tem algum gabinete equivalente ao preço do Corsair 400c ou até o S340 elite que tenha acrílico lateral e suporte um controlador de fans.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Van Jacques disse:

Legal, sabe algum gabinete parecido com os que mencionei em cima com suporte para o controlador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suporte ao controle de fan quem faz eh o  controlador de fan, iguais aos que indiquei. o gabinete por sua vez de acordo com o modelo, permite que coloque fans em suas faces, melhorando a circulacao de ar no interior do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2018 às 14:51, Van Jacques disse:

suporte ao controle de fan quem faz eh o  controlador de fan, iguais aos que indiquei. o gabinete por sua vez de acordo com o modelo, permite que coloque fans em suas faces, melhorando a circulacao de ar no interior do gabinete.

Justamente, mas meu gabinete não tem baia para o controlador, isso que quiser dizer.. existe algum que seja só o conector para as fans que dê pra controlar a velocidade? Um que fique na área de Cable management ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Julião98

 

Mas você precisa mesmo de fan auxiliar ?

 

Os PCs em geral toleram bem certos níveis de temperaturas.

Precisar eu diria que não, porém eu queria controlador a velocidade dos Fans, nem que sejam apenas mínimo e máximo, pois se eu ligar direto na fonte eles ficarão a todo instante a 100%, certo? Caso eu ligue nas entradas auxiliares da Mobo os fans, o que ocorre? Ela controla a rotação conforme a temperatura? (Z370 MSI Pro Carbon). 

Eu de fato quero esta função para o pC não parecer um avião.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julião98 alguns gabinetes da Aerocool tem controlador. É um hub que fica dentro do gabinete e onde você pode colocar os fans. Acho que o controle é baixo, médio e alto. Corsair e Thermaltake acho que também tem.

 

Nos conectores da placa-mãe geralmente dá para colocar dois fans. 1A equivale a 12W se não me engano. Esses coolers todos costumam consumir de 3 a 5W.

 

Tem alguns controladores de mesa também. Igual HD externo. 

 

Qual é a sua configuração completa? 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Contiusa disse:

@Julião98 alguns gabinetes da Aerocool tem controlador. É um hub que fica dentro do gabinete e onde você pode colocar os fans. Acho que o controle é baixo, médio e alto. Corsair e Thermaltake acho que também tem.

 

Nos conectores da placa-mãe geralmente dá para colocar dois fans. 1A equivale a 12W se não me engano. Esses coolers todos costumam consumir de 3 a 5W.

 

Tem alguns controladores de mesa também. Igual HD externo. 

 

Qual é a sua configuração completa? 

Configuração : I7 8700K, MSI z370 Pro Carbon, WC H100i v2, Hyper X 3000mhz 2x8, Gtx 1080ti EVGA, EVGA 750W, o gabinete que me deixa na dúvida, sem esse "Hub" que você mencionou. Gosto da aparência do 400c, mas não sei se seria uma boa opção.

adicionado 2 minutos depois
10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Julião98

 

Eu duvido que vá ferver pode até aumentar a temperatura mas duvido que suba demais.

 

O cooler do teu processador é de 4 fios ?  Se for, ele já deve regular a rotação conforme a temperatura aumenta.

São 8 PIN 2x4. Ele regula a temperatura exclusivamente do processador, os demais fans que eu quero controlar, unicamente pelo ruído, ou vou ligar tudo na Mobo, já que a mesma suporta até 4 fans adicionais.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Julião98 disse:

Configuração : I7 8700K, MSI z370 Pro Carbon, WC H100i v2, Hyper X 3000mhz 2x8, Gtx 1080ti EVGA, EVGA 750W, o gabinete que me deixa na dúvida, sem esse "Hub" que você mencionou. Gosto da aparência do 400c, mas não sei se seria uma boa opção.

adicionado 2 minutos depois

São 8 PIN 2x4. Ele regula a temperatura exclusivamente do processador, os demais fans que eu quero controlar, unicamente pelo ruído, ou vou ligar tudo na Mobo, já que a mesma suporta até 4 fans adicionais.. 

