Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controladora de carga não carrega a bateria


PPBRVIDA

Posts recomendados

Olá a todos!  Mais uma vez, venho até a vós para pedir ajuda!

 

Montei o meu sistema solar, e recentemente comprei uma controladora (Controlador de Carga 45A 12V/24V PWM EP Solar - VS4524AU),  percebi que ela é bem problemática, as vezes dá falha para jogar energia no inversor. Bem vou falar sobre os equipamentos que tenho: Duas placas solares Canadian de 325w cada, as mesmas estão ligadas em série, para tensão 24 volt.  Controlador 45a PWM (antes era uma MTTP 40a, porém, a entrada de bateria queimou, pois coloram os cabos da placas nesta entrada, saiu um pouco de fumaça e não funciona mais, não encontro uma assistência para consertar). Tenho duas baterias de 80a cada ligadas em série  e por fim, um inversor de 1000w modelo: Um Mais com entrada de 24v e saída de 127v onda pura.  Vamos ao problema: O controlador é novo, tenho hoje é o segundo dia de uso, no primeiro dia o tempo estava nublado e no painel mostrava que a placa estava mandando energia para a bateria. Hoje fez um sol, porém, a placa não carregava a bateria, no painel só mostras o ícone do sol e da placa, mas não mostra a energia fluindo, mostra no rodapé  que está 76 volt, mas a bateria não carrega. deu uma carga através do gerador de energia (gasolina), e deu carga, a controladora está configurada para o parâmetro 117 (modo manual). Enfim, o painel mostra tudo, menos os simbolo  de que está carregando. Quando era a antiga controladora MTTP 40a, era perfeito! Alguém já usou essa controladora e saiba identificar qual é o erro da mesma? Desde Já, Agradeço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me...

 

23 minutos atrás, PPBRVIDA disse:

estão ligadas em série, para tensão 24 volt.

 

24 minutos atrás, PPBRVIDA disse:

mostra no rodapé  que está 76 volt

Eis teu norte. Talvez sobretensão desarme o sistema.

 

26 minutos atrás, PPBRVIDA disse:

parâmetro 117 (modo manual).

Veja no manual se tem algum modo automático ou que modos + tem e qual usar com a configuração que tens.

 

Verifique maus contatos, faça reapertos, faça medições

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2018 às 19:15, Sérgio Lembo disse:

Disser ter colocado no modo Manual:

Timer1= 117

Nessa condição, setar o Timer2 = 2n

NOTE: Please set Light ON/OFF, Test mode and Manual mode via Timer1.

Timer2 will be disabled and display "2n".

Sim, está na posição 2n

 

 

Aparece o ícone da placa solar não envia energia para a bateria

Creio que o dispositivo esteja com problema (controladora).

 

 

Boa noite a todos! Descobri o problema. Na verdade não há problema é sim limitação. Pois o device só suporta 50v. E as placas emitem 72 volt. Hoje ao cair da tarde, observei que a bateria começou a ser carregada depois que a tensão ficou abaixo dos 50 volt. Resolvido. Terei que trocar a controladora. Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, PPBRVIDA disse:

Descobri o problema. Na verdade não há problema é sim limitação. Pois o device só suporta 50v

:mellow:Que bom que descobriu... sozinho

Em 24/03/2018 às 18:13, Isadora Ferraz disse:

Talvez sobretensão desarme o sistema.

:huh:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2018 às 17:42, PPBRVIDA disse:

Duas placas solares Canadian de 325w cada, as mesmas estão ligadas em série, para tensão 24 volt. 

 

1 hora atrás, PPBRVIDA disse:

Boa noite a todos! Descobri o problema. Na verdade não há problema é sim limitação. Pois o device só suporta 50v. E as placas emitem 72 volt.

Então ,porque não liga as placas em paralelo?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
42 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Então ,porque não liga as placas em paralelo?

Serjão pelo teor das descrições ,o amigo aparenta ter alguma limitação adicional. Pra nós isso é muito fácil mas como ele definiu que tem que trocar o controlador, talvez seja-lhe mais seguro...

Tu te lembra disso?

Em 24/03/2018 às 17:42, PPBRVIDA disse:

saiu um pouco de fumaça e não funciona mais

:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

:mellow:Que bom que descobriu... sozinho

:huh:

Exatamente, como tu disseste! Coloquei as minhas placas em paralelo. E o meu sistema continua em 24 volt. Ficou show! A minha placa está gerando 16a, e 37 volt. Obrigado a todos.

adicionado 0 minutos depois
23 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

 

Então ,porque não liga as placas em paralelo?

Foi exatamente que fiz.

adicionado 9 minutos depois
22 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Serjão pelo teor das descrições ,o amigo aparenta ter alguma limitação adicional. Pra nós isso é muito fácil mas como ele definiu que tem que trocar o controlador, talvez seja-lhe mais seguro...

Tu te lembra disso?

:huh:

Essa controladora foi danificada, alguém sabe onde coloco para consertar? Sou Do RJ. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...