 

Alguns gabinetes tem conectores que são controlados pelo gabinete (Aerocool DS200 por exemplo) ou um fan hub, que eu não estou me lembrando um gabinete que tenha. Mas você pode comprar um Commander Mini ou Pro, que é um hub que você coloca dentro do gabinete e controlar os fans pelo Corsair Link. Esse aí do link é o Mini.

 

Mas se você não for fazer um push pull com o water cooler, o 400C só vai dar opção para mais 4 fans (não sei se tem embaixo, eles não dizem). Os dois do H100i você controla pelo Corsair Link, o resto acho que dá para controlar pela placa-mãe se você comprar alguns splitters. Mas você tem que confirmar que a sua placa-mãe tem todos os conectores a 1A para colocar um splitter.

 

Ou você pode comprar um splitter Akasa Flexa FP5, plugar até 5 fans e controlar por um conector (os fans são alimentados pela fonte e controlados pelo conector).

 

No caso do 400C, é bom colocar pelo menos dois fans no teto e um atrás, pois essas laterais de acrílico limitam a ventilação e a GTX 1080 TI é forte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Contiusa disse:

 

Alguns gabinetes tem conectores que são controlados pelo gabinete (Aerocool DS200 por exemplo) ou um fan hub, que eu não estou me lembrando um gabinete que tenha. Mas você pode comprar um Commander Mini ou Pro, que é um hub que você coloca dentro do gabinete e controlar os fans pelo Corsair Link. Esse aí do link é o Mini.

 

Mas se você não for fazer um push pull com o water cooler, o 400C só vai dar opção para mais 4 fans (não sei se tem embaixo, eles não dizem). Os dois do H100i você controla pelo Corsair Link, o resto acho que dá para controlar pela placa-mãe se você comprar alguns splitters. Mas você tem que confirmar que a sua placa-mãe tem todos os conectores a 1A para colocar um splitter.

 

Ou você pode comprar um splitter Akasa Flexa FP5, plugar até 5 fans e controlar por um conector (os fans são alimentados pela fonte e controlados pelo conector).

 

No caso do 400C, é bom colocar pelo menos dois fans no teto e um atrás, pois essas laterais de acrílico limitam a ventilação e a GTX 1080 TI é forte.

Cara, resposta mais completa impossível! Você realmente entendeu o que eu queria dizer.... 

Porém, agora me surgiram novas dúvidas, rsrs

Gostei muito das suas soluções, mas como não quero abrir mão do 400c, o splitter parece ser a melhor opção para os fans.. 

Agora a dúvida:

Como vou efetuar a ligação dele? Sim, uma ponta ligo na fonte onde vai fazer a alimentação dos 5 fans, e a outra ponta conecto nos fans. Certo? E a ponta em que tenho que plugar na Mobo, ligo onde? No SYS_FAN? Não ? Pois o SYS é DC, onde entrega 100% de energia para o fan, o fazendo trabalhar no máximo constantemente. 

adicionado 24 minutos depois

@Contiusa Porém, lendo o manual da mobo tive essa interpretação: Que mesmo ligando os Fans no SUS, que é alimentado por DC, na BIOS eu consigo alterar seu modo de trabalho, ou seja, definindo sua velocidade, caso queira alterar, acredito que tenha que voltar até a BIOS, e fazer tudo manualmente, sem qualquer software.. 

Seria isso mesmo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo por aqui, encontrei um Fan Controller semelhante ao Corsair Commander, o  NZXT GRID +2, com valor bem menor. O que me deixou com pé atrás dessa vez foi pelo que percebi em reviews que ele ter que ser ligado em uma USB 2.0 e minha Mobo tem somente 2.. (painel frontal, h100i) controlador muito bom pelo que pude perceber... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julião98 esse GRID você pode plugar no USB interno da placa-mãe (acho que toda placa-mãe tem pelo menos dois USBs 2.0 internos). Só teria que arrumar um adaptador (se o GRID já não for com o conector da placa-mãe). É como esse aí de baixo, só que esse é 3.0 e a pinagem é diferente. Tem que achar um 2.0.

 

ePJCWFeMIF_Cabo%20usb%203.0%20para%202x%

 

 

 

Sobre o splitter, vide a foto abaixo:

 

adaptador-multi-5-fan-cooler-4-vias-pwm-

 

 

O conector superior esquerdo vai no conector 4 pinos da placa-mãe. Pode ser qualquer um, desde que tenha controle PWM. Ele não vai puxar nenhuma força, só o controle PWM para controlar os fans.

 

O conector superior direito (molex) vai na fonte, e ele vai alimentar todos os fans independentemente da placa-mãe.

 

O conector inferior esquerdo é o fan "madrinha". Ele é que vai dar os dados de rpm para o PWM da placa-mãe. Os outros vão na onda do madrinha. Por exemplo, se você tivesse um Hyper 212X da Cooler Master, você plugava o fan do 212X como madrinha. O resto do gabinete ia na onda dele.

 

Os outros 4 conectores inferiores esquerdos são os fans que vão na onda do madrinha. Pode até colocar fan de 3 pinos, mas eles vão rodar a 100% por não terem PWM.

 

O splitter da Akasa é uma solução bem mais barata, mas se esse GRID tiver controle independente para cada fan e o app for legal, você tem mais controle. O detalhe é que os fans RGB parece que precisa de um controlador especial, porque o sinal do RGB é diferente. Mas esses fans RGB são caríssimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julião98 o water cooler não precisa. Os fans são ligados no bloco, correto? Que por sua vez é controlado pelo Corsair Link? Você pode colocar o conector de 3 pinos do H100i no SYS_FAN, setar esse SYS-FAN para 12V (tem que ir no BIOS e colocar em disable), porque o bloco precisa ser alimentado por 12V constantes. Quem controla depois a bomba e os fans é o Corsair Link.

 

E esse splitter você coloca no PWM para ser controlado de acordo com a temperatura da CPU.

 

O único porém nesse caso é que o que esquenta o gabinete e vai precisar controlar os fans é a placa de vídeo. Ou seja, pode não dar muito certo. Nesse caso o hub ou um gabinete com controle seria melhor, pois se você estiver jogando, dá para setar os fans para 100%. Com o splitter da Akasa eles vão rodar bem abaixo se a sua CPU não estiver quente. Como o H100i nunca vai deixar a CPU esquentar muito (se você fez tudo direito), os fans nunca vão rodar a 100%. Talvez fique ali nos 60%.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

@Julião98 o water cooler não precisa. Os fans são ligados no bloco, correto? Que por sua vez é controlado pelo Corsair Link? Você pode colocar o conector de 3 pinos do H100i no SYS_FAN, setar esse SYS-FAN para 12V (tem que ir no BIOS e colocar em disable), porque o bloco precisa ser alimentado por 12V constantes. Quem controla depois a bomba e os fans é o Corsair Link.

 

E esse splitter você coloca no PWM para ser controlado de acordo com a temperatura da CPU.

 

O único porém nesse caso é que o que esquenta o gabinete e vai precisar controlar os fans é a placa de vídeo. Ou seja, pode não dar muito certo. Nesse caso o hub ou um gabinete com controle seria melhor, pois se você estiver jogando, dá para setar os fans para 100%. Com o splitter da Akasa eles vão rodar bem abaixo se a sua CPU não estiver quente. Como o H100i nunca vai deixar a CPU esquentar muito (se você fez tudo direito), os fans nunca vão rodar a 100%. Talvez fique ali nos 60%.

Entendi.... Muito obrigado pelas dicas... Desculpe a ignorância, é que nunca montei uma máquina em minha vida, essa é a primeira.. 

Mais uma vez obrigado! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...